Tutorial 1 - Cloud Computing

O objetivo deste tutorial é apresentar uma introdução rápida ao serviço RDS (Relational Database Service) do Amazon Web Services. Construiremos uma conexão de banco de dados MySQL e, então, acessaremos testaremos esta conexão através do MySQL Workbench.

Login e acesso ao RDS

Efetue o login em ()[https://aws.amazon.com/pt/] e acesse o AWS Management Console. Possivelmente, você encontrará o console no menu lateral mostrado abaixo.

Na homepage , localize a seção Database e clique na opção RDS, como na imagem abaixo:

Criação da Conexão

Verifique se a opção South America (São Paulo) está selecionada no menu indicado pela seta vermelha na figura abaixo. Essa opção é mais desejável que as demais, uma vez que define onde estará localizada a máquina virtual que hospedará o banco de dados. Quanto mais próxima a máquina, menor a latência e mais rápido as informações chegarão ao seu terminal local.

Em seguida clique em Create database.

Na próxima tela, selecione o box Only enable options eligible for RDS Free Usage Tier, de forma a assegurar que apenas as opções gratuitas aparecerão nas configurações do seu banco. Então, selecione a aba MySQL e clique no botão Next.

Preencha o campo DB Instance Identifier com o nome que desejar. Este será o nome da instância do seu serviço (i.e., sua conexão), que poderá conter qualquer número de bancos de dados, contanto que a soma de seus tamanhos não ultrapasse o limite definido no campo Allocated Storage (logo acima de DB Instance Identifier). As opções Master Username e Master Password devem ser preenchidas com cuidado, pois definem o usuário e a senha de

Não se esqueça de marcar a opção que permite acesso público ao banco de dados e em seguida clique em Create database. Se todos os passos até aqui, foram efetuados como descrito, será exibido a seguinde tela:

Em View DB instance details é possível verificar um série de informações sobre a saúde da instancia RDS que acabou de ser criada.

Configuração da Conexão

O status de sua conexão (i.e., instância) passará de creating para backing-up em alguns minutos. Quando o status atingir available, você poderá configurar sua conexão. O status pode ser verificado na coluna Status, como indica a retângulo verde na figura a seguir.

Logo abaixo, em Connect, podemos iniciar a configuração das regras de segurança de sua conexão. Clique em um dos links indicados na figura abaixo:

Isso abrirá uma outra aba (ou janela) no navegador, onde definiremos que qualquer IP externo poderá acessar a conexão de banco de dados, contanto que forneça as credenciais (usuário e senha) corretas. Na aba (ou janela) recém aberta, role a barra lateral até encontrar as opções Description, Inbound, Outbound e Tags. Clique em Inbound e, depois, em Edit.

Um pop-up abrirá. Localize o campo Source da tabela de regras (Inbound Rules) e selecione Anywhere. Observe que o IP permitido mudará para 0.0.0.0, o que indica que qualquer IP poderá utilizar a conexão. Clique em Save.

Feche a aba de configuração da regra de segurança e retorne para a aba original, com o painel de controle das instâncias. Copie o endereço do Endpoint (i.e., hostname da conexão), como indicado pela figura seguir. Note que o endereço termina antes dos dois pontos (caracter “:”)! O número 3306 é a porta da conexão (default para SGBDs) e não precisa ser copiado.

Testas Conexão com o MySQL Workbench

Agora, sua conexão está pronta para ser testada. Abra o MySQL Workbench e clique no ícone “+” para abrir uma nova conexão, como mostrado pela figura a seguir.

Uma janela entitulada Setup New Connection abrirá. Dê um nome qualquer para sua conexão no campo Connection Name (não é necessário que seja o mesmo nome dado no AWS). Na aba Parameters (a única que você precisará configurar), forneça o hostname (o endpoint que copiamos anteriormente) e o usuário (Username) de sua conexão. A senha (Password) deverá ser preenchida no campo que é aberto ao clicar no botão Store In Vault. Estas duas últimas informações (usuário e senha) foram registradas por você no momento da criação da conexão no AWS!

Os campos mencionados estão ilutrados na figura abaixo. Nenhum outro campo do formulário é exigida. Clique em OK.

Para abrir a conexão, clique no retângulo correspondente na tela principal do MySQL Workbench, tal como marcado na figura a seguir.

Agora, você pode utilizar esta conexão como se estivesse em seu servidor MySQL local! Experimente criar um banco (com algumas tabelas) e depois acesse esta conexão de algum outro computador.

Deletar Conexão

Caso deseje deleter sua conexão (instância), acesse o painel de controle de instâncias do AWS, selecione a instância desejada e clique no botão Delete, no menu superior direito, ao lado do nome da instância.

Jonatha Azevedo

November 2018