Licença
Este trabalho está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite <http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/> ou envie uma carta para Creative Commons, PO Box 1866, Mountain View, CA 94042, EUA.
1 Quem É o Professor
Começou na barbearia aos 31 anos de idade,Virgílio começou a fazer os seus primeiros corte de cabelo. O jovem empresário hoje aos 41 anos de idade e já com mais de 10 anos na profissão de barbeiro é dono da sua própria barbearia e já emprega mais de 4 pessoas em sua equipe levando sustendo para suas famílias através da barbearia.
Virgílio que é conhecido como Barba também compartilha seu conhecimento em cursos e workshop com sua metodologia simples e prática de aprender, com destaque para participaçõe em Projetos Socias nos bairros do distrito de Icoaraci, Estado do Pará - Brasil.
O Barba, possui diversos cursos, tais como: Barbeiro, Barba, Pigmentação e Corte Atualizado, feitos com renomados Profissionais a nível Nacional.
2 O Que Vou Aprender?
Você vai aprender muito mais do que apenas cortar cabelo, você vai dominar todas as técnicas para se tornar um Barbeiro Profissional Completo, confira:
- Lista de Equipamentos/Materiais para Iniciar;
- Como Usar os Equipamentos;
- Cuidados Essenciais;
- Primeiro Corte de Cabelo;
- Técnicas de Tesoura;
- Técnicas de Navalha;
- Corte Social(Tesoura);
- Corte Social(Máquina);
- Técnica do Pezinho;
- Técnica da Sobrancelha;
- Técnicas de Fade/Degradê;
- High Fade(Degradê Alto);
- Mid Fade(Degradê Médio);
- LOW Fade(Degradê Baixo);
E MUITO, MUITO MAIS
3 História da Barbearia
A profissão de Barbeiro é uma das mais antiga da humanidade. Achados arqueológicos, como pentes e navalhas feitas de pedra, mostram que a preocupação com as madeixas vem da pré-história.
No Egito antigo, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao ápice.os barbeiros viajavam até seus clientes, a maioria padres, e utilizavam giletes que eram parecidas com pequenos machados com cabos curvados, que eram carregados em uma cesta tecida.
O exercício do Ofício dos Barbeiros remonta a Antiguidade Clássica, os usos, funções e atribuições do termo passaram por diversas transformações ao longo da História. Inicialmente o Barbeiro, ou como era mais usual, o Cirurgião-barbeiro, acumulava um espectro de funções mais amplo do que na contemporaneidade.
E foi apenas em 1096 na França, que foi formada a primeira organização de barbeiros, sendo eles os barbeiros cirurgiões e os barbeiros dentistas, que foram se espalhando por toda a Europa. Eles também eram médicos da época (loucura, né?), pois realizavam cirurgias nos ferimentos de camponeses. Na época, tanto as pessoas da alta realeza, quanto as comuns vinham às barbearias para tratar suas doenças, barbear-se e cortar o cabelo, e foi assim até o ano de 1416
Ser Barbeiro na antiguidade era uma profissão de prestigio social, que garantia status e independência financeira para quem a exercia. Ao longo dos séculos, a profissão passou por diversas transformações, sobretudo com o advento das ciências médicas e a institucionalização da medicina, que procuravam sancionar o direito dos Barbeiros de atuar como cirurgiões, dentistas e, de prescrever erva e medicamentos.
Com o passar do tempo, o embate entre médicos e dentistas – ligados à formalização destas profissões junto às universidades – e os Cirurgiões-barbeiros, cuja profissão era perpetuada por meio da oralidade e da tradição, levou gradativamente a redução considerável do espectro de funções dos Barbeiros.
Já no século XIX suas atribuições já estavam oficialmente restritas ao corte de cabelos e barba e deste então esta tradicional profissão, vem se adaptando e reinventando ao longo dos anos através das vicissitudes do tempo.
Cada vez mais os novos padrões impuseram à população a necessidade da procura por profissionais altamente especializados como: médicos, dentistas, farmacêuticos, todos devidamente diplomados e regulamentados pelo Estado. Assim, essa reformulação do mundo do trabalho leva os diplomas e qualificações a adquirem maior valor do que a experiência dos barbeiros (ANTUNES, 1995).
