INTRODUÇÃO:

A incidência de doenças relacionadas à má alimentação vem aumentando nos últimos anos, isso se dá não só de uma dieta desregulada, mas também de vegetais, verduras e legumes cultivados com o uso de agrotóxicos, que podem provocar leucemia, Parkinson, lesões no fígado, pele e pulmão e até mesmo câncer¹. Com isso, este projeto busca a implementação de um meio para tornar a alimentação mais saudável para os alunos do CE Dr. João Bazet, trazendo uma horta hidropônica vertical e atividades de sustentabilidade. A horta hidropônica vertical tem como objetivo diminuir o uso do espaço que uma horta normal ocuparia e a baixa necessidade de irrigação, por serem um tipo de horta que não usa terra e sim uma solução de água enriquecida com nutrientes, que serão instaladas nas paredes e muros da escola, sem que ocupe grandes áreas. Serão utilizadas garrafas pet, canos PVC, nutrientes para a água, abraçadeiras e sementes de hortaliças. As atividades sustentáveis terão o objetivo de unir os alunos trazendo uma interação onde possam compartilhar e adquirir experiências e conhecimentos sobre plantação e cuidados com a horta. Tornando possível com um tempo que essas hortaliças sejam utilizadas no cardápio e na alimentação dos alunos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O termo hidroponia,[…] foi primeiramente utilizado em 1940 pelo Dr. Willian Frederick Gericke, da Universidade da Califórnia. Ele desenvolveu uma técnica de cultivo sem solo onde se cultivou frutas, cereais, flores e tubérculos em larga escala e apresentou um trabalho no qual pesquisou a fisiologia, nutrição e crescimento das plantas². A agricultura vertical é a prática do cultivo de hortaliças e outras culturas verticalmente. Essa metodologia de agricultura é totalmente eficiente já que não ocupa tanto espaço o que promove a sustentabilidade. Surgiu frente à necessidade de novas metodologias de cultivo, principalmente em grandes cidades, por conta da dificuldade de encontrar hortaliças e alimentos frescos de modo acessível. Ela apresenta muitos benefícios, principalmente sociais e ambientais, como aconteceu em Singapura, que revolucionou com a primeira fazenda vertical chamada Sky Greens em 2012. As espécies de plantas possíveis de serem cultivadas em uma horta hidropônica e as mais produzidas são alface, rúcula, agrião, salsa e legumes.

MODELO PROPOSTO:

As atividades da horta vão ser realizadas de 15 em 15 dias no período final das aulas do professor que aceitar contribuir para a realização das atividades, com o intuito de manutenção dos canos (limpeza de impurezas, troca da água e medição dos nutrientes), colheita e por novas plantas. Serão confeccionadas duas hortas hidropônicas, com materiais disponibilizados pela escola e colocados no muro em frente ao refeitório do colégio. Na horta, serão plantados alface, cebolinha, rúcula, couve e tomate. As hortas terão as seguintes dimensões, 1,00m de largura e 1,20m de altura terá o formato em S, os canos com diâmetro de 75mm e 1,00m de comprimento, 5 garrafas PET de 23cm x 10cm. Começaremos instalando as abraçadeiras na parede com a ajuda de uma furadeira, passaremos os canos por dentro das abraçadeiras e faremos as ligações deles, cortaremos as garrafas pet e utilizaremos a parte de baixo para a germinação inicial da muda, utilizando a terra é o adubo, após germinadas as mudas serão realocadas para as partes de cima das garrafas PET, cortadas anteriormente, colocando as raízes no bocal em contato com a água, iniciando o processo de desenvolvimento e colheita das hortaliças. A manutenção consiste em retirar as garrafas PET e limpar os canos por dentro caso haja a presença de lodo ou mofo, adicionar ou controlar os nutrientes dispostos na água. Teremos 2 equipes, formadas respectivamente por alunos do turno da manhã e da tarde, composta de 3-5 alunos, com um professor responsável, que disponibilizará um tempo definido para a realização das atividades sustentáveis. Na primeira quinzena do mês, a equipe de alunos do turno da manhã será responsável pela manutenção da horta e na segunda a segunda equipe realizará o mesmo, consecutivamente.

CRONOGRAMA:

RESULTADOS:

Os resultados foram obtidos com base na resposta de 39 pessoas, obtivemos respostas da maioria de alunos, responsáveis e nenhuma de professores.

Como resultados tivemos a maior quantidade de respostas dos alunos do sétimo ano, do terceiro ano e o segundo ano do ensino médio respectivamente.

O próximo gráfico mostra que grande parte dos alunos gostariam de participar das atividades da horta.

CONCLUSÃO:

Os alunos estão empenhados em ajudar o projeto, para manter um ambiente sustentável na escola para melhorar a alimentação dos estudantes.

REFERÊNCIAS:

¹Governo da Bahia.Impactos Dos Agrotóxicos Na Saúde Da População e Saúde Ambiental.2021/05.Disponível em:https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/Cartilha-sobre-impactos-dos-agrotoxicos-na-saude-da-populacao-e-saude-ambiental.pdf.Acessado em 19/06/2024 ²LAY-ANG, Giorgia. “Hidroponia”; Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hidroponia.htm. Acesso em 26 de junho de 2024.