Importe a base de dados “Modulo4_DataBase_crohn_dataD.txt” contida na pasta do módulo 4 de nosso curso e insira o conteúdo da mesma em uma Data frame chamada crohn_data. Em seguida, apresente o número de observações dentro de cada grupo contido na coluna “treat”.
À partir da coluna “nrAdvE” contida na Data frame crohn_data, apresente os valores mínimo e máximo presente nessa coluna. Em seguida, apresente o número de valores iguais ao mínimo e ao máximo identificado anteriormente.
Utilizando a Data frame crohn_data calcule a média, a mediane e o desvio-padrão da idade dos pacientes contidos na tabela.
Apresente o primeiro e o terceito quartil para os valores de idade contidos na Data frame crohn_data.
Calcule o z-score para o número de reações adversas de cada paciente em função do país de cada paciente. Insira essas valores em uma coluna chamada “z_nrAdvE_country”. Apresente os valores gerados por esse comando.
Realize o teste de qui-quadrado para o número de observações entre os sexos masculino e feminino contidos na Data frame crohn_data em função do tratamento. Simule a distribuição dos valores de P utilizando 1000 replicatas.
Calcule os valores de z-score para o número de reações adversas em cada paciente em função do tratamento e insira esse valor em uma nova coluna chamada “z_nrAdvE_treat”. Apresente os valores de media, mediana, máximo, mínimo, primeiro quartil e terceiro quartil dessa nova coluna.
Avalie se a variância para os valores contidos em “z_nrAdvE_treat” é igual entre os grupos contidos na coluna “treat”.
Levando em consideração o resultado obtido no exercício anterior, realize o teste-t para comparar a média dos valores contidos em “z_nrAdvE_treat”.
DICA: Utilize o argumento “var.equal=”.
Importe a base de dados Modulo4_DataBase_CrohnD.txt para o ambiente. Em seguida, crie um gráfico de pontos onde o número de reações adversas (nrAdvE) estará representado no eixo-y e o índice de massa corporal (BMI) esteja no eix-x. No mesmo gráfico, altere o nome dos eixos e selecione um caracter alternativo para o plot.
À partir do gráfico criado anteriormente, altere a cor dos caracteres plotados em função dos grupos de tratamento. São 3 grupos, selecione três cores à sua escolha.
Crie um gráfico de barras contendo a média do número de reações adversas por cada grupo de tratamento. Contudo, o mesmo gráfico deve comparar a média entre o sexo masculino e feminino.
Insira uma legenda no plot criado no exercício anterior. Cuide para que a legenda não atrapalhe nenhum dos elementos no plot.
Crie um gráfico de pizza contendo as proporções de indivíduos presentes em cada grupo de tratamento.
Partindo do gráfico criado no exemplo anterior, adicione nomes para cada fatia do gráfico de pizza e altere as cores das fatias.
Crie um histograma contendo os valores presentes na coluna com as medidas de altura de cada indivíduo na base de dados (coluna height).
Partindo do gráfico criado no exercício 2, altere o eixo-y para que o mesmo seja incrementado de 1 em 1 unidade.
Crie um box-plot para a altura dos indivíduos presentes na base de dados em função do sexo.
À partir do box-plot anterior, colora o box-plot criado para as mulheres de vermelho e o box-plot criado para os homens de azul.