3.1 O Poste de Barbeiro (Barbe Pole)
3.1.1 História do Barbe Pole
O poste clássico das barbearias, ou Barber Pole em inglês, começa na Idade Média, aquele que geralmente é colocado em frente às barbearias, tem sua origem da época das guerras, pois serviam para sinalizar aos feridos a uma distância considerável que ali eles encontrariam recursos para seus ferimentos, cortes e auxílio à saúde.
As bandagens eram penduradas nas portas das barbearias, num poste, e devido à ação do vento, ficavam enroladas. Assim, nasceu o símbolo indicativo de que ali trabalhava um barbeiro.
O poste giratório de padrão azul-vermelho-branco, que simboliza a barbearia clássica, nasceu do ofício de sangrador que o barbeiro também exercia. A princípio seria somente vermelho e branco, com a cor branca representando as bandagens utilizadas para estancar o sangramento, simbolizado pela cor vermelha.
A cor azul, adicionada posteriormente, pode ser explicada de três maneiras: por simbolizar o sangue venoso; ou o azul com branco teria surgido para diferenciar os barbeiros que não faziam sangria; ou por questões de patriotismo, mais notadamente nos EUA, onde se combinava as três cores no padrão conhecido ainda hoje.
4 Gestão da Beleza
A grande tendência da atualidade é a personalização, principalmente no que se refere à Imagem Pessoal. A criação da beleza com estilo estabelece uma identidade personalizada. Isso é Gestão em Beleza!
O trabalho de Gestão em Beleza se inicia com a análise da constituição física do cliente, seu porte, seu andar, seus gestos, o modo se sentar de falar, o formato de seu rosto, feições e proporções faciais, a lateralidade do rosto e a cor da pele.
O formato do rosto é determinado pela sua estrutura óssea. Ao observar um rosto, coloque o cabelo para trás para revelar toda a sua linha.
Os pontos principais a serem observados são a altura e a largura da testa, o formato das maçãs do rosto e o formato da mandíbula.
4.1 Leitura Facial
Comprimento: quando um rosto for longo, chamaremos de Vertical; do contrário Horizontal.
Formato: utilizamos três marcações no próprio rosto para identificarmos sua forma.
- Testa da nascente frontal até a sobrancelha;
- Têmporas da sobrancelha até o nariz;
- Da ponta do nariz ao queixo.
Linhas Internas: é tudo aquilo que está dentro do formato do rosto: nariz, boca, bochechas, olhos, etc. As linhas internas são classificadas como:
- Angulosas (Losangular, Quadrado, Retangular, Hexagonal).
- Arredondadas (Oval, Redondo, Triangular).
4.2 Fatores Complementares
Além do formato do rosto existem fatores importantes que devem ser observados antes da escolha de um corte, no momento da Entrevista e da Anamnese:
Grupo anatômico: diz respeito a todos as características do biotipo humano
Formato da cabeça
- Cabeça Plana;
- Cabeça Pronunciada;
- Cabeça Alta;
- Cabeça Baixa;
Fios
- Nascente/Direção do fio: roda moinhos, para frente, cabelo em pé;
- Falhas/Cicatrizes: calvícies, entradas, cirurgias plásticas.
Pescoço
- Largura;
- Altura;
4.3 Tipos de Rosto
Estar sempre em dia com o visual é muito bom e uma estratégia que pode te ajudar com isso, é conhecer o melhor corte de cabelo para cada tipo de rosto.
Muita gente pode achar que isso é uma grande besteira ou que não faz muito sentido, mas bastam alguns cliques e uma pesquisa não muito ampla, para saber que estar com o corte de cabelo ideal para o seu tipo de rosto pode mudar sua visionomia, ressaltando o que você tem de melhor e te deixando mais bonito.
Nesse contexto será apresentado os principais tipos de Rosto para pessoas de biotipo brasileiro.
