Seguindo o gráfico acima, é possível observar que a comparação existe por meio de duas cidades do Estado da Paraíba, sendo elas, Campina Grande e João Pessoa. É importante notar que a cidade considerada mais “quente” é tirada de uma análise da média de temperaturas médias entre as cidades. O segundo gráfico mostra qual é a média apenas considerando janeiro e fevereiro, e ainda assim, João Pessoa segue sendo uma cidade mais “quente” do que Campina Grande.
Segundo o gráfico acima, é possível notar quais são os meses mais quentes e frios no período do ano. Foi utilizada a ideia de um mapa de colunas com calor, apresentando uma temperatura máxima de 27,5 °C no mês de março e uma temperatura mínima no mês de julho. O tempo médio nos meses de junho e julho, período considerado festivo de São João ou São Pedro, apresenta temperaturas menores, variando de 24,8 °C até 24,4 °C, sendo essa a média mais baixa do ano.
Seguindo o gráfico acima, é possível observar que, em Campina Grande, em quase 800 semanas, chove entre nada (0 milímetros) ou 10 milímetros, ou seja, nada ou quase nada. Em João Pessoa, é possível observar que essa proporção diminui em relação às semanas, sendo pouco mais de 600 semanas em que chove nada ou quase nada. Porém, há maior quantidade de chuvas com milímetros superiores aos de Campina Grande, e também chove mais do que em Campina.
Seguindo o gráfico acima, podemos observar várias coisas interessantes. Primeiro, considerando o coeficiente de Pearson (r), que é muito útil em cenários onde as variáveis seguem uma distribuição normal e são pouco resistentes a outliers, é possível demonstrar uma forte relação entre a temperatura da semana atual e a da semana anterior. O coeficiente de Pearson de Campina Grande foi 0,88 e o de João Pessoa foi 0,86 (arredondando), indicando que ambas apresentam uma relação forte.
Segundo o gráfico acima, nele utilizei o coeficiente de Spearman (ρ), visto que percebi que os dados não são exatamente lineares, mas ainda assim não chegam a uma relação moderada, tendo, portanto, uma relação fraca. Assim, ficou para Campina Grande ρ = -0,45 e para João Pessoa ρ = 0,46, não havendo uma relação clara entre a temperatura e as chuvas na semana em que choveu, tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande.