title: “Trabalho EST150” subtitle: “Análise Estatística de uma Notícia” author: “João Vitor B. M. Santos” date: “Maio de 2026” output: pdf_document: toc: false fontsize: 12pt geometry: margin=2.5cm lang: pt-BR ———–

Título

“Desmatamento na Amazônia cai 17% no 1º trimestre, mas volta a subir em março”

Afirmação Principal

Afirmação Principal: O desmatamento na Amazônia diminuiu no primeiro trimestre do ano.

Estatísticas Utilizadas

Gráfico apresentado na notícia

Gráfico apresentado na notícia

Fonte: https://g1.globo.com/tudo-sobre/inpe/

Aplicando as perguntas de Huff

1. Quem está dizendo?

G1: o principal portal de notícias do Grupo Globo.

2. Como ele sabe?

Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do instituto, que diferem da metodologia do Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A notícia afirma que:

  • Em 2025 houve 419 km² desmatados;
  • Em 2026 houve 348 km²;
  • Isso representa uma queda de 17%.

Ou seja, a porcentagem foi calculada comparando os dois períodos.

3. O que está falando?

A manchete enfatiza a queda de 17%, mas não destaca imediatamente que:

  • Março teve aumento isolado de 17%;
  • Ainda existem centenas de km² desmatados;
  • Alguns estados continuam com crescimento do desmatamento, como Roraima.

Além disso, a notícia fala mais da variação percentual do que do problema absoluto. Mesmo com redução, 348 km² ainda representam uma área muito grande de floresta destruída.

4. Alguém mudou de assunto?

Não explicitamente.

A manchete pode induzir uma interpretação otimista demais. A notícia enfatiza a queda, mas não enfatiza de fato o real problema: o desmatamento continua acontecendo.

5. A conclusão apresentada é totalmente precisa?

Não completamente. A redução apresentada não significa necessariamente que o problema do desmatamento foi resolvido.

Conclusão mais honesta

Os dados apresentados indicam uma redução do desmatamento em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, a forma como os números são apresentados pode levar a interpretações simplificadas. Uma análise mais cuidadosa mostra que ainda houve crescimento do desmatamento em determinados períodos, indicando que o problema continua relevante.

Referência

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2026/04/11/desmatamento-na-amazonia-cai-17percent-no-1o-trimestre-mas-volta-a-subir-em-marco.ghtml