PetroRio

 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autor

Natan Henrique Alves

Data de Publicação

21 de maio de 2024

1. Resumo da Empresa

A PetroRio, fundada em 2009, é uma empresa brasileira de capital aberto com sede no Rio de Janeiro. Atua na produção, exploração, comercialização e transporte de petróleo e gás natural, sendo atualmente a maior petroleira independente do Brasil e uma das dez maiores produtoras do país.

Seu foco principal reside na gestão eficiente de campos maduros, através da expertise em recuperação de ativos em produção, otimização de custos e implementação de inovações tecnológicas. A PetroRio se destaca por sua sólida plataforma de crescimento, visando a geração de valor para seus acionistas e o compromisso com a sustentabilidade.

2. Justificativa para a Escolha

O presente relatório é a etapa final de um extenso processo de seleção entre duas empresas, PetroRio e Vale. A escolha foi feita com base em indicadores contábeis e de Bolsa. O insumo básico para a elaboração dos indicadores Contábeis e de Bolsa foram as demonstrações financeiras das empresas, retiradas do Site da B3.

A consistência temporal nesses indicadores foi a característica objetiva. PetroRio apresentou os melhores indicadores contábeis, porém a Vale tem um considerável desempenho nos indicadores de Bolsa. Porém, quando avaliamos a consistência dos indicadores de Bolsa, a evolução apresentada pela PetroRio é notória, com uma evolução gradual e consistente. Já a Vale, que apresenta indicadores atraentes nesse aspecto, vem sofrendo uma constante deterioração ao longo do tempo, tendo uma nítida piora no ano de 2023 quando comparado a 2022 e, principalmente, a 2021. A tabela abaixo nos dá um bom exemplo, mostrando a evolução do Lucro Por Ação entre 2021 até 2023.

Lucro Por Ação

Empresas Ano.2021 Ano.2022 Ano.2023
Prio3 LPA(1,51) LPA(4,13) LPA(5,83)
Vale3 LPA(25,39) LPA(20,15) LPA(8,93)

3. Introdução

Um Relatório da Administração, também conhecido como Relatório da Diretoria ou Relatório de Gestão, é um documento preparado e divulgado pelas empresas listadas em bolsa de valores como parte de suas demonstrações financeiras anuais. Este relatório é uma ferramenta fundamental de comunicação entre a administração da empresa e seus acionistas, investidores, reguladores e o público em geral.

O Relatório da Administração é, portanto, um documento essencial que oferece uma visão abrangente e detalhada sobre o desempenho e a gestão da empresa, reforçando a comunicação e a transparência com todos os stakeholders.

Sendo assim, é muito importante ter como base na avaliação da empresa o parecer da administração, tanto para os eventos que já ocorreram, como também para conhecer os planos futuros da empresa e se esses planos são condizentes com os objetivos do investidor.

4. Desempenho Operacional

Em 2021, a PRIO conseguiu cumprir alguns de seus principais objetivos, como a redução do lifting cost e o aumento da capacidade produtiva, alcançando a marca de 11 milhões de barris vendidos, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. A PRIO atingiu sua meta de redução de custos e crescimento na produção.

A empresa opera em quatro campos:

  • FRADE

  • POUVO e TUBARÃO MARTELO (TBMT)

  • WAHOO

  • CAMPO DE GÁS NATURAL DE MANATI

Esses campos mantiveram um relativo grau de eficiência operacional, com destaque para o campo de WAHOO, do qual a PRIO agora detém 64,3%. Além disso, visando uma estratégia de otimização operacional, foi anunciada a criação de um novo cluster com previsão de operação para o início de 2024. Por fim, também é relevante mencionar os impactos trazidos pela variação do câmbio que gerou um resultado financeiro negativo em 559 milhões de Reais.

No ano de 2022, a PRIO manteve seu crescimento e aumentou sua capacidade produtiva, com um aumento na produção de 28% em comparação ao ano anterior. Destaca-se o campo de FRADES, que teve um aumento de 48% em relação ao ano anterior. O resultado operacional foi negativo, decorrente dos juros maiores sobre a dívida e o financiamento.

No último ano analisado (2023), a empresa continuou mostrando evolução em relação ao aumento da capacidade produtiva, além de ter mantido a trajetória de queda dos custos operacionais. Foi registrado um crescimento de 118% na produção média em relação ao ano anterior. Neste ano o resultado financeiro foi negativo, pois ainda sofre impactos dos maiores juros de empréstimos e financiamentos.

4.1 Lifting Cost

4.2 EBITDA

Indicador Ano.2021 Ano.2022 Ano.2023
EBITDA 2.992.578 951.275 1.855.690
margem EBITDA 68% 77% 77%
Evolução - -68% 95%

4.3 Lucro

Indicador Ano.2021 Ano.2022 Ano.2023
Lucro Líquido 1.333.046 3.402046 5.179.905
Evolução - 155,20% 52,25%
LPA 1,5177 4,1355 5,8383
Evolução - 172,48% 41,17%

5. Dívidas e Investimentos

Em 2021, a PRIO conseguiu criar maior robustez na estrutura de capital, com foco no horizonte de longo prazo, substituindo suas dívidas de curto prazo por aquelas que apresentam maior duration.

Em 2022, a empresa buscou criar maior liquidez com a emissão de debêntures, visando investir no plano de redesenvolvimento de Frades, além da aquisição de potenciais novos ativos. O objetivo é reforçar a posição de caixa e robustez de sua estrutura de capital.

Em 2023, o foco foi o pagamento e a renegociação de dívidas, reduzindo os custos das que foram renegociadas. Além disso, o custo e o duration das dívidas foram mantidos em patamares aceitáveis para a empresa.

6. Ações

No quarto trimestre de 2023, foi dado continuidade ao programa de recompra de ações da empresa com o objetivo de preservar o valor das cotações, foi pago o montante de 16 milhões de dólares por 1,8 milhões de ações.

O gráfico abaixo mostra a evolução no valor das ações entre os períodos de 2021 até o ano de 2024.

Fote : B3

7. Auditor Independente

Segue a baixo o parecer do Auditor independente sobre as demostrações contábeis apresentadas pela PetroRio, referentes ao exercício de 2023.

“Em nossa opinião, as demonstrações contábeis referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, individual e consolidada, da Companhia em 31 de dezembro de 2023, o desempenho individual e consolidado de suas operações e os seus respectivos fluxos de caixa individuais e consolidados para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório financeiro (IFRS) emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB).”

8. Conclusão

Uma das principais metas da PRIO é a redução do lifting cost, que se refere aos custos operacionais diretamente associados à produção de petróleo e gás após a perfuração dos poços. Para eles, essa é a melhor forma de se proteger da volatilidade do Brent. Nesse quesito, a PRIO obteve grande sucesso, conseguindo uma queda regular nesse indicador. No quarto trimestre de 2021, o lifting cost da PRIO foi de 11,8 dólares por barril (USD/bbl), enquanto no quarto trimestre de 2023, conseguiram reduzir esse número para 6,8 dólares por barril (USD/bbl), obtendo uma redução de 42,37%. Sendo assim, é possível afirmar que a empresa tem mantido seu planejamento e vem cumprindo com suas metas principais.