4.3.1 Oval
Rosto vertical com linhas internas arredondadas. A “maçã” do rosto é levemente saliente e desce até acurva da mandíbula, que começa na altura da boca. Sua variação é a testa um pouco mais alongada e o queixo maior e o nariz longo.
4.3.2 Quadrado e Retangular
Rosto vertical com linhas internas angulosas. Possui ângulos retos, testa retangular e têmporas não muito profundas. A “maçã” do rosto não é muito saliente e desce até a mandíbula quase verticalmente. É um rosto horizontal.
4.3.3 Triangular Invertido
Rosto horizontal e linhas internas angulosas. Testa larga e a mandíbula estreita com queixo pontudo, nem sempre pronunciado. Olhos espaçados, “maçãs” do rosto não muito pronunciadas, nem as têmporas profundas.
4.3.4 Triangular
Rosto horizontal e linhas internas arredondadas. Apresenta mandíbula larga e quadrada enquanto a testa é pequena estreita. As “maçãs” do rosto geralmente não são muito pronunciadas, porém as têmporas são profundas, ao contrário dos outros formatos, a linha da “maçã” do rosto até a mandíbula, inclina-se para fora.
4.3.5 Redondo
Rosto e linhas internas arredondadas e leitura horizontal. Poucos ângulos, a testa e o queixo são menores que nos rostos ovais e os olhos são mais espaçados que o tradicional. O formato dos olhos e do nariz é arredondado, assim como a linha do cabelo.
4.3.6 Losangular(Diamante)
Rosto horizontal e linhas angulosas. Muito parecido com o triangular invertido, ambos tem as “maçãs” do rosto pronunciadas, quase nenhuma definição no maxilar e o queixo pequeno. A diferença está na testa, que não é tão larga e em vez de ser reta, forma uma ponta ou curva pronunciada.
4.3.7 Hexagonal
Rosto com linhas internas angulosas e com variação em sua leitura, podendo esta ser de forma vertical ou horizontal. É bastante angular, a testa em forma de trapézio e a linha do cabelo é curta e reta. Devido aos traços mais angulares, este rosto é geralmente mais marcante, podendo haver variações na testa e no queixo.
5 Ferramentas Para Barbeiros
Seja você ainda pesquisando como se tornar um barbeiro ou seja dono de uma barbearia há décadas, você provavelmente descobrirá ao longo do caminho. Certas ferramentas para barbeiros não são apenas conveniências, mas sim necessidades.
5.1 Tesouras
Ferramentas elétricas como máquinas de cortar cabelo, barbeadores elétricos e aparadores se tornaram bastante populares em barbearias. Mas as tesouras e as tesouras desfiadeiras continuam sendo itens indispensáveis.
Os barbeiros podem escolher entre uma variedade de estilos, tamanhos, cabos e compensações, dependendo de suas preferências, experiência e orçamento. A maioria dos pares de alta qualidade terá um parafuso ajustável, para que você possa definir a tensão preferida.
Embora existam muitos tipos de tesouras disponíveis, três tipos são os mais comumente usados:
Tesouras convexas: essas tesouras têm bordas convexas ou biseladas no lado de corte e fornecem um corte suave e limpo. Tesouras desfiadeiras: essas tesouras têm dentes no lado de corte e são usadas para criar textura e remover volume do cabelo.
Tesouras de borda reta: essas tesouras têm lâminas retas e são usadas para técnicas específicas, como cortes com navalha.
5.2 Máquinas e Aparadores
As máquinas de cortar cabelo e os aparadores são ferramentas cruciais em qualquer estação de trabalho de um barbeiro. Com lâminas elétricas afiadas, você pode criar detalhes precisos, refinar cortes de cabelo, fazer degradês perfeitos, misturar cabelos e aparar as bordas ao redor das orelhas e do pescoço.
Essas ferramentas para barbeiros economizam tempo e oferecem versatilidade. Com diferentes pentes de máquina disponíveis para diferentes comprimentos de corte.
As máquinas de cortar cabelo geralmente têm motores mais potentes para cortar o cabelo com mais eficiência, enquanto os aparadores são mais compactos e fáceis de manusear em áreas menores.
