O objetivo deste relatório é apresentar uma técnica para identificação da tendência dos parlamentares da Câmara dos Deputados do Brasil. A ideia é utilizar a técnica de Ideal points para estimar a posição de cada legislador na dimensão de esquerda e direita usando os votos destes legisladores em votações. Mais informações aqui, aqui e aqui.

Como entrada para o modelo são fornecidos dois exemplos distintos. Um de candidato com tendência de esquerda e outro com tendência de direita. Para este relatório, inicialmente, foram considerados como exemplos Luiza Erundina - PSOL e Eduardo Bolsonaro - PSL.

Distribuição dos partidos no eixo esquerda-direita

Na visualização a seguir é possível perceber os Ideal points dos deputados ao longo de uma escala que considera o 0 como ponto de neutralidade política e conforme mais extremo o deputado se encontra mais “extremo” o mesmo é nos seus ideais políticos. Quando mais a esquerda do 0 mais próximo é o alinhamento do deputado aos deputados considerados de esquerda. De forma análoga quanto mais a direita do 0, mais próximo dos deputados de direita está o deputado.

Agora com uma visão interativa

É possível perceber que os partidos notoriamente de esquerda, como o PSOL e PC do B, têm seus deputados na extrema esquerda da escala. Enquanto partidos como PSDB estão distribuídos pelo centro e pela direita da escala.

Posição dos deputados da legislatura passada no eixo esquerda-direita

A visualização a seguir permite a interação e a identificação dos deputados federais e seu alinhamento considerando suas votações passadas.

Posição dos deputados atuais no eixo esquerda-direita com base nas votações passadas

Agora estão apresentados apenas os deputados eleitos para a legislatura 2019-2022.