Olá, esse artigo é continuação do anterior. O objetivo é chegar ao conhecimento necessário para entender os algoritmos do machine learning. No artigo anterior, resolvemos um exemplo de equação do tipo mais simples. Na ocasião esse exemplo foi chamado de equação de um passo. Agora vamos continuar com equações. Sou o Prof. Davi Rocha. Vamos ao que interessa.

Equações de dois passos

O exemplo anterior era bastante simples - ele poderia ser resolvido até de cabeça. Então, que tal algo um pouco mais complexo?

\[\begin{equation}3x - 2 = 13 \end{equation}\]

Como feito anteriormente, é preciso isolar a variável x , mas desta vez faremos isso em duas etapas. A primeira coisa a fazer é cancelar as constantes. Uma constante é qualquer número que se destaca, portanto, neste caso, o 2 que estamos subtraindo no lado esquerdo são constantes. Usaremos uma operação oposta para cancelá-la no lado esquerdo, então, como a operação atual é subtrair 2, adicionaremos 2; e, claro, o que quer que façamos do lado esquerdo, também precisamos fazer do lado direito, então, após o primeiro passo, nossa equação se parece com isso:

\[\begin{equation}3x - 2 + 2 = 13 + 2 \end{equation}\]

Observe que -2 e +2 à esquerda se anulam e, do lado direito, 13 + 2 é 15; então a equação é fica:

\[\begin{equation}3x = 15 \end{equation}\]

Para resolver o passo dois - precisamos lidar com os coeficientes - um coeficiente é um número aplicado a uma variável. Nesse caso, nossa expressão à esquerda é 3x, o que significa x multiplicado por 3; então podemos aplicar a operação oposta para cancelá-la, desde que isso seja feito o mesmo com o outro lado, assim:

\[\begin{equation}\frac{3x}{3} = \frac{15}{3} \end{equation}\]

3x ÷ 3 é x, logo isolamos a variável

\[\begin{equation}x = \frac{15}{3} \end{equation}\]

E podemos calcular o resultado como 15/3 que é 5:

\[\begin{equation}x = 5 \end{equation}\]

Era isso que queria mostrar.Continua no próximo artigo.

** Keep calm and analysing data! **