Termos semelhantes são elementos de uma expressão que se relacionam de alguma forma com a mesma variável. Por exemplo, considere a seguinte equação:
\[\begin{equation}\textbf{5x} + 1 \textbf{- 2x} = 22 \end{equation}\]Nesta equação, o lado esquerdo inclui os termos 5x e - 2x, sendo que ambos tem a variável x multiplicada por um coeficiente. No caso o x é o termo semelhante.
Podemos reescrever a equação combinando esses termos semelhantes:
\[\begin{equation}\textbf{5x - 2x} + 1 = 22 \end{equation}\]Podemos então simplesmente executar as operações necessárias nos termos semelhantes e deixá-la em um único termo:
\[\begin{equation}\textbf{3x} + 1 = 22 \end{equation}\]Agora, podemos resolver como qualquer outra equação de duas etapas. Primeiro vamos remover as constantes do lado esquerdo - neste caso, há uma expressão constante que adiciona 1, então vamos usar a operação oposta para removê-lo e fazer o mesmo do outro lado:
\[\begin{equation}3x + 1 - 1 = 22 - 1 \end{equation}\]Logo teremos:
\[\begin{equation}3x = 21 \end{equation}\]Então, vamos lidar com os coeficientes - nesse caso, x é multiplicado por 3, então vamos dividir por 3 nos dois lados para remover isso:
\[\begin{equation}\frac{3x}{3} = \frac{21}{3} \end{equation}\]Isso nos dá:
\[\begin{equation}x = 7 \end{equation}\]Até o próximo!
Keep calm and analysing data!