O Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra parcial ou integralmente sobre o seu satélite natural, o eclipse acontece apenas durante a fase da Lua cheia. A Lua e a Terra realizam o seu movimento de rotação em torno do planeta e do Sol, respectivamente, por meio de órbitas distintas, sendo o plano da órbita da Lua inclinado 5,2º em relação ao plano de órbita da Terra. Quando a Lua cruza com a elíptica (trajetória do planeta em torno do Sol), a Terra bloqueia a luz que chega diretamente à superfície lunar, dando origem, assim, a um eclipse.
Normalmente o eclipse ocorre pelo menos duas vezes por ano, mas isso pode variar. A duração de um eclipse pode ser de alguns minutos até 3 ou 4 horas. Um eclipse lunar se dá quando a Terra fica entre a Lua e o Sol, causando, assim, uma região de sombra que se projeta sobre a superfície do satélite. Essa área de sombra criada pelo bloqueio que o planeta causa temporariamente à luz solar que seguia em direção à Lua é dividida em duas regiões: a umbra e a penumbra, conforme mostra o esquema simplificado da imagem abaixo.
A região de penumbra consiste em uma área que ainda recebe uma certa quantidade de luz, bem mais fraca do que quando não há bloqueio. Com isso, a sombra projetada é também menos intensa. Já a região denominada umbra é caracterizada pela escuridão total, não chegando nenhuma luz. Em razão disso, a sombra da Terra que é projetada na Lua é mais intensa, e o satélite fica quase invisível a olho nu.
Por fim, existem três diferentes tipos de eclipse lunar: Eclipse lunar total: acontece quando toda a sombra da Terra é projetada sobre a Lua, o que se dá quando o satélite está inteiramente posicionado na região da umbra; Eclipse lunar parcial: acontece quando somente uma parte da Lua é recoberta pela sombra terrestre. Isso se dá quando o alinhamento entre o satélite, a Terra e o Sol não ocorrem perfeitamente, e somente uma parte da superfície lunar recebe diretamente a luz do Sol. A forma como ele será vista da Terra dependerá justamente do alinhamento; Eclipse lunar penumbral: como o próprio nome sugere, ocorre quando a Lua está na região de penumbra da sombra da Terra. Em função disso, a sombra projetada na superfície lunar é bastante sutil.