O artigo fala sobre a produção legislativa individual e o desempenho eleitoral de deputados estaduais do Paraná durante a décima quarta legislatura. A pesquisa parte do pressuposto de que a atividade legislativa individual pode influenciar as chances do candidato se reeleger, tomando como principal artifício a regionalização dos votos.
O método, que foi aplicado nesse artigo é de natureza quantitativa, baseado em testes estatísticos para verificar correlações e causalidades. Urizzi utilizou três categorias principais de variáveis independentes para fazer essas correlações e causalidades. Foram elas:
Posição política e institucional
Visibilidade do mandato
Produção legislativa individual
O artigo destaca que a votação concentrada por região foi importante para a reeleição dos candidatos. É possível observar que parlamentares que tiveram votos na maioria regionais obtiveram maiores taxas de reeleição (56,6% dos candidatos reeleitos tiveram votos regionais).
Projetos municipais e regionais foram melhores associados à regionalização dos votos. No entanto, projetos estaduais tiveram reações, em grande parte, negativas pelos eleitores, para contribuir na reeleição. Isso indica que projetos locais são mais efetivos para garantirem uma reeleição do que projetos distantes da zona de atuação do candidato.
A aplicação de métodos eficientes para testar as hipóteses presentes no artigo garante a confiabilidade dos resultados obtidos, gerando um argumento sólido de que o estudo é coerente e que pode ser usado para estudar, por exemplo, outros campos do direito.
O artigo não fornece uma contextualização ideal, já que não expõe o papel dos recursos financeiros e das estratégias de campanha, por exemplo, que também são fatores decisivos para um candidato ser reeleito em uma eleição.
O estudo se restringe ao estado do Paraná e à décima quarta Legislatura, o que dificulta generalizar os dados obtidos para outras assembleias legislativas, tornando-o artigo um material muito específico, que não abrange tanto quanto poderia outros assuntos relacionados a ele.
A visibilidade parlamentar não foi tão agradável, trazendo uma imagem parcialmente negativa a eleição.
A conclusão mais assertiva é de que a regionalização dos votos, junto a uma atuação legislativa focada nas demandas locais, exerce função principal na reeleição dos deputados do estado do Paraná, da décima quarta legislatura. Entretanto, o estudo poderia ser aprimorado através da análise de outras dimensões, como o viés financeiro e as estratégias de campanha, citados anteriormente no tópico “Pontos Fracos”. No mais, por o artigo ter métodos eficientes para consolidar seus resultados, esse estudo se torna mais relevante no seu campo de atuação, fazendo com que seja melhor explorado e utilizado por terceiros para embasarem, por exemplo, suas pesquisas, trabalhos, etc.