1 Simulação de Tráfego na interseção da Av. Osvaldo Aranha x Rua Felipe Camarão.

1.1 Painel de Dados

Abaixo são apresentados os resultados consolidados no dashboard, os dados de Velocidades registradas pelo WAZE nos últimos seis meses na região e ao final o relatório da Simulação de Tráfego na região. Atualização em 2024-07-11 16:13:19.

1.2 Virtualização

2 Velocidades na Região das Av. Osvaldo Aranha x Rua Felipe Camarão no período entre 13/01/2024 e 11/07/2024

2.1 Manhã

Os traçados representam filas de lentidão baseadas na localização e velocidade dos usuários do Waze.

O Waze gera informações de congestionamento de tráfego processando as seguintes fontes de dados:

● Pontos de localização GPS enviados pelos telefones dos usuários (usuários que dirigem enquanto usam o aplicativo) e cálculos da velocidade real vs. velocidade média (no intervalo de tempo específico) e velocidade livre de fluxo (velocidade máxima medida no segmento da via).

● Os dados de velocidade média por trecho são dados pela Velocidade média atual em segmentos congestionados em metros/segundos.

2.1.1 Mapa de Velocidades praticadas em períodos congestionados no pico da MANHÃ período de 13/01/2024 a 11/07/2024:

2.1.2 Vias com congestionamento

2.1.3 Foram sobrepostas as filas de alertas de modo a obter os locais típicos de alertas no turno da MANHÃ:

2.1.4 Tabela de registros de alertas no pico da manhã no período de 13/01/2024 a 11/07/2024:

  • No período foram idendificados 193 Alertas com atraso médio de 114.04 segundos, extensão média de 728.51 metros e velocidade média de 14.92km/h.

  • A velocidade média estimada no pico da manhã no período de 13/01/2024 a 11/07/2024 foi de 14.92 km/h (desconsiderando os eventos de fila parada).
  • O tamanho médio de fila computado no pico da manhã no período de setembro de 13/01/2024 a 11/07/2024 foi de 728.51 metros.
  • O numero de registro de filas no período de setembro de 13/01/2024 a 11/07/2024 foi de 193

2.2 Tarde

2.2.1 Mapa de Velocidades praticadas em períodos congestionados no pico TARDE no período de 13/01/2024 a 11/07/2024:

2.2.2 Vias com congestionamento

2.2.3 Foram sobrepostas as filas de alertas de modo a obter os locais típicos de alertas no turno da TARDE:

2.2.4 Tabela de registros de alertas no pico da manhã no período de 13/01/2024 a 11/07/2024:

  • No período foram idendificados 394 Alertas com atraso médio de 115.95 segundos, extensão média de 628.74 metros e velocidade média de 11.17km/h.

  • A velocidade média estimada no pico da manhã no período de 13/01/2024 a 11/07/2024 foi de 13.26 km/h (desconsiderando os eventos de fila parada).
  • O tamanho médio de fila computado no pico da manhã no período de setembro de 13/01/2024 a 11/07/2024 foi de 628.74 metros.
  • O numero de registro de filas no período de setembro de 13/01/2024 a 11/07/2024 foi de 394.

  • Velocidade Media Estimada:

\[\Bigg(\frac{extensão\,\,do\,\, congestionamento}{\Big(\frac{extensão\,\,do congestionamento}{velocidade}\Big)-atraso}\Bigg)*3.6\]

Fonte: Waze CCP.

3 Relatório da Simulação Av. Osvaldo Aranha x Rua Felipe Camarão

3.1 Projeto

O presente estudo visa avaliar o impacto de duas propostas de travessia na Av. Osvaldo Aranha nas proximidades do Hospital de Pronto Socorro e Rua Felipe Camarão. O intuito dessa avaliação é de avaliar como as diferentes configurações de travessia poderão impactar o fluxo no local.

3.2 Cenários

Foram avaliados os cenários abaixo descritos sendo aplicadas suas configurações para os horários de pico da manhã e tarde, considerando os volumes e tempos semafóricos correspondentes.

3.2.1 Cenário Situação Atual

O cenário atual representa a situação existente na região que engloba as conexões entre as Av. Osvaldo Aranha x Rua Felipe Camarão.

3.2.2 Cenário Proposto

O cenário proposto consiste na execuçao de uma travessia de pedestres junto do Hospital de Pronto Socorro e da estação de ônibus. Este cenário se subdive em duas propostas.

  • A primeira proposta avalia uma travessia apenas na pista do sentido Centro/Bairro da Av. Osvaldo Aranha.
  • A segunda proposta avalia uma travessia integral na Av. Osvaldo Aranha, permitindo a travessia desde o Hospital de Pronto Socorro até a esquina da Rua Felipe Camarão.

3.3 Percurso

Abaixo são demonstrados os trechos de percurso sobre os quais são medidos os tempos de percurso e os volumes praticados nas seções.

3.4 Pontos de Verificação

Abaixo são demonstrados os locais eleitos como pontos de verificação do tráfego.

3.5 Avaliação de filas

Abaixo são demonstrados os locais eleitos como pontos de avaliação de filas.

4 Resultados

Os resultados apresentados reproduzem os dados obtidos após convergência da calibração do modelo e realização de 30 iterações por cenário.

