Exercício 1 Matheus - Quarto

Author

Matheus Salles

Published

May 11, 2023

Apresentação pessoal

Oi, pessoal!

Me chamo Matheus e faço parte do Programa de Pós-graduação em Zoologia da UFPR. Estou no segundo ano do Doutorado, sendo orientado pelo Prof. Fabricius.

Membros do Laboratório de Evolução e Diversidade Zoológica em expedição de campo

Fora da vida acadêmica, gosto de passar meu tempo ao lado da minha família.

Essa é a Laura, minha companheira.

Eu e Laurinha

E esse é o Lucas, meu irmão, que geralmente me destrói no video-game.

Eu e Lucas

Projeto de Doutorado

Meu projeto de Doutorado está dividido em duas partes, sendo uma mais voltada à investigação da filogeografia de um grupo de lagartos e outra ao estudo de métodos de delimitação de espécies, principalmente aqueles que incorporam aprendizado de máquina.

Filogeografia de Tropidurus xanthochilus (Squamata, Tropiduridae):

De que forma, e em quais escalas espaciais e temporais, eventos geológicos e variáveis ambientais afetaram a distribuição, demografia histórica e estrutura genética de populações de Tropidurus xanthochilus?

Objetivo específico: Investigar a possível relação do surgimento da planície do Pantanal e relevos de entorno com a diversificação das espécies do grupo Tropidurus spinulosus, levando em consideração, especialmente, a história filogeográfica de T. xanthochilus.

Tropidurus xanthochilus, uma das espécies do grupo T. spinulosus

Mapa de distribuição das amostras de Tropidurus spinulosus* utilizadas no meu projeto

Delimitação de espécies utilizando aprendizado de máquina:

Qual é o desempenho relativo de abordagens já existentes de AM, tanto entre elas mesmas, como em comparação com análises baseadas em coalescência bem estabelecidas na literatura, no contexto da delimitação de espécies, especialmente considerando dados de naturezas distintas e diferentes cenários evolutivos?

Estudo de revisão, a ser publicado nos próximos meses (sendo otimista)

Investigação empírica, possivelmente com o desenvolvimento de um pacote de R destinado a implementar computacionalmente uma nova abordagem de delimitação de espécies com base em AM utilizando o ambiente estatístico R

Atualmente estamos terminando um estudo em que revisamos a história da utilização do aprendizado de máquina no contexto da delimitação de espécies, analisando os fluxos de trabalho existentes até o presente momento

Comparação entre os tipos de métodos de delimitação de espécie e de aprendizado de máquina

No segundo semestre deste ano pretendo realizar um período de capacitação, via PRINT, em um laboratório no exterior - Schrider Lab, University of North Carolina at Chapel Hill

Warning

Este período de capacitação ainda não é uma certeza. Vou me candidatar e, se tudo der certo, devo ir para lá em novembro

Principais objetivos nesta disciplina

O principal foco do meu projeto consiste no estudo do aprendizado de máquina integrado à delimitação de espécies, mas até o momento não tenho muitos resultados empíricos produzidos com os meus próprios dados.

Já em relação ao capítulo de Filogeografia, a maior parte dos meus trabalhos até o momento não foram realizados em ambiente de R. Nesse sentido, acredito que a confecção de mapas seria a parte que eu melhor poderia aplicar diretamente no meu projeto neste momento.

Mapa de distribuição das amostras de Tropidurus spinulosus* utilizadas no meu projeto, feito no QGIS

Contato

Email para contato

matheusmaciel.salles@gmail.com

Twitter

@salles_math