Feito por: Luiza Porto Felix da Silva

Matrícula: 20241520030

Email: luizafelix@edu.unirio.br

Carregando dados e pacotes

load("C:/Users/Usuario/Desktop/luiza faculdade/Estatística/Base_de_dados-master/df_pokemon.Rdata")
View(df)

library(dplyr)
## 
## Anexando pacote: 'dplyr'
## Os seguintes objetos são mascarados por 'package:stats':
## 
##     filter, lag
## Os seguintes objetos são mascarados por 'package:base':
## 
##     intersect, setdiff, setequal, union
library(readxl)
## Warning: pacote 'readxl' foi compilado no R versão 4.4.2
library(ggplot2)

#1: Um resumo (média, mediana, desvio-padrão, etc) de uma variável quantitativa por grupos de uma variável qualitativa.

resumo <- df %>%
      group_by(type_1) %>% 
      summarise(
        media = mean(attack, na.rm = TRUE),
        mediana = median(attack, na.rm = TRUE),
        desvio_padrao = sd(attack, na.rm = TRUE),
        minimo = min(attack, na.rm = TRUE),
        maximo = max(attack, na.rm = TRUE),
        n = n()
      )

View(resumo)

#2: Um gráfico boxplot.

ggplot(df, aes(x = type_1, y = attack)) +
  geom_boxplot() +
  labs(title = "Distribuição do Ataque por Tipo", 
       x = "Tipo de Pokémon", 
       y = "Valor de Ataque") +
  theme_minimal() +
  theme(
    axis.text.x = element_text(angle = 45, hjust = 1) 
  )

#3: Um diagrama de dispersão.

ggplot(df, aes(x = attack, y = defense, color = type_1)) +
  geom_point(size = 3, alpha = 0.8) + 
  labs(
    title = "Relação entre Ataque e Defesa por Tipo de Pokémon",
    x = "Valor de Ataque",
    y = "Valor de Defesa",
    color = "Tipo de Pokémon"
  ) +
  theme_minimal() +
  theme(
    legend.position = "right",
    axis.text.x = element_text(angle = 45, hjust = 1) 
  )

#4: Uma correlação.

correlacao <- cor(df$attack, df$defense, use = "complete.obs")

print(paste("A correlação entre Ataque e Defesa é:", correlacao))
## [1] "A correlação entre Ataque e Defesa é: 0.431774537362105"

#5: Pelo menos três parágrafos com a interpretação das suas tabelas e dos seus gráficos.

No gráfico de boxplot Distribuição do Ataque por Tipo de Pokémon, observamos como os valores de ataque variam entre os diferentes tipos de Pokémon. Tipos como Dragon e Fighting apresentam medianas de ataque mais altas, reforçando a característica ofensiva predominante nesses grupos. Já tipos como Fairy e Bug possuem valores medianos de ataque mais baixos, indicando que Pokémon desses tipos geralmente priorizam outras características. Além disso, há uma dispersão significativa em alguns tipos.

No diagrama de dispersão Relação entre Ataque e Defesa por Tipo de Pokémon, observamos a relação entre essas duas variáveis com os diferentes tipos de Pokémon. A correlação calculada de 0,43 indica uma associação positiva moderada, sugerindo que, em geral, Pokémon com maior ataque também tendem a ter defesas mais altas, embora isso não seja uma regra universal. Tipos como Dragon e Steel estão frequentemente associados a altos valores em ambas as dimensões, enquanto tipos como Bug e Flying estão concentrados em valores mais baixos.

A análise geral destaca como os tipos de Pokémon influenciam diretamente o equilíbrio entre ataque e defesa. Enquanto tipos ofensivos, como Dragon e Fighting, apresentam uma maior variabilidade e valores mais altos, tipos defensivos ou de suporte, como Fairy e Bug, mantêm uma menor dispersão nos atributos. A relação moderada entre ataque e defesa reflete que alguns Pokémons equilibram ambas as características, enquanto outros se especializam em apenas uma delas.