4.1 Níveis de Serviço

O nível de Serviço definido pelo Highway Capacity Manual - HCM baseia-se na análise de adequabilidade de uma determinada oferta de infraestrutura viária à demanda atendida por esta, aferida por meio de medidas quantitativas e qualitativas que caracterizam a qualidade operacional de um fluxo de tráfego e sua percepção por motoristas e passageiros.

Seis níveis de Serviço são definidos em função do desempenho da via analisada, os quais são designados por letras, de “A” a“F”, onde o nível de serviço “A” representa as melhores condições operacionais e o “F” a pior.
Nos projetos ou no planejamento de vias, tomam-se como referência os níveis de serviço “C” ou “D”, já que garantem uma boa qualidade de serviço para os usuários e uma operação sem saturação por um bom período de tempo, sem a necessidade de superdimensionar a oferta viária.Os Níveis de Serviço são:

  • “A” ou (1) -Condição de fluxo completamente livre. A operação praticamente não é afetada pela presença de outros veículos, sendo condicionada apenas em função das características físicas da via e comportamento dos motoristas. Pequenas perturbações no fluxo são absorvidas sem que ocorra uma variação na velocidade média da corrente de tráfego.

  • “B” ou (2) –Condição de fluxo livre, embora a presença de outros veículos se torna perceptível. A velocidade é a mesma observada para o nível “A, mas os motoristas têm uma liberdade de manobra ligeiramente inferior. Pequenas perturbações ainda são facilmente absorvidas, embora a deterioração no local do evento se torna perceptível.

  • “C” ou (3) –A influência da densidade do tráfego se torna marcante. A possibilidade de manobra dentro da corrente de tráfego é claramente afetada pela presença de outros veículos. Pequenas perturbações na corrente de tráfego causam séria deterioração do nível de serviço, sendo que filas se formarão a montante de perturbações maiores.

  • “D” ou (4) –As oportunidades de manobra são severamente restringidas devido ao maior volume de tráfego, e a velocidade média do fluxo é reduzida. Apenas perturbações pequenas podem ser absorvidas sem que haja formação de filas longas e deterioração do nível de serviço.
  • “E” ou (5) –Representa uma operação próxima ou no limite da capacidade, com o fluxo instável. A densidade do tráfego é variável, em função da velocidade da via, e os veículos circulam com o mínimo espaçamento capaz de manter a corrente de tráfego uniforme. Perturbações no tráfego podem ser facilmente dissipadas, geralmente levando à formação de congestionamento.

  • “F” ou (6) –Representa fluxo forçado ou interrompido e ocorre quando a demanda projetada para a infraestrutura viária é superior à capacidade ofertada. Embora a operação no ponto no qual há restrição de capacidade ocorra no limite do nível “E”, filas se formam à montante da via, com operação instável e alternância de movimento e paradas. Vale notar que o nível “F” pode ser usado para descrever o ponto no qual se inicia a formação do congestionamento, bem como a condição operacional da fila que se forma à montante.

4.1.1 Critérios do HCM 2010 para interseções semaforizadas

4.1.2 Critérios do HCM 2010 para segmentos urbanos

Embora o simulador Vissim não aplique integralmente a metodologia para avaliação dos níveis de serviço proposta pelo HCM, os resultados de níveis de serviço fornecidos pelo simulador são compatíveis como demonstrado em estudo recente (Sistuk and Monastyrskyi, 2019).

Abaixo são apresentados os níveis de serviço obtido nos cruzamentos e cenários avaliados e é possível perceber que tanto na interseção como nos segmentos a montante e a jusante, em ambos os cenários obteve-se um nível de serviço A.
### Manhã

4.1.3 Tarde

4.2 Manhã

4.3 Filas

A mecanismo de avaliação de filas queue counter do VISSIM avalia medidas de tamanhos de fila, fornecendo informações como tamanho médio, mínimo e máximo de filas. No presente estudo, como medidas de desempenho, foram avaliados os tamanhos médios e máximos de finas nas aproximações dos dois cruzamentos avaliados nos quatro cenários definidos.

4.3.1 Tamanhos Médios de Fila

Os dados demonstram que:

Na aproximação Felipe Camarão no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 0.95 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 0.91 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 2.31 m.

Na aproximação Osvaldo x Venancio BC no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 35.32 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 32.59 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 57.72 m.

Na aproximação Travessia BC no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 15.78 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 15.97 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 20.62 m.

Na aproximação Travessia BC TP no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 4.01 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 3.96 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 4.74 m.

Na aproximação Travessia CB no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 10.42 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 9.26 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 50.89 m.

Na aproximação Travessia CB TP no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 22.36 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 26.79 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 25.38 m.

Na aproximação Travessia Estação BC no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 37.38 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 37.58 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 23.46 m.

Na aproximação Travessia Estação BC TP no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 36.24 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 35.97 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 33.18 m.

Na aproximação Travessia Estação CB no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 11.84 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 11.41 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 39.78 m.

Na aproximação Travessia Estação CB TP no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 1.19 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 1.19 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 1.19 m.

Na aproximação Travessia PS BC no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 334.09 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 340.85 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 340.08 m.

Na aproximação Venancio x Osvaldo no cenário Atual (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 258.79 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 266.86 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho médio de filas foi de 264.86 m.

