São elementos cruciais na representação da rede, mantendo a condição de unicidade de atividades entre eventos consecutivos. São representadas por setas tracejadas e não consomem tempo e nem recursos.
Note que A e B iniciam no evento 1 e finalizam no evento 3, entre os eventos 2 e 3 há uma atividade fantasma, que na prática não existe mas garante a unicidade dos eventos para as atividades paralelas.
Não envolvem trabalho real, mas são inseridas na rede para representar dependências lógicas entre atividades.
Exemplo prático
Considere um projeto com 4 atividades, A e B iniciam juntas. C é precedida por A e B e D é precedida por C.
6- Falhar ao NÃO demonstrar relação de interdependência entre atividades. Exemplo: A e B iniciam juntas, C é precedida por A, D é precedida por B e E é precedida por A e B.
7- Inclusão desnecessária de atividades fictícias. Exemplo: C é precedida por A, no entanto há uma atividade fantasma desnecessária forçando uma precedência de B inexistente.
Todo projeto deve ter um único evento de início e de fim!
Atividades Fantasmas
Atividades fantasmas ou fictícias são artifícios utilizados para facilitar a representação gráfica do projeto mantendo a condição de unicidade de atividades entre eventos consecutivos.
Podem ser de 4 tipos:
De interdependência;
De codificação;
De Comunicação;
De integração
Atividade Fantasma de Interdependência
Este tipo de atividade fantasma surge da necessidade de representar, graficamente, uma interdependência que altera a lógica do projeto. Neste caso, uma atividade é dependente de duas ou mais atividades que lhes são predecessoras.
Exemplo: Considere 4 atividades em que A e B iniciam no evento 1, C é precedida por A e D é precedida por A e B (interdependência).
A atividade fantasma de codificação serve para garantir a unicidade de atividades paralelas ou seja, atividades com parte ou o total do seu tempo de execução realizado simultaneamente com outra atividade e, cujos eventos de início e de fim sejam os mesmos.
Exemplo: Considere A e B atividades com mesmo evento de início e de fim.
A atividade fantasma de comunicação não expressa relação de interdependência entre atividades. Ela é utilizada com objetivo eminentemente gerencial e visa facilitar o processo de comunicação e garantir que duas ou mais atividades estejam concluídas em um mesmo evento predeterminado. Servem, pois, para apurar o processo de controle, correlacionando datas desejadas.
Ex: Considere dois blocos de atividades A1,A2 e A3 sendo atividades do bloco 1 e B1, B2 atividades do bloco 2. Suponha que o gerente do projeto deseje garantir/verificar que as atividades A2 e B1 estejam finalizadas para dar prosseguimento a B2, sem que haja uma dependência direta de B2 com A2.
A atividade fantasma de integração tem por objetivo correlacionar redes elaboradas independentemente em uma rede única fazendo com que a rede unificada disponha de mesmos eventos de inicio e fim.
Objetiva principalmente a construção de um cronograma que apresente as datas de início e término de cada atividade.
Deve destacar as atividades críticas (do ponto de vista do tempo de execução), as quais requerem atenção especial para que o projeto não atrase.
Deve mostrar a folga disponível para as atividades não-críticas do projeto, pois elas podem ter sua execução retardada ou adiantada, variando de acordo com as disponibilidades de recursos.
Cedo e Tarde de cada evento
flowchart LR
A(("i
(Ci,Ti)"))-->|"(Atividade, duração)"| B(("j
(Cj,Tj)"))
\(C_i\): é o cedo do evento i. Corresponde à data mais cedo, contada a partir do início do projeto, para dar início à execução das atividades que emanam deste evento considerando-se que todas as atividades que nele chegam não sofram atrasos na execução.
\(T_i\): é o tarde do evento i. Corresponde à data mais tarde possível para atingir o evento sem que o projeto sofra atrasos.
\(d_{ij}\)é a duração da atividade (ij)
\(td_{ij}\): é o tempo disponível da atividade (ij). \(td_{ij}=T_j-C_i\)
Algoritmo para obter \(Ci\) e \(Ti\)
Inicialize \(C_1=0\)
Para \(i=2,...,n\) e observando os eventos predecessores ao evento \(i\) faça
Duração do projeto: 44 semanas (soma da duração das atividades do caminho crítico)
Discussões
Compartilhe suas dúvidas ou insights.
Prepare-se para a próxima aula: Revisar o conteúdo das aulas anteriores e realizar os exercícios propostos
Você já está apto a desenhar a rede do trabalho em grupo!
Exercícios Propostos
Exercite sua capacidade de desenhar a rede, identificar as atividades críticas, o(s) caminho(s) crítico(s) e a duração do projeto.
1
Desenhe a rede do projeto com base na tabela. Obtenha os cedos e tardes de cada evento, a duração do projeto e identifique quais são as atividades críticas, destacando o caminho crítico na rede.
Atividades
Precedente
Duração (Semanas)
A
-
3
B
-
6
C
-
2
D
A
4
E
A
2
F
A
7
G
B,D
4
H
C,E
3
Rede do exercício 1
A resposta completa encontra-se no início da próxima aula.