Os preços do café arábica estão atrativos para o produtor devido às adversidades climáticas ocorridas no Brasil entre 2021 e 2022, que levaram a uma produção limitada. Além disso, os estoques asiáticos estão reduzidos, causados pelo El Niño, que provocou altas temperaturas e poucas chuvas em países como Vietnã e Indonésia (CONAB, 2024). A demanda forte e a oferta limitada favorecem o contínuo aumento de preços. Entretanto, é necessário ficar atento às possíveis mudanças climáticas que poderão ser causadas pela La Niña ainda este ano, fenômeno que historicamente eleva as precipitações nas regiões Nordeste e Norte, e reduz a quantidade de chuvas na região Sul do Brasil. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), há \(58\%\) de chance do fenômeno La Niña iniciar ainda neste mês de setembro e \(60\%\) de chance de ocorrer no mês de outubro, com previsão de duração de até três meses.
As estatísticas para os retornos do café futuro apresentaram uma assimetria de \(0.0268\) e curtose de \(4.7774\), o que indica uma distribuição simétrica das variações dos preços futuros de café, porém com uma leve tendência para retornos positivos e com uma propensão a ter eventos extremos mais frequentes do que o esperado em uma distribuição normal. Para o café spot, os resultados não foram muito diferentes, com uma assimetria de \(0.0610\) e curtose de \(3.1811\), apresentando uma tendência levemente mais forte e um pouco mais estável.
Nas estimações do café futuro, o modelo GARCH(1,1) apresentou um \(\alpha=0,04\) e o \(\beta=0,79\), cuja soma resultou em \(0,83\), o que indica que não há grandes choques na volatilidade, mas que eles demoram para se estabilizar no mercado futuro. No mercado spot, os valores foram ainda maiores, com \(\alpha=0,02\) e o \(\beta=0,94\), resultando em uma soma de \(\alpha+\beta=0,97\) superior à do mercado futuro. O modelo EGARCH(1,1) seguiu a mesma lógica: no café futuro, resultou em um \(\alpha=0,04\) e \(\beta=0,80\), enquanto, no café spot, os resultados foram \(\alpha=0,03\) e o \(\beta=0,93\), A diferença está no parâmetro \(\gamma\), onde, para o preço futuro, o valor foi negativo \(\gamma=-0,35\) e para o preço spot, o valor foi positivo \(\gamma=0,11\), indicando que choques positivos afetam mais o preço spot, enquanto choques negativos afetam mais o preço futuro. Os modelos TGARCH obtiveram o mesmo resultado que os modelos EGARCH.
Nas estimações de hedge do café arábica, foram utilizados os valores do retorno, que são valores logaritmizados e feitos em diferença, pois era necessário corrigir os problemas de heterocedasticidade e autocorrelação. A quantidade ótima de contratos para o processador, que está buscando se proteger da alta dos preços, é de \(1,2531\) contratos, ele deve comprometer \(5,63\%\) da sua produção para para proteger \(13,36\%\) de sua produção. A efetividade do \((R^2)\) foi de \(13,49\%\). Nesse estudo foram utilizados 707 observações para as duas variáveis.