library(tidyr)
library(dplyr)
##
## Attaching package: 'dplyr'
## The following objects are masked from 'package:stats':
##
## filter, lag
## The following objects are masked from 'package:base':
##
## intersect, setdiff, setequal, union
library(networkD3)
As linhas que ligam os partidos aos temas representam a quantidade de deputados que votaram em cada tema, considerando apenas quando a votacao do partido foi superior a 50%
Abaixo temos um gráfico que mostra de forma precisa a relação entre os partidos, temas propostos e votação do Impeachment. O gráfico é compostos por blocos e linhas que ligam estes blocos. Cada bloco representa partido, tema e votação do Impeachment na primeira, segunda e terceira linha respectivamente. Para evitar poluição visual, vários partidos pequenos, com até 10 deputados, foram agrupados em um mesmo bloco chamado pequenos que includem os partidos PSL,PRTB,PTDOB,PTC,PSDC,PEN,PRP,PMN,PTN,REDE,PSOL,PHS e PV
O tamanho dos blocos representam a quantidade de items pertencentes àquele bloco. Por exemplo, o bloco PMDB é muito maior que o bloco PSDB isso significa que há mais deputados do PMDB que votaram sim nos respectivos temas do que deputados do PSDB. As ligações entre os partidos e temas existem apenas quando mais de 50% de seus deputados votaram SIM no respectivo tema. Isso explica porque o PT apesar de ter a segunda maior bancada do congresso, não está entre os 5 mais represandos e têm apenas 4 ligações.Essa medida foi utilizada para evitar poluição visual.
deputados <- jsonlite::fromJSON('deputados2.json')
sankeyNetwork(Links = deputados$links, Nodes = deputados$nodes, Source = "source",
Target = "target", Value = "value", NodeID = "name",
units = "TWh", fontSize = 14, nodeWidth = 30,height=600,width = 1000)
Podemos perceber que a largura das linhas que saem do mesmo partido são visualmente proporcionalmente iguais. Isso mostra que os deputados votam em harmonia dentro do partido para os mesmos temas. No caso do PSDB, a ligação com o tema Tempo de Mandato é mais fraca em relação aos outros temas.
Podemos observar que há uma forte ligação entre a votação em determinado tema de projeto com a votação do Impeachment. Os destaques são para Voto Facultativo, Maioridade 1 e Maioridade 2 onde a maioria esmagadora dos deputados que votaram sim nestes temas votaram também sim no Impeachment. Já no caso do voto NÃO a maior representatividade está nos temas Fim de Reeleição,Voto Impresso,Tempo de Mandato e Seguro Desemprego que são exatamente os únicos temas em que mais de 50% dos deputados do PT votaram SIM.
Uma informação a ser levada em consideração é que apenas dois partidos DEM, PPS mais de 50% dos seus deputados votaram SIM no projeto de voto facultativo. E os temas Fim da Reeleição e Voto Impresso tem representatividade de todos os partidos.