Atualização em 2023-04-03 09:17:01.
Abaixo são apresentados os dados de Velocidades registradas pelo WAZE nos últimos seis meses na região da Eixo da Avenida Oscar Pereira, e a seguir o relatório da Simulação de Tráfego na região.
Este relatório tem por objetivo apresentar o padrão de formação de filas em congestionamentos na região em consideração. Os dados apresentados são obtidos da plataforma WAZE e reproduzem as filas reportadas pelos usuários quando os mesmos identificam condições anormais de circulação em seus trajetos.
Os traçados no mapa representam filas de lentidão baseadas na localização, trajeto e velocidade dos usuários do Waze durante a ocorrência do congestionamento.
O Waze gera informações de congestionamento de tráfego processando as seguintes fontes de dados:
● Pontos de localização GPS enviados pelos telefones dos usuários (usuários que dirigem enquanto usam o aplicativo) velocidade média verificada (no intervalo de tempo específico) e velocidade de fluxo livre (velocidade máxima medida no segmento da via).
● Os dados de velocidade média por trecho são dados pela velocidade média atual dos usuários em segmentos congestionados. ● Como a plataforma fornece extensão de filas, velocidade média em fila e tempo de atraso, essas variáveis são utilizadas para calcular a velocidade de fluxo livre da via.
\[\Bigg(\frac{extensão\,\,do\,\, congestionamento}{\Big(\frac{extensão\,\,do\,\, congestionamento}{velocidade}\Big)-atraso}\Bigg)*3.6\]
Abaixo são apresentadas as frequências de alertas nas vias que compõem a análise no período entre 05/10/2022 e 03/04/2023, entre às 6h e às 9h, no período MANHÃ.
No período foram idendificados 546 Alertas com atraso médio de 208.76 segundos, extensão média de 1225.51 metros e velocidade média de 14.88km/h.
O numero de registro de filas no período de setembro de 05/10/2022 a 03/04/2023 foi de 470.
Abaixo são apresentadas as frequências de alertas nas vias que compõem a análise no período entre 05/10/2022 e 03/04/2023, entre às 16h e às 20h, no período TARDE.
No período foram idendificados 488 Alertas com atraso médio de 140.32 segundos, extensão média de 912.82 metros e velocidade média de 16.95km/h.
O numero de registro de filas no período de setembro de 05/10/2022 a 03/04/2023 foi de 429.
A simulação foi realizada utilizando o software PTV Vissin 11.10. O Vissim é um pacote de software de simulação de fluxo de tráfego multimodal microscópico desenvolvido pela PTV Planung Transport Verkehr AG em Karlsruhe, Alemanha. O nome é derivado de “Verkehr In Städten - SIMulationsmodell”. O PTV Vissim foi desenvolvido pela primeira vez em 1992 e hoje é líder de mercado global. O simulador PTV Vissim oferece uma visão geral realista e detalhada sobre o status do fluxo e impactos do tráfego, com a possibilidade de definir vários cenários hipotéticos. Com o conceito de links e conectores o PTV Vissim, permite mapear a rede em detalhes e modelar diferentes geometrias – de um nó padrão a interseções complexas.
Taxa de ocupação: Porção [0..100%] da etapa de tempo de simulação onde pelo menos um ponto de coleta de dados desta medição de coleta de dados foi ocupado.
Atraso em fila: Atraso na fila de todos os veículos da medição de coleta de dados no intervalo de simulação.
Média aritmética da velocidade: Média aritmética da velocidade de todos os veículos desta medição de coleta de dados para o intervalo de simulação estabelecido.
Volume: Contagem de veículos da medição de coleta de dados no ponto determinado durante o intervalo de simulação definido.
Extensão de filas: Em cada etapa de tempo, o comprimento atual da fila é medido a montante pelo contador de filas e a média aritmética é calculada por intervalo de tempo definido para a simulação.