4.3.2 Tamanhos máximos de filas

Os dados demonstram que:

Na aproximação Felipe Camarão no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 34.85 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 29.34 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 56.2 m.

Na aproximação Osvaldo x Venancio BC no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 81.71 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 81.51 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 83.17 m.

Na aproximação Travessia BC no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 48.62 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 48.38 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 48.81 m.

Na aproximação Travessia BC TP no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 42.7 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 41.44 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 39.92 m.

Na aproximação Travessia CB no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 75.61 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 74.2 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 79.34 m.

Na aproximação Travessia CB TP no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 45.84 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 56.38 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 57.25 m.

Na aproximação Travessia Estação BC no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 67.73 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 67.98 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 66.17 m.

Na aproximação Travessia Estação BC TP no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 72.06 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 72.06 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 74.54 m.

Na aproximação Travessia Estação CB no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 73.44 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 73.73 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 104.36 m.

Na aproximação Travessia Estação CB TP no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 26 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 26.01 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 26.01 m.

Na aproximação Travessia PS BC no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 509.02 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 508.69 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 508.26 m.

Na aproximação Venancio x Osvaldo no cenário Atual (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 480.58 m, no cenário Travessia CB (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 480.74 m, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tamanho máximo de filas foi de 480.62 m.

4.4 Pontos de Coleta de Dados

A mecanismo de avaliação em pontos espefíficoss Data Collectiojn Point do VISSIM avalia medidas de volume veicular, velocidade média, atraso médio em fila e taxa de ocoupação imediatamente anteriores ao ponto especificado

4.4.1 Volume Médio

Os dados demonstram que:

Na aproximação Fluxo BC no cenário Atual (Manhã) o volume médio veicular foi de 2199 veículos/h, no cenário Travessia CB (Manhã) o volume médio veicular foi de 2195 veículos/h, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o volume médio veicular foi de 2121 veículos/h.

Na aproximação Fluxo CB no cenário Atual (Manhã) o volume médio veicular foi de 1559 veículos/h, no cenário Travessia CB (Manhã) o volume médio veicular foi de 1558 veículos/h, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o volume médio veicular foi de 1498 veículos/h.

4.4.2 Velocidade Média

Os dados demonstram que:

Na aproximação Fluxo BC no cenário Atual (Manhã) a velocidade média veicular foi de 19.62 km/h, no cenário Travessia CB (Manhã) a velocidade média veicular foi de 19.5 km/h, e no cenário Travessia Integral (Manhã) a velocidade média veicular foi de 19.97 km/h.

Na aproximação Fluxo CB no cenário Atual (Manhã) a velocidade média veicular foi de 22.83 km/h, no cenário Travessia CB (Manhã) a velocidade média veicular foi de 23.13 km/h, e no cenário Travessia Integral (Manhã) a velocidade média veicular foi de 16.93 km/h.

4.4.3 Atraso Médio em Fila

Os dados demonstram que:

Na aproximação Fluxo BC no cenário Atual (Manhã) o atraso médio veicular foi de 221.18 s, no cenário Travessia CB (Manhã) o atraso médio veicular foi de 226.27 s, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o atraso médio veicular foi de 239.56 s.

Na aproximação Fluxo CB no cenário Atual (Manhã) o atraso médio veicular foi de 14 s, no cenário Travessia CB (Manhã) o atraso médio veicular foi de 13.05 s, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o atraso médio veicular foi de 64.11 s.

4.4.4 Taxa de Ocupação

Os dados demonstram que:

Na aproximação Fluxo BC no cenário Atual (Manhã) a taxa de ocupacão veicular foi de 5897.19 %, no cenário Travessia CB (Manhã) a taxa de ocupacão veicular foi de 5905.12 %, e no cenário Travessia Integral (Manhã) a taxa de ocupacão veicular foi de 5955.58 %.

Na aproximação Fluxo CB no cenário Atual (Manhã) a taxa de ocupacão veicular foi de 3323.93 %, no cenário Travessia CB (Manhã) a taxa de ocupacão veicular foi de 3152.95 %, e no cenário Travessia Integral (Manhã) a taxa de ocupacão veicular foi de 7687.94 %.

4.5 Percurso

4.5.1 Tempos de Percurso

Os tempos de percurso Vehicle Travel Time calcula a performance entre duas seções da rede, fornecendo valores como tempo de viagem, distância percorrida e número de veículos que atravessaram o trecho definido pelas seções.

Mapa de percursos:

Os dados demonstram que:

No trecho Osvaldo Aranha BC no cenário Atual (Manhã) o tempo médio veicular foi de 157.26 s no cenário Travessia CB (Manhã) o tempo médio veicular foi de 156.83 s e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tempo médio veicular foi de 163.84 s.

No trecho Osvaldo Aranha CB no cenário Atual (Manhã) o tempo médio veicular foi de 88.85 s no cenário Travessia CB (Manhã) o tempo médio veicular foi de 84.89 s e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tempo médio veicular foi de 165.92 s.

No trecho Venancio Aires Bairro no cenário Atual (Manhã) o tempo médio veicular foi de 88.46 s no cenário Travessia CB (Manhã) o tempo médio veicular foi de 88.73 s e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tempo médio veicular foi de 88.05 s.

