Tutorial 2 - Data Management
Criação de Tabelas, Importação e Exportação de dados com o MySQL Workbench
Criação e Iportação
Há três maneiras de importar dados no MySQL Workbench. A primeira, mais segura, já vimos em aula. A segunda é o preenchimento de uma tabela vazia através de um wizard de importação, a partir de um arquivo de dados externo. A terceira, a criação e o preenchimento simultâneo de uma nova tabela, utilizando o mesmo wizard. O primeiro passo, naturalmente, é criar um banco e configurá-lo como default. Neste exemplo, os bancos têm os nomes de data_mining e data_mining_2. Como foi dito, a tabela pode ser criada no momento do preenchimento. Por enquanto, vamos supor que isso não será feito. Você pode, então, criar a tabela da maneira que fizemos em aula ou usar um utilitário do Workbench.
Para usar este utilitário, no canto superior esquerdo, abaixo do menu principal, clique no botão marcado em vermelho na figura abaixo:
Anteção: Observação: Para configurar um banco como default, você pode usar o comando USE nome_da_tabela em um script.
Será aberta uma aba com todas as opções para criar uma tabela, com o nome do banco default indicado em negrito. Clique nos campos Column Name para criar as colunas e Datatype para escrever os tipos de cada coluna. Não esqueça de dar um nome para a sua tabela. Então, clique em Apply. A figura a seguir ilustra estes passos:
Anteção: Atenção: Caso esteja criando a sua tabela a partir do diagrama ER da lista de exercícios, substitua os tipos INT() por integer e VARCHAR(4000) ou VARCHAR(5000) por text.
Com a tabela criada, vá ao painel Navigator e clique com o botão direito sobre ela. Selecione Table Data Import Wizard e clique no botão “…” na aba de importação que será aberta, como ilustrado abaixo:
Na janela de importação, selecione o arquivo de dados desejado e clique em Next. Será dada, então, a opção de preencher uma tabela já existente ou criar uma nova, como mostrado a seguir.
Selecione sua preferência e clique em Next. Caso tenha solicitado para preencher uma tabela já existente, você poderá conferir se as colunas estão na ordem correta. O painel que aparece é ilustrado abaixo. Caso tenha escolhido criar uma nova tabela, será dada a chance de trocar os tipos das colunas identificadas automaticamente.
Clique em Next até que o botão Finish apareça, indicado o fim do procedimento de importação.
Para preencher uma tabela que ainda não existe, você também pode clicar com o botão direito sobre o ramo Tables da base desejada no Navigator e selecionar a opção Table Data Import Wizard, como pode ser visto na figura a seguir.
Exportação
Você foi encorajado a escrever scripts de criação para agilizar o processo, ter mais controle sobre ele e poder reproduzi-lo. Se, por acaso, estes scripts se perderem ou a criação se der por algum dos métodos explicados na seção anterior, é possível gerar um script com todos os comandos de criação e preenchimento, a partir de uma base já existente. Assim, você poderá exportar a base para outros bancos apenas rodando este script.
Para isso, clique em Data Export na aba Management do Navigator. Em seguida, na aba que será aberta, selecione a base que deseja exportar. Clique em “…” se quiser mudar o destino do script .sql que será gerado. Você pode digitar o nome de um arquivo que ainda não existe e ele será criado. Então, clique em Start Export. Você será notificado ao fim do procedimento de exportação.
Todo o processo está ilustrado nas duas figuras a seguir.