Extensão máxima de filas: Em cada intervalo de tempo, o comprimento atual da fila é medido a montante pelo contador de filas e o máximo é calculado por intervalo de tempo definido para a simulação.
Número de paradas: Uma parada na fila é onde um veículo que está diretamente a montante ou dentro do comprimento da fila cai abaixo da velocidade do atributo definido para a condição da fila.
Tempo de Percurso: Tempo médio de viagem [s] dos veículos na rede.
Volume: Número de veículos registrados ao longo do trecho de percurso definido.
Nível de serviço (NS) como valor numérico (1..6) calculado pelo esquema LOS associado. O valor 1 corresponde a NS ‘A’, 6 a NS ‘F’.
O presente estudo, realizado por solicitação da SMMU - Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, visa avaliar o impacto das intervenções propostas para o eixo da Av. Professor Oscar Pereira e Estr. Costa Gama, no trecho compreendido entre a Rua Intendente Alfredo Azevedo e a Estr. Afonso Lourenço Mariante. As propostas da SMMU configuram seis possíveis cenários de reconfiguração viária.
Para simular os fluxos nas duas interseções que ligam os volumes de ônibus que chegam ao Terminal triângulo, foram utilizadas as contagens de 2012 relativas ao EIM do empreendimento Melnick Assis Brasil. Para poder simular o cenário atual a matriz OD gerada partir das contagens de 2012 foi expandida considerando o fator de crescimento anual de 1,5% ao ano, conforme recomendado pela EPTC.
Dadas as diferentes características ao longo da Av. Oscar Pereira, a mesma foi dividida em trechos com intervenções específicas de acordo com as carecterísticas dos mesmos. Estes trechos e intervenções foram utilizados para compor diferentes cenários que foram simulados para avaliar diferentes combinações de intervenções propostas pela SMMU/PMPA.
Faixa adicional na Estr. Costa Gama, na aproximação da Afonso L. Mariante, de acordo com a recomendação da EPS no “Despacho EPS-EPTC 21099201”.
Foram avaliados seis cenários (Cenários A a F), sendo aplicadas suas configurações para os horários de pico da manhã e da tarde, considerando os volumes e tempos semafóricos correspondentes. Os cenários propostos correspondem a diferentes combinações das seguintes possíveis intervenções:
1. Da Rua da Gruta até o nº 4862, onde atualmente é realizada operação com faixa reversível no turno da manhã: Execução de uma pista de rolamento adicional, eliminando a necessidade de faixa reversível, e passeio acessível;
2. Cruzamento Av. Prof. Oscar Pereira x Rua da Gruta: Redesenho viário garantindo acessibilidade nos passeios e raio de giro adequado para ônibus;
3. Da Rua da Gruta até a Av. Herval: Execução de uma pista de rolamento, totalizando 4 faixas de tráfego e passeio acessível;
4. Da Rua da Gruta até a Estr. Afonso Lourenço Mariante: Execução de baias para realização de embarque e desembarque de ônibus nos pontos de parada existentes em que há espaço viável;
5. Da Av. Herval até a Estr. Afonso Lourenço: Execução de uma pista de rolamento, totalizando 4 faixas de tráfego e passeio acessível;
6. Av. Oscar Pereira X R. Intendente Alfredo Azevedo: Eliminação da faixa de conversão à esquerda proporcionando duas faixas de circulação no sentido CB (tornando contínuas as duas faixas de circulação em ambos os sentidos da Av. Oscar Pereira entre a R. Herval e a R. Intendente A. Azevedo);
7. Estr. Costa Gama sentido BC X Estr. Afonso Lourenço Mariante: Alargamento para possibilitar aproximação em duas faixas na Estr. Costa Gama.
Representa a situação existente.
Contempla as intervenções 1 e 2.
Contempla as intervenções 1, 2 e 4.
Contempla as intervenções 1, 2, 4 e 6.
Contempla as intervenções 1, 2, 3, 5 e 6.
