Tutorial 1 - Data Management

Possuindo ou não o MySQL Server instalado em seu computador, baixe o instalador do MySQL Community (que vem com todos os serviços, inclusive o MySQL Workbench), na página:

Recomendamos que você baixe o instalador web, o de menor tamanho entre as duas opções disponiveis, para que depois não tenha nenhum problema com DLLs bloqueadas.

Após abrir o instalador, você verá a seguinte tela:

Aceite os termos e clique em Next.

Então, na seção Choosing a Setup type, selecione a opção Developer Default e clique em Next

Na seção é aberta, Path Conflicts, escolha um Data Directory onde você gostaria de colocar os arquivos de dados que vai importar para os bancos. Não se incomode com o warning “The selected path already exists” e não esqueça de conferir se a arquitetura do MySQL Server está correta. Esta situação está ilustrada na figura a seguir.

Após clicar em Next, você pode ver a tela abaixo:

Confirme e siga em frente.

Na seção Check Requiments, confira se o Workbench não está na lista de produtos cujos requisitos não são atendidos pelo seu ambiente. Caso esteja, não se preocupe. Vá à página https://dev.mysql.com/downloads/workbench/ e baixe os instaladores indicados na seção MySQL Workbench Windows Prerequisites. Depois de executá-los, reinicie o instalador do MySQL. É possível que, antes disso, você precise reiniciar sua máquina. O sistema se encarregará de avisar.

A seção seguinte é a de instalação, clique em Execute e, depois da instalação, em Next. Na seção Windows Service recomendamos que você desmarque a opção “Start the MySQL Server at System Startup”. Isso significa que você deverá inciar o MySQL Server manualmente quando quiser usar.

Continue clicando em Next ou Execute até que o botão Finish apareça. Clique, então, neste botão, para que a instalação e configuração seja concluída.

Finalmente, com o MySQL Server, o Workbench e os demais serviços já instalados, abra o Workbench.

No painel acima do script SQL em branco, selecione a opção Don’t Limit para poder importar arquivos com mais de 50000 linhas, como mostramos a seguir:

Neste mesmo painel, clique no botão para suprirmir warnings. Na figura abaixo, em que aparece em detalhe, ele já foi pressionado.

Jonatha Azevedo

outubro 2018