1. Introdução
Este relatório compara duas fontes independentes de PM2,5 para o Amazonas (2022–2023), com foco em padrões espaciais e sazonais.
• CAMS: Reanálise global de composição atmosférica (ECMWF/Copernicus) com assimilação de produtos de satélite para aerossóis (AOD).
• Donkelar: Estimativas globais de PM2,5 baseadas em AOD de múltiplos satélites, convertidas em concentração de superfície via GEOS-Chem e ajustadas para reduzir viés ao nível do solo.
O objetivo é avaliar a concordância entre as fontes e entender onde e quanto divergem, identificando padrões consistentes e diferenças sistemáticas na representação do particulado fino no estado.
2. Mapas de Concentração Anual Média do PM2,5
3. Sazonalidade Anual Média
4. Análise de Associação Entre as Fontes
4.1 Série Temporal Anual Média
4.2 Gráfico de Dispersão
##
## Spearman's rank correlation rho
##
## data: pares_mensais$pm25_don and pares_mensais$pm25_cams
## S = 187445743, p-value < 2.2e-16
## alternative hypothesis: true rho is not equal to 0
## sample estimates:
## rho
## 0.6378728
Conclui-se, portanto, que as duas fontes de medição apresentam uma associação significativa, estatisticamente falando. Além disso, como o coeficiente de correlação estimado é positivo, temos que a associação tende a ocorrer de maneira proporcional (quando um aumenta, o outro tende a acompanhar também).
4.3 Gráfico de Bland–Altman
4.4 Análise do Viés Médio (IC da Média das Diferenças)
##
## One Sample t-test
##
## data: pares_mensais$diff
## t = 81.597, df = 1458, p-value < 2.2e-16
## alternative hypothesis: true mean is not equal to 0
## 95 percent confidence interval:
## 14.39013 15.09905
## sample estimates:
## mean of x
## 14.74459
5. Conclusão
Após os resultados apresentados, conclui-se que a base de dados vinda de Donkelar apresentou valores sistematicamente mais altos de PM2,5 em relação ao CAMS, mantendo essa diferença nos dois anos analisados.
Em termos temporais, ambos os conjuntos reproduzem de forma coerente o padrão sazonal típico da Amazônia, com concentrações mais elevadas no período seco (agosto a outubro) e menores nos meses úmidos.