No trecho Venancio Aires Centro no cenário Atual (Manhã) o tempo médio veicular foi de 128.21 s no cenário Travessia CB (Manhã) o tempo médio veicular foi de 129.07 s e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tempo médio veicular foi de 131.74 s.

No trecho Venancio Aires Felipe Camarão no cenário Atual (Manhã) o tempo médio veicular foi de 99.34 s no cenário Travessia CB (Manhã) o tempo médio veicular foi de 101.06 s e no cenário Travessia Integral (Manhã) o tempo médio veicular foi de 108.53 s.

4.5.2 Volume Médio no Trecho de Mensuração do Tempo de Percurso

Os dados demonstram que:

No trecho Osvaldo Aranha BC no cenário Atual (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 1062 veículosh/, no cenário Travessia CB (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 1069 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 990 veículos/h.

No trecho Osvaldo Aranha CB no cenário Atual (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 1523 veículosh/, no cenário Travessia CB (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 1520 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 1438 veículos/h.

No trecho Venancio Aires Bairro no cenário Atual (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 168 veículosh/, no cenário Travessia CB (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 164 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 165 veículos/h.

No trecho Venancio Aires Centro no cenário Atual (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 845 veículosh/, no cenário Travessia CB (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 835 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 846 veículos/h.

No trecho Venancio Aires Felipe Camarão no cenário Atual (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 150 veículosh/, no cenário Travessia CB (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 148 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Manhã) o volume médio veicular no trecho foi de 150 veículos/h.

4.6 Tarde

4.7 Filas

A mecanismo de avaliação de filas queue counter do VISSIM avalia medidas de tamanhos de fila, fornecendo informações como tamanho médio, mínimo e máximo de filas. No presente estudo, como medidas de desempenho, foram avaliados os tamanhos médios e máximos de finas nas aproximações dos dois cruzamentos avaliados nos quatro cenários definidos.

4.7.1 Tamanhos Médios de Fila

Os dados demonstram que:

Na aproximação Felipe Camarão no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 1.34 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 1.38 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 1.92 m.

Na aproximação Osvaldo x Venancio BC no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 48.65 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 48.42 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 57.71 m.

Na aproximação Travessia BC no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 17.49 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 17.27 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 20.88 m.

Na aproximação Travessia BC TP no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 3.57 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 3.64 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 5.21 m.

Na aproximação Travessia CB no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 28.32 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 28.32 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 59.28 m.

Na aproximação Travessia CB TP no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 22.92 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 24.36 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 23.88 m.

Na aproximação Travessia Estação BC no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 36.6 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 36.36 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 24.35 m.

Na aproximação Travessia Estação BC TP no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 35.16 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 35.2 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 34.33 m.

Na aproximação Travessia Estação CB no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 31.35 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 30.15 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 70.39 m.

Na aproximação Travessia Estação CB TP no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 1.64 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 1.64 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 1.63 m.

Na aproximação Travessia PS BC no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 435.6 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 435.8 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 440.09 m.

Na aproximação Venancio x Osvaldo no cenário Atual (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 410.06 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 409.81 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho médio de filas foi de 417.31 m.

4.7.2 Tamanhos máximos de filas

Os dados demonstram que:

Na aproximação Felipe Camarão no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 47.73 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 49.42 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 52.92 m.

Na aproximação Osvaldo x Venancio BC no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 82.57 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 82.87 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 83.17 m.

Na aproximação Travessia BC no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 48.91 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 48.83 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 49.05 m.

Na aproximação Travessia BC TP no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 42.52 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 42.62 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 46.51 m.

Na aproximação Travessia CB no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 78.98 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 78.42 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 79.38 m.

Na aproximação Travessia CB TP no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 59.73 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 58.65 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 51.66 m.

Na aproximação Travessia Estação BC no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 67.76 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 67.87 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 65.72 m.

Na aproximação Travessia Estação BC TP no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 72.06 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 72.06 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 73.89 m.

Na aproximação Travessia Estação CB no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 106.81 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 105.73 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 110.73 m.

Na aproximação Travessia Estação CB TP no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 25.25 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 25.24 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 25.25 m.

Na aproximação Travessia PS BC no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 510.21 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 510.2 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 510.21 m.

Na aproximação Venancio x Osvaldo no cenário Atual (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 510.21 m, no cenário Travessia CB (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 510.21 m, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tamanho máximo de filas foi de 510.2 m.

4.8 Pontos de Coleta de Dados

A mecanismo de avaliação em pontos espefíficoss Data Collectiojn Point do VISSIM avalia medidas de volume veicular, velocidade média, atraso médio em fila e taxa de ocoupação imediatamente anteriores ao ponto especificado

4.8.1 Volume Médio

Os dados demonstram que:

Na aproximação Fluxo BC no cenário Atual (Tarde) o volume médio veicular foi de 2391 veículos/h, no cenário Travessia CB (Tarde) o volume médio veicular foi de 2400 veículos/h, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o volume médio veicular foi de 2333 veículos/h.

Na aproximação Fluxo CB no cenário Atual (Tarde) o volume médio veicular foi de 2189 veículos/h, no cenário Travessia CB (Tarde) o volume médio veicular foi de 2200 veículos/h, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o volume médio veicular foi de 1803 veículos/h.

