O texto escolhido foi proferido por Winston Churchill em 29 de outubro de 1941 com intuito de encorajar e motivar o povo britânico durante a guerra. Onde ele dá enfase na importância de se ter perseverança, coragem e determinação em face de desafios e adversidades.
“Não vou, nesta ocasião, tomar o caminho fácil de falar para vocês sobre o que a grandeza é e como alcançá-la. Sentirei antes de falar, o que o momento requer. Todos aqui nesta sala, esta noite, – ou seja qual for o tempo em que lerem esta gravação – têm o privilégio e a sorte de estarem envolvidos naquilo que estou fazendo agora. Nós todos temos tarefas. Temos a responsabilidade e, portanto, a grande oportunidade de mostrar que somos homens da mesma têmpera que aqueles que têm feito e estão fazendo a história do mundo. Ou homens da mesma têmpera dos que, de tempos em tempos, inspiraram os povos do mundo a maiores alturas.
Nunca, nunca, nunca desista de nada que seja bom. A vida pode ser dura, mas nós somos os mestres dela. Nós somos os mestres do nosso destino. Quando chegar a hora final, poderemos dizer, como Henley no seu poema, “Eu sou o senhor do meu destino. Eu sou o capitão da minha alma.”