Atividade 3 - Resenha do artigo

Nome: Matheus Alonso da Rocha Viana

13/12/2024

Contextualização:

O artigo aborda o tema da “conexão eleitoral”, ou seja, a relação entre a esfera política legislativa e o desempenho eleitoral dos canditados a reeleição no Paraná, durante a décima quarta legislatura. Dessa maneira, o autor monta uma pesquisa para definir se as ações legislativsa individuais, dos parlamentares em questão, podem ou não influneciar na sua reeleição, utilizando como principal fator de estudo os redutos eleitorais de cada partido ou candidato.

Análise dos métodos:

O autor utiliza como ferramenta de pesquisa alguns métodos quantitativos, por meio da análise dos dados estatísticos eleitorais para encontrar algum tipo de correlação em torno da “conexão eleitoral”, ao analisar uma série de váriaveis, dentre elas:

  • Produção legislativa individual: faz alusão aos projetos de lei aprovados pelos Parlamentares que foram classificados e divididos quanto sua abrangência regional e social.

  • Visibilidade do Deputado: refere-se a exposição do Parlamentar na mídia, é responsável por dar uma sobrevida ao política ao candidato, seja ela positiva ou negativa.

  • Tipo de votação: é a relação entre os Deputados e seu o público votante, seja ele regional, misto ou disperso.

Dessa forma, Emerson Urizzi, faz uso de alguns métodos para analisar tais variáveis, por meio do teste de independência, da regressão linear, análise de correlação e análise de variância. Assim, chegando a algumas conclusões interessantes.

Resultados:

A cerca dos Resultados, o autor encontrou certos pontos que indicam uma forte correlação entre reeleição dos Deputados e sua produção legislativa individual, fomentados pelos projetos de lei focados em determinadas regiões e a visbilidade midiática, que são os grandes responsáveis pelo alto índice de reeleições no Estado do Paraná. Este fato fica mais evidente ao observamos os resultados da pesquisa, já que se tratou de uma eleição mais focalizada, ou seja, maior índice de reeleição em votações regionais em torno de 56,6% em contjunto com os votos mistos que chegaram a casa dos 23,4%, enquanto apenas 20% dos Deputados conseguiram renovar seus mandatos por votos dispersos, isso deixa claro como a influência regional foi fator determinante para os candidatos.

Ademais, outro fator em análise foi a produção legislativa individual que possuiu um grande impacto nas votações regionais, uma vez que os Parlamentares que apresentaram projetos de lei regional e estadual tiveram mais chances de voto. Contudo, os Deputados que apenas apresentaram medidas estaduais tiveram seus votos distribuidos de maneira mais dispersa. O fato se confirma, por meio da regressão linear, já que o autor encontrou um percentual de 0,843% em relação ao aumento de projetos regionais , o que indica que os Deputados que apresentaram mais projetos de lei de abrangência local obtiveram mais votos, em que cada acréscimo no percentual regional de votação gerou em torno de 535 votos extras aos candidatos. Dessa maneira, criando uma disparidade muito grande na reeleição dos Parlamentares. Alem disso, pontos como a visibilidade dos Deputados tambem foi levada em questão, porém ainda que os candidatos tenham tido poucas citações nas grandes mídias, como no jornal “Gazeta do Povo”, foi o suficiente para minar negativamente a reeleição de alguns Parlamentares, através do percentual de menções desfavoravies nas mídias, ou seja, o índice de citações negativas esta correlacionado a queda nas chances de reeleição. Logo, ficou claro que manter uma imagem apresentável com seu eleitorado pode influenciar de maneira positava sua reeleição.

Conclusão:

Através da pesquisa do autor se tornou evidente que, no âmbito da assembleia do Paraná, é mais vantajoso, o Parlamentar, buscar se conectar e montar projetos de lei visando o eleitorado regional para garantir um bom desempenho eleitoral do que atuar conforme o plano partidário. Dessa forma, agir de maneira idividual por meio de projetos de abrangência regional e social confere mais possibilidades de votos localizados, favorecndo futuras eleições. Ainda, segundo o artigo, mesmo que a partipação coletiva do Partidario em temas polêmicos não tenha gerado grande impacto, como nas eleições anterioriores, é inegável sua influência, já que mesmo com baixo índice foi responsponsável por minar algumas candidaturas. Portanto, o entendimneto final do artigo é bem claro, uma vez que assume a estratégia individual dos Parlamentares como o fator,culminante, que beneficiou e encaminhou a reeleição dos Deputados no Paraná, que é o reflexo de um cenário onde a política legislativa e a eleitoral caminham juntas.