4.8.2 Velocidade Média

Os dados demonstram que:

Na aproximação Fluxo BC no cenário Atual (Tarde) a velocidade média veicular foi de 19.24 km/h, no cenário Travessia CB (Tarde) a velocidade média veicular foi de 19.38 km/h, e no cenário Travessia Integral (Tarde) a velocidade média veicular foi de 20.67 km/h.

Na aproximação Fluxo CB no cenário Atual (Tarde) a velocidade média veicular foi de 20.66 km/h, no cenário Travessia CB (Tarde) a velocidade média veicular foi de 20.68 km/h, e no cenário Travessia Integral (Tarde) a velocidade média veicular foi de 16.13 km/h.

4.8.3 Atraso Médio em Fila

Os dados demonstram que:

Na aproximação Fluxo BC no cenário Atual (Tarde) o atraso médio veicular foi de 299.4 s, no cenário Travessia CB (Tarde) o atraso médio veicular foi de 298.21 s, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o atraso médio veicular foi de 321.74 s.

Na aproximação Fluxo CB no cenário Atual (Tarde) o atraso médio veicular foi de 26.3 s, no cenário Travessia CB (Tarde) o atraso médio veicular foi de 25.19 s, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o atraso médio veicular foi de 86.93 s.

4.8.4 Taxa de Ocupação

Os dados demonstram que:

Na aproximação Fluxo BC no cenário Atual (Tarde) a taxa de ocupacão veicular foi de 6207.21 %, no cenário Travessia CB (Tarde) a taxa de ocupacão veicular foi de 6220.64 %, e no cenário Travessia Integral (Tarde) a taxa de ocupacão veicular foi de 6764.21 %.

Na aproximação Fluxo CB no cenário Atual (Tarde) a taxa de ocupacão veicular foi de 5589.56 %, no cenário Travessia CB (Tarde) a taxa de ocupacão veicular foi de 5569 %, e no cenário Travessia Integral (Tarde) a taxa de ocupacão veicular foi de 8773.86 %.

4.9 Percurso

4.9.1 Tempos de Percurso

Os tempos de percurso Vehicle Travel Time calcula a performance entre duas seções da rede, fornecendo valores como tempo de viagem, distância percorrida e número de veículos que atravessaram o trecho definido pelas seções.

Mapa de percursos:

Os dados demonstram que:

No trecho Osvaldo Aranha BC no cenário Atual (Tarde) o tempo médio veicular foi de 125.38 s no cenário Travessia CB (Tarde) o tempo médio veicular foi de 124.77 s e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tempo médio veicular foi de 123.71 s.

No trecho Osvaldo Aranha CB no cenário Atual (Tarde) o tempo médio veicular foi de 100.89 s no cenário Travessia CB (Tarde) o tempo médio veicular foi de 99.96 s e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tempo médio veicular foi de 157.09 s.

No trecho Venancio Aires Bairro no cenário Atual (Tarde) o tempo médio veicular foi de 95.35 s no cenário Travessia CB (Tarde) o tempo médio veicular foi de 95.86 s e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tempo médio veicular foi de 103.29 s.

No trecho Venancio Aires Centro no cenário Atual (Tarde) o tempo médio veicular foi de 133.78 s no cenário Travessia CB (Tarde) o tempo médio veicular foi de 131.54 s e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tempo médio veicular foi de 149.34 s.

No trecho Venancio Aires Felipe Camarão no cenário Atual (Tarde) o tempo médio veicular foi de 109.15 s no cenário Travessia CB (Tarde) o tempo médio veicular foi de 108.42 s e no cenário Travessia Integral (Tarde) o tempo médio veicular foi de 122.13 s.

4.9.2 Volume Médio no Trecho de Mensuração do Tempo de Percurso

Os dados demonstram que:

No trecho Osvaldo Aranha BC no cenário Atual (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 1326 veículosh/, no cenário Travessia CB (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 1323 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 1342 veículos/h.

No trecho Osvaldo Aranha CB no cenário Atual (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 2126 veículosh/, no cenário Travessia CB (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 2143 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 1738 veículos/h.

No trecho Venancio Aires Bairro no cenário Atual (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 189 veículosh/, no cenário Travessia CB (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 191 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 175 veículos/h.

No trecho Venancio Aires Centro no cenário Atual (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 752 veículosh/, no cenário Travessia CB (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 763 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 687 veículos/h.

No trecho Venancio Aires Felipe Camarão no cenário Atual (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 133 veículosh/, no cenário Travessia CB (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 135 veículosh/, e no cenário Travessia Integral (Tarde) o volume médio veicular no trecho foi de 123 veículos/h.

5 Relatório Síntese

O estudo considera a implantação de travessias de pedestres junto da Estação Pronto Socorro. Desse modo, a simulação traz o cenário base, correspondendo à situação atual e dois cenários avaliando duas propostas para o local.

A primeira proposta avalia uma travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro, permitindo uma travessia semaforizada entre o Hospital de Pronto Socorro e a estação centro/bairro.
A segunda proposta avalia uma travessia semaforizada integral, permitindo a travessia de pedestres entre o pronto socorro e a Rua Felipe Camarão.

Abaixo são reportadas as principais mudanças na performance da interseção de acordo com os diferentes cenários simulados.

