Congestionamentos podem ser percebidos a partir de diferentes critérios dos usuários das vias de circulação. Significa dizer que congestionamentos podem corresponder a formação de filas, trânsito parado ou mesmo progressão retardada ao longo de certos trajetos.
Dessa maneira, os congestionamentos podem ser considerados a partir de diferentes aspectos como:
Congestionamento: Caracterizado pelo excesso de
atrazo ou de tempo de percurso quando comparado com condições de fluxo
livre ou limites mínimos de velocidade aceitáveis.
Congestionamento Recorrente: Quando congestionamentos
se repetem em todos dias úteis (o caso de rotas de estudo, trabalho e
comércio) ou em todos finais de semana (caso de rotas de turismo e
lazer). Tal classe de congestionamento acaba por se tornar em um
fenômeno típico (dentro deum certo grau de tolerância) nos deslocamentos
dos indivíduos que utilizam determinada rota congestionada.
Congestionamento não Recorrente: Caracterizado como um
evento aleatório que surpreende os usuários rotineiros de determinada
instalação.
Congestionamento inaceitável: É o tipo de
congestionamento onde o atraso ou tempo de percurso excede os limites
aceitáveis pelo usuário (tolerância) para congestionamentos. Estes
limites podem variar de acordo com o modo de transporte utilizado.
Tais condições afetam outras condições como mobilidade, acessibilidade e confiabilidade no tempo das viagens.
Mobilidade: Consiste no uso de isócronas para denotar a distância percorrida sob condições congestionadas dentro de um determinado tempo de viagem.
Acessibilidade: Descreve a obtenção de objetivos de viagem dentro de limites de tempo que são considerados aceitáveis.
Confiabilidade do Tempo de Viagem: Consiste na capacidade de prever o tempo de chegada ao início de uma viagem.
Tais características e consequências dos congestionamentos produzem dois limiares para definição de congestionamentos. Esses dois limiares são, a utilização da velocidade de fluxo livre (aplicável para vias rurais e rodovias) e, o estabelecimento de limites mínimos de velocidade aceitáveis em diferentes tipos de instalações e tipos de operação - representando a quantidade de atraso que os usuários da via estão dispostos a tolerar.
As características que alteram a tolerância dos usuários são extensão do deslocamento, tamanho da cidade, e tipo de instalação/via. Pois, viagens mais longas costumam ser mais impactadas por congestionamentos do que viagens curtas. Além disso, os congestionamentos são mais intensos e frequentes em grandes cidades e por isso são mais toledos em grandes aglomerações urbanas. Por fim, os usuários possuem expectativa de se deslocar de forma mais rápida em vias expressas, rodovias e aneís viários do que em vias urbanas.
Os congestionamentos podem ser caracterizados a partir de quatro
aspectos que sãom intensidade, duração, extensão e variabilidade.
A intensidade expressa os congestionamentos a partir de
taxas como minutos/km. A duração corresponde à
quantidade de tempo em que a via;sistema permaneceu congestionado. Já a
extensão informa quantos quilômetros de vis estiveram
congestionados ou o número de usuários afetados pelo congestionamento.
Por fim, a variabilidade mede a variação da
intensidade, duração e extensão cos congestiojnamentos em determinada
via/instalação ao longo do tempo.
\[Congestion\ Delay\ Rate = [Congested\ travel\ time\ rate\ min/km] - [Uncongested\ travel\ time\ rate\ (km0/m)] =\] \[ [\frac{1}{congested\ speed\ kmh}]-[\frac{1}{free\ flow\ speed\ kmh}]*60\]
\[[daily\ vehicle-minutes\ at\ actual\ speed]-[daily\ vehicle-minutes\ at\ free-flow\ speed]\]
\[Annual\ Person\ -\ Hours\ of\ Delay\ = \\ [\frac{DVHD}{weekday}*(250\ weekdays/year)*(\frac{1,25}{persons/vehicle}]\]
\[ Annual\ Hours\ of\ Delay\ per\ Weekday\
Traveler\ = \\ [Actual\ Weekday\ Travel\ Time\ in\ minutes - (FF\ or\
PSL\ Travel\ Time \ in minutes)]* \frac{1}{60}* [250\ weekdays/year] \\
= (Delay\ Hours\ per\ person;\ per\ year) \] * FF = Free
flow speed
* PSL = Posted speed limit
\[TTI= \frac{Actual\ Travel\ Time\ Rate}{Travel\ Time\ Rate\ during\ free\ flow\ conditions}\] ou \[TTI= \frac{Travel\ Time\ Rate\ during\ free\ flow\ conditions}{Actual\ Travel\ Time\ Rate}\] ## Travel Time Tax
\[TTI = \frac{RS}{HS}\]
ou
\[TTI= \frac{Actual\ speed}{free-flow\ speed}\]
RS = reference free-flow speed
HS = actual highway speed
\[SRI = (1-\frac{V_{ac}}{V_{ff}})\]
Vac = actual travel speed
Vff = free-flow speed
\[SPI =
(\frac{V_{avg}}{V_{max}})*100\] Vavg = average travel speed
Vmax = maximun permissible speed
\[TR = (\frac{T_{t}}{T_{s}})\] Tt =
Travel time
Ts = segment length
\[DR = Tr_{ac}-Tr_{ap}\] TRac =
actual travel rate
Trap = accptable travel rate
\[DR = \frac{D_{r}}{Tr_{ac}}\] Dr =
delay rate
TRac = actual travel rate
\[V/C = \frac{N_{v}}{N_{max}}\] Nv
= spatial mean volume
TRac = spatial maximon volume that a segment is able to contain as the
capacity
\[RCI =
\frac{(T_{ac}-T_{ff}}{T_{ff}}\] Tac = actual travel time
Tff = free-flow travel time
\[R_i = (\frac{SPI_{avg}}{100}) *
R_{NC}\] \[R_{NC} =
\frac{T_{NC}}{T_{t}}\] SPIavg = average of the speed porformance
index
Rnc = proportion of non-congested state
Tnc = duration of non congested state
Tt = lenght of observation period
Avera gember of hours during specified oeriods which road segment are crowded
Ratio of 95th percentile travel time of free-flow travel time. A PTI of 1.60 means thet travelers should anticipate an additional 60% of travel time above the free-flow travel time to ensure on-time arrival 95% of the time.
O conjunto de alertas no período entre 2023-03-01 e 2023-03-31 consiste em 36612 registros
Os registros do conjunto de dados trazem 24 tipos de alertas apresentados abaixo, com a respectiva frequência de ocorrência dos mesmos.
O conjunto de dados também classifica as vias com ocorrências de alertas em 12 classes, a tabela abaixo apresenta as classes de vias identificadas e o número de alertas registrados em cada classe de via.
O gráfico abaixo apresenta a dinâmica temporal, demonstrando o número de alertas emitidos por dia no período entre 2023-03-01 e 2023-03-31.
O número de alertas de filas no período entre 2023-03-01 e 2023-03-31 foi de 36612, distribuidos entre os seguintes tipos de filas.
O número de alertas de acidentes no período entre 2023-03-01 e 2023-03-31 foi de 832, distribuidos entre os seguintes tipos de acidente
## [1] 1