Objetivo: Análise exploratória de métodos computacionais para trabalhar com imprecisões, incertezas e conceitos difusos em Ciência Política.
Questão Principal: Como utilizar métodos de soft computing como teoria de conjuntos fuzzy, aprendizado de máquina e aprendizado profundo em Ciência Política.
Questões secundárias:
Parte 1
Cap.1 Introdução
Cap.2 Epistemologia
Cap.3 Lógica Fuzzy
Parte 2
Cap.4 Em Busca do Algorítimo Bolsonarista
Cap.5 O quão populista é Bolsonaro
Nesse tópico, busca-se conceituar soft computing como metodologia científica dentro do racionalismo crítico de Karl Popper.
Observação
Versão incial: conjuntos fuzzy e fsqa (Ragin);
Com as disciplinas de PPGI: mais métodos e mais opções;
Epistemologicamente defender que as proposições de enunciados básicos (Popper e Ragin) como a formulação de hipóteses e métodos de soft computing como instrumento.
Primeiro ponto as conexões teóricas de conjuntos (assimétricas) em relação às conexões correlacionais (simétricas). A soft computing atende essa assimetria com os modelos não lineares como conjuntos fuzzy, redes neurais e modelos de aprendizado e máquina Classification and Regression Trees, Naive Bayes, K-Nearest Neighbors, Learning Vector Quantization and Support Vector Machines.
As afirmações de maior interesse científico são aquelas com alto conteúdo informativo e, consequentemente, baixa probabilidade, desde que ainda se aproximem da verdade.
A mudança de paradigma da estatística clássica para modelos de soft computing diminuiu o efeito do trade-off entre probabilidade e conteúdo informativo de uma teoria, permitindo a construção de teorias mais complexas e precisas sem sacrificar a probabilidade preditiva.
Valor verdade no lugar da probabilidade. Modelos que o façam.
Eu conceituo e explico um exemplo de sistema de inferência fuzzy a partir da literatura e como ele é usado em ciência política. É importante destacar que o sistema de inferência fuzzy é posterior a teoria de conjuntos fuzzy.
O que torna uma pessoa bolsonarista?
O modelo canônico de ciência política sobre bolsonarismo se sustenta com os dados?
Basicamente, esse capítulo tenta falsear o trabalho de Amaral e Rennó.
A primeira coisa que eu faço é tentar achar a premissa inicial do Bolsonarismo nos dados. Pra isso eu uso o Fuzzy C-Means. Aqui eu queria saber o quanto cada eleitor pertence ao clustar bolsonarista e se os dados suportariam a existência desse cluster.
Aqui eu queria detectar o cluster antipetista e o grau de pertencimento dos eleitores nesse cluster. Assim, a gente tem o grau de pertencimento nessas duas variáveis para a gente continuar a análise.
Regressão DEscontínua Fuzzy
Bolsonarismo é uma variável preditiva mais robusta do que antipetismo na previsão do apoio à intervenção militar. A interação entre as duas variáveis acrescenta algum valor preditivo, mas não o suficiente para superar o poder preditivo do bolsonarismo por si só.
Métodos Fuzzy aplicados à Ciência Política