5.1 Nível de serviço

5.1.1 Manhã

Como não há alteração na demanda e na geometria dos cruzamentos, a simulação não detectou mudanças nos níveis de serviço das três interseções avaliadas.
No entanto, cabe destacar que as interseções da Rua Ramiro Barcelos x Av. Osvaldo Aranha e Av. Venâncio Aires x Av. Osvaldo Aranha já operam em níveis de serviços críticos, suscetíveis à rápida degradação da condição operacional caso ocorram perturbações no trânsito.

5.1.2 Tarde

Como não há alteração na demanda e na geometria dos cruzamentos, a simulação não detectou mudanças nos níveis de serviço das três interseções avaliadas.
No entanto, cabe destacar que as interseções da Rua Ramiro Barcelos x Av. Osvaldo Aranha e Av. Venâncio Aires x Av. Osvaldo Aranha já operam em níveis de serviços críticos, suscetíveis à rápida degradação da condição operacional na ocorrência de perturbações no trânsito.

5.2 Tempo de percurso

5.2.1 Manhã

Os resultados da simulação demonstram que os dois cenários propostos afetam o tempo de percurso na Av. Osvaldo Aranha, no sentido centro/bairro e afetam em menor grau o percurso da Av. Venâncio Aires para a Rua Felipe Camarão.c ### Tarde
Pela tarde os efeitos negativos dos cenários propostos afetam mais percursos. É possível identificar que os cenários propostos afetam negativamente os percursos da Av. Osvaldo Aranha no sentido centro/bairro; e todos os percursos com origem na Av. Venâncio Aires com destino ao bairro, ao centro e à Rua Felipe Camarão.
Merece ser destacado que os dois cenários propostos afetam os tempos de percurso na mesma magnitude, com diferenças desprezíveis entre um cenário e outro.

5.3 Tamanho Médio de filas

Os cenários avaliados não apresentaram variações significativas nos tamanhos de fila nos picos da manhã e tarde.

5.4 Volume médio

5.4.1 Manhã

No cenário da manhã o cenário atual apresenta volume no sentido bairro/centro de 2199 veículos/hora. O cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro apresenta volume de 2195 veículos/hora no sentido bairro/centro e, o cenário com travessia integral apresenta volume no sentido bairro/centro de 2121 veículos/hora.
No sentido centro/bairro o cenário atual apresenta volume de 1559 veículos/hora. O cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro apresenta volume de 1558 veículos/hora no sentido centro/bairro e, por fim, o cenário com travessia integral apresenta volume no sentido centro/bairro de 1498 veículos/hora.
Estes resultados indicam que apenas o cenário com travessia integral prejudica a capacidade da via. De acordo com os dados é possível verificar que o cenário com travessia integral reduz o volume horário no sentido bairro centro de 2199 veículos para 2121. No sentido centro/bairro identifica-se a redução de 1559 para 1498 veículos atendidos.

5.4.2 Tarde

Pela tarde, os dados da simulação indicam impactos mais significativos, sobretudo no cenário com travessia integral. Considerando a performance da instalação no sentido bairro/centro o cenário atual apresenta um volume de 2391 veículos/hora. Quando se avalia o cenário com t travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro, o volume bairro/centro é de 2400 veículos/hora. Por sua vez, o cenário com travessia integral apresenta volume de 2333 veículos/hora.
Já quando se considera a performance da instalação no sentido centro/ bairro o cenário atual apresenta um volume de 2189 veículos/hora. Quando se avalia o cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro, o volume centro/ bairro é de 2200 veículos/hora. Por fim, o cenário com travessia integral apresenta volume de 1803 veículos/hora no sentido centro/bairro.
Estes dados demonstram que o cenário com travessia integral, simulando a restrição no sentido bairro/centro em função do semáforo junto da interseção com a Rua Felipe Camarão gera prejuízos não apenas ao sentido bairro/centro; mas também ao sentido centro/bairro.
Isso ocorre porque as restrições pela nova retenção no semáforo bairro/centro acarretam a propagação de filas que dificulta o esvaziamento da interseção da Av. Venâncio Aires x Av. Osvaldo Aranha. Essa dificuldade no esvaziamento da interseção reduz a progressão do volume centro/bairro, reduzindo a capacidade do eixo nesse sentido. Gráfico 4. Volume médio por pico e cenário.

5.5 Velocidade média

O desempenho de velocidade média na instalação simulada apresenta comportamentos semelhantes nos picos da manhã e da tarde.

5.5.1 Manhã

Pela manhã, a velocidade média no cenário atual e no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro não apresenta grande diferença. No cenário atual a velocidade média no sentido bairro/centro é de 19,6 km/h, enquanto no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro a velocidade média no sentido bairro/centro é de 19,5 km/h – uma vez que a travessia no sentido oposto não afeta significativamente o fluxo. No cenário com travessia integral, a velocidade média no sentido bairro/centro foi de 20 km/h. Desse modo, as diferenças verificadas são inferiores a 1 km/h, sendo provavelmente provenientes da estocasticidade da simulação e não das condições operacionais simuladas.
Por outro lado, quando se avalia o sentido centro/bairro, os resultados apresentam variações mais sensíveis. No cenário atual a velocidade média no sentido centro/bairro é de 22,8 km/h; muito próxima da velocidade do cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro de 23,1 km/h. Já o cenário com travessia integral apresenta velocidade média de 16,9 km/k no sentido centro/bairro. Essa diferença se deve ao que foi apresentado no tópico sobre os volumes médios, que identifica a dificuldade de esvaziamento da interseção da Av. Venâncio Aires x Av. Osvaldo Aranha. Nessa situação a mesma restrição que reduz a capacidade no sentido centro/bairro, também reduz a velocidade média na instalação.

