O Indicador da Incerteza da Economia Brasil, cai, em junho de 2016, após atingir seu segundo maior valor em maio do mesmo ano . A possível causa para os altos valores do indicador no primeiro semestre de 2016 é a instabilidade política em que o país está submerso.


Os indicadores que Influenciaram na queda do indicador em junho de 2016 foi o IIE-Br mercado e IIE-Br Expectativa. O IIE-Br Mídia porém, em junho foi o único indicador que cresceu em relação ao mês anterior, uma possível para a causa deste movimento, foi o Brexit, ou seja a saída do Reino Unido da União Européia, que motivou o aumento de notícias que remetem ao assunto de incerteza econômica.


Como abordado, o IIE-Br é um indicador gerado pela média ponderada entre o IIE-Br-Mídia com peso 0.4, o IIE-Br-Mercado com peso 0.2 e o IIE-Br-Expectativa 0.4.Ao analisar o histórico do grau de participação de cada uma das proxyes, foi percebido que cada uma das medidas influenciaram em torno de seu peso, mas essa participação não foi constante. Em dezembro de 2002 a medida que mais afetou o IIE-Br foi a, expectativa, o que era esperado pois nesse mesmo período os valores das expectativas do IPCA e Câmbio, atingiram seus maiores valores. Entre o período de dezembro de 2006 e abril de 2015 houve uma maior influência do IIE-Br-Mercado, em especial em novembro de 2008, momento em que participação do indicador alcançou seu maior valor.