5.4 Pentes
Um bom pente é uma ferramenta essencial para ajudar a controlar fios rebeldes durante o corte de cabelo. Os pentes são úteis para desembaraçar o cabelo, criar linhas retas e precisas, separar seções do cabelo e distribuir produtos capilares de maneira uniforme.
Ter diferentes tipos de pentes, como pentes de dentes largos e finos, oferece versatilidade durante o atendimento.
5.5 Escova de Pescoço e Capa
O conforto dos clientes é essencial durante o atendimento. Uma escova de pescoço é uma ferramenta útil para remover facilmente os pelos cortados que ficam grudados na pele, proporcionando uma experiência mais agradável para o cliente.
Além disso, uma capa é usada para proteger as roupas dos clientes de cabelos cortados, mantendo-os limpos e evitando sujeira.
6 Tipos de Cortes
6.1 Marcado
- Inicia-se o corte pelas laterais, seguindo como base um centímetro acima da base da orelha;
- Dê prosseguimento seguindo um centímetro por todo o contorno (acima da linha do acabamento);
- Fazer a limpeza do corte no ângulo de 90° na horizontal com a tesoura laser e na vertical com a tesoura dentada, a fim de tirar peso e marcações;
- Definir a franja;
- Fazer o acabamento limpo com a navalha;
6.2 Disfarcado
- Inicia-se o corte pelas laterais, seguindo como base um centímetro acima da base da orelha;
- Dê prosseguimento seguindo um centímetro por todo o contorno (acima da linha do acabamento);
- Faça um degradê perfeito no pente-corrido ou máquina, acompanhando sua base;
- Faça o corte do topo no ângulo de 90° na vertical nas laterais e na horizontal no topo, realizando a junção das mechas (inferiores e superiores).
- Fazer o acabamento limpo com a navalha;
6.3 Fade
- Inicie o corte com a máquina até a linha de execução do disfarce (parte inferior das têmporas) por todo o contorno, na altura do pente desejado pelo cliente;
- Passe a máquina de corte na parte superior fazendo um degradê perfeito, desde a parte superior das têmporas até a parte inferior, alternando entre os pentes altos e baixo da máquina de corte;
- Execute a técnica de “pente-navalha” ou desfiadeira no intuito de eliminar marcações e pontos no cabelo;
- Faça o acabamento limpo com a navalha;
6.4 Quadrado ou Flat Top
- Inicie o corte com a máquina até a linha de execução do disfarce (parte inferior das têmporas) por todo o contorno a 90°;
- Execute o disfarce até a parte superior das têmporas, lembrando sempre de fazer um degradê perfeito à máquina, alternando entre os pentes alto e baixo;
- Continue o corte na parte superior, criando uma linha imaginária, utilizando uma mecha guia por todo o topo (corte feito a 90° na horizontal, sem junção);
- Faça o acabamento limpo com a navalha.
6.5 Militar
- Inicie o corte com a máquina até a linha de execução do disfarce (parte inferior das têmporas) por todo o contorno;
- Faça um degradê perfeito, desde a parte superior das têmporas até a parte inferior, alternando entre os pentes altos e baixo da máquina de corte;
- Faça o corte do topo, realizando a junção das mechas (inferiores e superiores);
- Faça o acabamento limpo com a navalha;
6.7 Moicano Tribalistico
- Inicia-se o corte pela lateral tomando como base o meio da sobrancelha do cliente
- Siga em linha reta até a nuca baixa;
- Faça o mesmo na outra lateral;
- Faça o corte com a tesoura no ângulo de 90°, da parte frontal até a nuca baixa;
- Faça acabamento limpo e perfeito com a navalha.
6.8 Moicano Disfarçado
- Inicie o corte pela lateral executando a técnica de pente corrido até a parte superior das têmporas por todo o contorno;
- Faça o corte do topo, fazendo o acabamento;
- Acabamento limpo com a navalha.
7 Exemplos Práticos
Serão Apresentados alguns exemplos de como fazer um corte degradê rápido para Barbeiros iniciantes.
O primeiro é do barbeiro Issac Arts.
O segundo exemplo é o barbeiro Valdinei Santos
6.6 Social