5.5.2 Tarde

Pela tarde, a velocidade média no cenário atual e no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro não apresenta grande diferença. No cenário atual a velocidade média no sentido bairro/centro é de 19,2 km/h, enquanto no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro a velocidade média no sentido bairro/centro é de 19,4 km/h – uma vez que a travessia no sentido oposto não afeta significativamente o fluxo. No cenário com travessia integral, a velocidade média no sentido bairro/centro foi de 20,7 km/h.
Por outro lado, quando se avalia o sentido centro/bairro, os resultados apresentam variações mais sensíveis. No cenário atual a velocidade média no sentido centro/bairro é de 22,7 km/h; a mesma velocidade do cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro de 20,7 km/h. Já o cenário com travessia integral apresenta velocidade média de 16,1 km/k no sentido centro/bairro. Mais uma vez, essa diferença se deve à dificuldade de esvaziamento da interseção da Av. Venâncio Aires x Av. Osvaldo Aranha. Nessa situação a mesma restrição que reduz a capacidade no sentido centro/bairro, também reduz a velocidade média na instalação.

5.6 Atraso médio

5.6.1 Manhã

Pela manhã, o cenário atual e o cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro não apresentam diferenças significativas nos sentidos bairro/centro e centro/bairro. Por outro lado, o cenário com travessia integral eleva o atraso médio nos dois sentidos da Av. Osvaldo Aranha. No sentido bairro/centro, no cenário com travessia integral, o atraso médio passa dos atuais 221 segundos para 240 segundos. Já no sentido centro/bairro, no cenário com travessia integral, o atraso médio passa dos atuais 14 segundos para 64 segundos.
Mais uma vez, o cenário com travessia integral, em comparação ao demais cenários incorpora uma restrição no sentido bairro/centro afetando com maior intensidade o sentido centro/bairro. Esse efeito no sentido oposto é resultante da dificuldade de esvaziamento da Interseção da Av. Venâncio Aires x Av. Osvaldo Aranha que causa restrições à progressão do fluxo centro/bairro.
### Tarde
Pela tarde, o cenário atual e o cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro não apresentam diferenças significativas nos sentidos bairro/centro e centro/bairro. Por outro lado, o cenário com travessia integral eleva o atraso médio nos dois sentidos da Av. Osvaldo Aranha – reproduzindo os efeitos verificados nos cenários do pico da manhã.
No sentido bairro/centro, no cenário atual o atraso é de 299 segundos, e no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro, o atraso no sentido bairro/centro é de 298 segundos, a manutenção dos mesmos padrões de atraso ocorre porque a travessia simulada não afeta o sentido oposto de circulação do eixo da Av. Osvaldo Aranha. Porém, no cenário com travessia integral, o atraso médio no sentido bairro/centro passa dos atuais 299 segundos para 321 segundos.
Quando se avaliam os atrasos no sentido centro/bairro, o cenário atual e com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro apresentam desempenho semelhante ao redor de 26 segundos de atraso. Já no cenário com travessia integral, o atraso no sentido centro/bairro passa dos 26 segundos para 87 segundos. Como já mencionado, o cenário com travessia integral, em comparação ao demais cenários incorpora uma restrição no sentido bairro/centro afetando com maior intensidade o sentido centro/bairro. Esse efeito no sentido oposto é resultante da dificuldade de esvaziamento da Interseção da Av. Venâncio Aires x Av. Osvaldo Aranha que causa restrições à progressão do fluxo centro/bairro.

5.7 Taxa de Ocupação

5.7.1 Manhã

Pela manhã, o cenário atual e de travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro apresentam taxas de ocupação semelhantes em ambos os sentidos. Com diferenças significativas apenas no cenário com travessia integral.
O cenário atual apresenta no sentido bairro/centro uma taxa de ocupação de 59%, mesmo percentual verificado no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro. Já o cenário com travessia integral apresenta uma taxa de ocupação de 60% no sentido bairro/ centro.
Por sua vez, no sentido centro/ bairro, o cenário atual apresenta uma taxa de ocupação de 33%, percentual muito próximo aos 32% verificados no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro. Já o cenário com travessia integral apresenta a maior taxa de ocupação no pico da manhã, com ocupação de 77% no sentido centro/bairro.

5.7.2 Tarde

Pela tarde, o cenário atual e de travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro apresentam taxas de ocupação semelhantes em ambos os sentidos. Com diferenças significativas apenas no cenário com travessia integral.
O cenário atual apresenta no sentido bairro/centro uma taxa de ocupação de 62%, mesmo percentual verificado no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro. Já o cenário com travessia integral apresenta uma taxa de ocupação de 68% no sentido bairro/ centro.
Por sua vez, no sentido centro/ bairro, o cenário atual apresenta uma taxa de ocupação de 56%, mesmo percentual verificado no cenário com travessia de pedestres semaforizada apenas na faixa de rolamento centro/bairro. Por fim, o cenário com travessia integral apresenta a maior taxa de ocupação no pico tarde, de 88% no sentido centro/bairro. Gráfico 7. Taxa média de ocupação por pico e cenário.

