ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS

NATAL/RN

Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos no Município de Natal

A Vigilância epidemiológica de acidentes por animais peçonhentos tem como base o monitoramento da ocorrência, como também a investigação das notificações. As unidades de referência realizam estas notificações que são processadas e encaminhadas às equipes de intervenção, para proceder com as ações de manejo e orientação.

O levantamento epidemiológico é realizado com base nos dados existentes nos registros dos serviços de saúde, através da investigação e busca ativa de casos, para aferir a eficiência do sistema de notificação, sendo também fundamental na recuperação de séries históricas e para análises de tendências.

Distribuição semanal dos acidentes notificados de animais peçonhentos no município de Natal/RN (2023)

Na série histórica do município de Natal, foram confirmados um total de 12718 acidentes por animais peçonhentos (AAP) em humanos (Figura 1), no período de 2019 a 2023, considerando o total anual dos respectivos anos.

Figura 1 - Distribuição dos Acidentes por Ano.

Na figura 2, observamos a distribuição dos AAP por semana epidemiológica nos últimos três anos.

Figura 2 - Distribuição dos Acidentes por periodo nos últimos três anos.

Na distribuição semanal dos acidentes notificados, podemos observar que a semana epidemiológica 52 acumula 18 casos notificados até o momento (Figura 3).

Figura 3 - Número de casos notificados por semana epidemiológica.

Considerando a distribuição de casos por tipo de animal (figura 4), observamos a prevalência de acidentes ocasionados por escorpião, chegando a um total de 2035 acidentes, o que corresponde a 83.7% dos casos notificados no ano de 2023, no município de Natal/ RN.

Figura 4 - Distribuição dos Acidentes por tipo de animal.

Quanto a distribuição de casos por classificação de gravidade (figura 5), observamos a prevalência de acidentes classificados como leve.

Figura 5 - Distribuição dos Acidentes por classificação de gravidade.

Na figura 6 se observa a distribuição da pirâmide etária dos APP notificados até o momento. É possível perceber que a população jovem e adulta (população economicamente ativa) de ambos os sexos são as mais acometidas pelos acidentes.

Figura 6 - Pirâmide etária dos APP notificados

Figura 6 - Pirâmide etária dos APP notificados

Na figura 7 se observa a distribuição dos APP por bairro. Os bairros NOSSA SENHORA DA APRESENTACAO, PAJUCARA, FELIPE CAMARAO respectivamente, apresentaram maiores destaques nas notificações dos APP. Até o momento 18 acidentes tiveram o preenchimento do bairro como ignorado.

Figura 7 - Distribuição dos APP por bairro

Distribuição da ocorrência dos APP por distrito sanitário no município de Natal/RN (2023).

Na figura 8, observamos a ocorrência dos casos prováveis por distrito sanitário de residência. Os dados nos revelam que os distritos OESTE, NORTE 1, SUL apresentam as maiores concentrações de casos.

Figura 8 - Distribuição dos APP por distrito sanitário

Distrito Leste

A região Norte I da cidade apresentou maior importância epidemiológica na semana 52. Os bairros de ALECRIM, ROCAS, PRAIA DO MEIO apresentaram maior destaque nas notificações de casos.

Figura 9 - Distribuição dos APP por bairro - Distrito Leste

Distrito Norte I

A região Norte I da cidade apresentou maior importância epidemiológica na semana 52. Os bairros de PAJUCARA, LAGOA AZUL, REDINHA apresentaram maior destaque nas notificações de casos.

Figura 10 - Distribuição dos APP por bairro - Distrito Norte I

Distrito Norte II

A região Norte II da cidade apresentou maior importância epidemiológica na semana 52. Os bairros de POTENGI, IGAPO, SALINAS apresentaram maior destaque nas notificações de casos.

Figura 11 - Distribuição dos APP por bairro - Distrito Norte II

Distrito Oeste

A região Oeste da cidade apresentou maior importância epidemiológica na semana 52. Os bairros de FELIPE CAMARAO, CIDADE NOVA, QUINTAS apresentaram maior destaque nas notificações de casos.

Figura 12 - Distribuição dos APP por bairro - Distrito Oeste

Distrito Sul

A região Sul da cidade apresentou maior importância epidemiológica na semana 52. Os bairros de PLANALTO, LAGOA NOVA, PITIMBU apresentaram maior destaque nas notificações de casos.

Figura 13 - Distribuição dos APP por bairro - Distrito Sul

Distribuição espacial das áreas de adensamento dos acidentes por animais peçonhentos.

A ocorrência dos acidentes por animais peçonhentos (AAP) são de alta importância e alerta constante para a vigilância. A região Oeste da cidade tem apresentado um maior adensamento desses eventos, no entanto, o maior número de casos encontra-se principalmente na região Norte do município. Os mapas 1 e 2 nos mostram a distribuição dos locais de concentração dos acidentes causados por animais peçonhentos. Essas áreas são classificadas por meio de eventos notificados no Sinan-Net.

Os bairros NOSSA SENHORA DA APRESENTACAO, PAJUCARA, FELIPE CAMARAO respectivamente, apresentaram maior evidência nas notificações de casos prováveis. Quanto a incidência (número de novos casos calculado pela quantidade casos x população/100.000 habitantes ), os bairros FELIPE CAMARAO, CIDADE NOVA, BOM PASTOR apresentaram maior número de casos na população por 100.000 habitantes.

O mapa 3 apresenta distribuição espacial dos acidentes por animais peçonhentos no município. A análise dessa distribuição ajuda a identificar áreas de maior risco e orienta as ações para minimizar os impactos desses acidentes na população local.

Mapa 3 - Distribuição espacial dos APP