O CEPEA é o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, uma instituição brasileira vinculada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo do CEPEA é realizar pesquisas e estudos econômicos aplicados ao agronegócio brasileiro, fornecendo informações relevantes e análises para produtores, empresários, governos e demais agentes do setor.
É uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil. Sua principal missão é promover a segurança alimentar e o abastecimento público por meio da gestão de estoques estratégicos, da realização de pesquisas e análises de mercado agrícola, do monitoramento da safra agrícola brasileira e da execução de programas governamentais relacionados à agricultura.
Em resumo, a maioria dos estados produtores passaram por difculdades de cunho climático.
Com o plantio já ultrapassando os 99% da área prevista, as atenções agora se voltam para as precipitações ocorridas e as previsões de chuvas.
Mato Grosso: a semeadura foi concluída no estado. O clima tem sido bastante favorável ao grão na maior parte das lavouras.
Paraná: com o plantio praticamente finalizado, as atenções agora se voltam para a irregularidade das precipitações no estado.
Para a safra 2023/24, a Conab prevê uma produção total de 111 milhões de toneladas de milho, um decréscimo esperado de 15,9%, comparada à safra anterior.
Em relação aos dados da demanda doméstica, a companhia acredita que 83,9 milhões de toneladas de milho da safra 2023/24 deverão ser consumidos internamente ao longo de 2024, ou seja, um aumento de 5,5% comparativamente à safra anterior.
Importações : Levando em consideração os dados apresentados, a Conab preve um aumento das importações, projetada em 2,5 milhões de toneladas.
Exportações : A Conab preve uma exportação de 31 milhões de toneladas, o que significa uma queda de 43,3% em relação a safra 2022/23.