5.7.2.1 Dados da Sessão

R version 3.6.2 (2019-12-12)

Platform: x86_64-pc-linux-gnu (64-bit)

locale: LC_CTYPE=en_US.UTF-8, LC_NUMERIC=C, LC_TIME=en_US.UTF-8, LC_COLLATE=en_US.UTF-8, LC_MONETARY=en_US.UTF-8, LC_MESSAGES=C, LC_PAPER=en_US.UTF-8, LC_NAME=C, LC_ADDRESS=C, LC_TELEPHONE=C, LC_MEASUREMENT=en_US.UTF-8 and LC_IDENTIFICATION=C

attached base packages:

  • stats
  • graphics
  • grDevices
  • utils
  • datasets
  • methods
  • base

other attached packages:

  • pander(v.0.6.4)
  • reshape2(v.1.4.4)
  • DT(v.0.18)
  • geosphere(v.1.5-14)
  • lwgeom(v.0.2-7)
  • sf(v.1.0-14)
  • forcats(v.0.5.1)
  • stringr(v.1.5.1)
  • purrr(v.1.0.1)
  • readr(v.2.1.4)
  • tibble(v.3.2.1)
  • tidyverse(v.1.3.2)
  • ggplot2(v.3.4.4)
  • mapview(v.2.10.0)
  • sp(v.2.1-2)
  • tidyr(v.1.3.0.9000)
  • dplyr(v.1.1.4)
  • jsonlite(v.1.8.7)
  • readxl(v.1.3.1)

loaded via a namespace (and not attached):

  • fs(v.1.6.3)
  • satellite(v.1.0.2)
  • lubridate(v.1.8.0)
  • webshot(v.0.5.2)
  • httr(v.1.4.7)
  • tools(v.3.6.2)
  • backports(v.1.4.1)
  • bslib(v.0.6.0)
  • utf8(v.1.2.4)
  • R6(v.2.5.1)
  • KernSmooth(v.2.23-16)
  • DBI(v.1.1.3)
  • colorspace(v.2.1-0)
  • raster(v.3.6-26)
  • withr(v.2.5.2)
  • tidyselect(v.1.2.0)
  • leaflet(v.2.2.1.9000)
  • compiler(v.3.6.2)
  • leafem(v.0.1.6)
  • cli(v.3.6.1)
  • rvest(v.1.0.3)
  • xml2(v.1.3.3)
  • labeling(v.0.4.3)
  • sass(v.0.4.7)
  • scales(v.1.3.0)
  • classInt(v.0.4-10)
  • proxy(v.0.4-27)
  • systemfonts(v.1.0.4)
  • digest(v.0.6.33)
  • rmarkdown(v.2.25)
  • svglite(v.2.0.0)
  • base64enc(v.0.1-3)
  • pkgconfig(v.2.0.3)
  • htmltools(v.0.5.7)
  • dbplyr(v.2.1.1)
  • fastmap(v.1.1.1)
  • highr(v.0.10)
  • htmlwidgets(v.1.6.3)
  • rlang(v.1.1.2)
  • rstudioapi(v.0.14)
  • farver(v.2.1.1)
  • jquerylib(v.0.1.4)
  • generics(v.0.1.3)
  • crosstalk(v.1.2.1)
  • googlesheets4(v.1.0.0)
  • magrittr(v.2.0.3)
  • s2(v.1.1.4)
  • Rcpp(v.1.0.11)
  • munsell(v.0.5.0)
  • fansi(v.1.0.5)
  • lifecycle(v.1.0.4)
  • terra(v.1.7-55)
  • stringi(v.1.8.2)
  • yaml(v.2.3.7)
  • plyr(v.1.8.7)
  • grid(v.3.6.2)
  • crayon(v.1.5.2)
  • lattice(v.0.20-38)
  • haven(v.2.5.1)
  • hms(v.1.1.3)
  • leafpop(v.0.1.0)
  • knitr(v.1.45)
  • pillar(v.1.9.0)
  • uuid(v.1.1-0)
  • codetools(v.0.2-16)
  • stats4(v.3.6.2)
  • wk(v.0.9.0)
  • reprex(v.2.0.2)
  • glue(v.1.6.2)
  • evaluate(v.0.23)
  • leaflet.providers(v.2.0.0)
  • modelr(v.0.1.8)
  • png(v.0.1-8)
  • vctrs(v.0.6.4)
  • tzdb(v.0.4.0)
  • cellranger(v.1.1.0)
  • gtable(v.0.3.4)
  • assertthat(v.0.2.1)
  • cachem(v.1.0.8)
  • xfun(v.0.41)
  • broom(v.1.0.3)
  • e1071(v.1.7-13)
  • class(v.7.3-15)
  • googledrive(v.2.0.0)
  • gargle(v.1.2.0)
  • units(v.0.8-4)
  • ellipsis(v.0.3.2)
  • brew(v.1.0-6)