Atividade Avaliativa 02 - Análise de Correlação Canônica (CCA) em R

Introdução

O objetivo deste exercício é familiarizar você com a Análise de Correlação Canônica (CCA) no R, utilizando o pacote MVar.pt e as funções básicas de manipulação e visualização de dados. A CCA é uma técnica multivariada que busca encontrar a relação linear entre dois conjuntos de variáveis.

Instale o pacote MVar.pt (se ainda não o tiver).

Carregue o pacote:

library(MVar.pt)

🔹 Questão 1 – Importação e Sumarização dos Dados

Para a realização da CCA, são necessários 2 datasets ou um dataset que contenha dois conjuntos de variáveis distintos. Os arquivos de dados devem ser de livre escolha do aluno (pode ser dois dataset do próprio R ou arquivos online).

Sugestão: Arquivos “produtividade.csv” e “ambiente.csv”, disponíveis em: https://github.com/leocbc/ANALISE-MULTIVARIADA

Pergunta: O que cada arquivo representa teoricamente, dê nomes aos arquivos de acordo com o que os conjuntos de variáveis representam? (obs: se usar os arquivos sugeridos, evite nomes como “produtividade” e “ambiente”m seja criativo(a)!)

🔹 Questão 2 – Padronização dos Dados

Pergunta:: Padronize as variáveis. Mostre o resultado.

🔹 Questão 3 – Cálculo da CCA

Realize a Analise de CC utilizando o pacote MVpar e a função “CCA”. Demonste as variancias dos pares canonicos, as correlações canônicas, os scores do pares canônicos e correlações entre as variaveis e suas combinações. Interprete os resultados (não economize em palavras)