Nossa analise sera feita utilizando a base de dados “Bussab.RData”, e utilizara as variáveis Procedencia e Renda, para sabermos se os moradores da capital possuem uma renda maior do que os moradores do interior ou de outras áres.
Primeiro vamos ver uma tabela contendo as médias, medianas, mínimos, máximos e desvio-padrão das variaveis.
## # A tibble: 3 × 6
## Proced Media Mediana Minimo Maximo Desvio_Padrao
## <fct> <dbl> <dbl> <dbl> <dbl> <dbl>
## 1 Capital 11.5 9.77 4.56 19.4 5.48
## 2 Interior 11.6 10.6 4 23.3 5.30
## 3 Outro 10.4 9.8 5.73 16.2 3.15
Podemos ver que na verdade a media de renda dos moradores do interior e ligeiramente maior que a dos moradores da Capital, enquanto a categoria outros, apresenta uma media ja mais infererior as outros dois tipos de habitante.Ja na meidana, o valor dos moradores da capital e o menor.
Ao olharmos os valores Minimos e maximos, assim como o desvio padrão vemos que a disperção dos valores do interior e dos outros e menor do que a dos habitantes da capital.
Com a ajuda do Boxplot, podemos ver então que os moradores da cidade de fato não ganham mais do que os do interiro, pelo contrário, tambem na capital, ha menos proximidade entre os valores de renda dos habitantes, que pode ser demonstrado pela valor do desvio padrão, que e mais alto, apesar de a renda do interior apresentar valor maximo maior e minimo menor do que a Capital. Ja os habitantes de outro, no geral apesar de possuirem uma renda media menor, são os que mais se aproximam de uma distribuição de renda igualitaria, possuindo um minimo maior que os demais e um valor maximo menor, podemos ver a partir do desvio-padrão como os valores dos salarios se aproximam.