Contempla as intervenções 1, 2, 3, 5, 6 e 7.
Abaixo são demonstrados os trechos de aproximadamente 150m (Vehicle Travel Times) sobre os quais são medidos os tempos médios de percurso e os volumes médios de veículos que trafegam nas seções indicadas.
Abaixo são demonstrados os locais eleitos como pontos de verificação do tráfego (Data Collection Points). Nesses pontos são verificados o volume médio de veículos passantes, a velocidade média praticada, o atraso médio verificado e a ocupação média da via.
Abaixo são demonstrados os locais eleitos como pontos de aferição de filas (Queue Counters). Nesses pontos são verificados o tamanho médio e máximo de filas, bem como o número médio de paradas na fila.
Nesse link é apresentada a playlist com a representação em 3D dos cenários atual e propostos nos picos da manhã e tarde.
Os resultados apresentados reproduzem os dados obtidos após convergência da calibração do modelo e realização de 50 iterações por cenário.
O nível de Serviço definido pelo Highway Capacity Manual - HCM baseia-se na análise de adequabilidade de uma determinada oferta de infraestrutura viária à demanda atendida por esta, aferida por meio de medidas quantitativas e qualitativas que caracterizam a qualidade operacional de um fluxo de tráfego e sua percepção por motoristas e passageiros.
Seis níveis de Serviço são definidos em função do desempenho da via analisada, os quais são designados por letras, de “A” a“F”, onde o nível de serviço “A” representa as melhores condições operacionais e o “F” a pior.
Nos projetos ou no planejamento de vias, tomam-se como referência os níveis de serviço “C” ou “D”, já que garantem uma boa qualidade de serviço para os usuários e uma operação sem saturação por um bom período de tempo, sem a necessidade de superdimensionar a oferta viária.Os Níveis de Serviço são:
“A” ou (1) -Condição de fluxo completamente livre. A operação praticamente não é afetada pela presença de outros veículos, sendo condicionada apenas em função das características físicas da via e comportamento dos motoristas. Pequenas perturbações no fluxo são absorvidas sem que ocorra uma variação na velocidade média da corrente de tráfego.
“B” ou (2) –Condição de fluxo livre, embora a presença de outros veículos se torna perceptível. A velocidade é a mesma observada para o nível “A, mas os motoristas têm uma liberdade de manobra ligeiramente inferior. Pequenas perturbações ainda são facilmente absorvidas, embora a deterioração no local do evento se torna perceptível.
“C” ou (3) –A influência da densidade do tráfego se torna marcante. A possibilidade de manobra dentro da corrente de tráfego é claramente afetada pela presença de outros veículos. Pequenas perturbações na corrente de tráfego causam séria deterioração do nível de serviço, sendo que filas se formarão a montante de perturbações maiores.
“E” ou (5) –Representa uma operação próxima ou no limite da capacidade, com o fluxo instável. A densidade do tráfego é variável, em função da velocidade da via, e os veículos circulam com o mínimo espaçamento capaz de manter a corrente de tráfego uniforme. Perturbações no tráfego podem ser facilmente dissipadas, geralmente levando à formação de congestionamento.
“F” ou (6) –Representa fluxo forçado ou interrompido e ocorre quando a demanda projetada para a infraestrutura viária é superior à capacidade ofertada. Embora a operação no ponto no qual há restrição de capacidade ocorra no limite do nível “E”, filas se formam à montante da via, com operação instável e alternância de movimento e paradas. Vale notar que o nível “F” pode ser usado para descrever o ponto no qual se inicia a formação do congestionamento, bem como a condição operacional da fila que se forma à montante.
Embora o simulador Vissim não aplique integralmente a metodologia para avaliação dos níveis de serviço proposta pelo HCM, os resultados de níveis de serviço fornecidos pelo simulador são compatíveis como demonstrado em estudo recente (Sistuk and Monastyrskyi, 2019).
Abaixo são apresentados os níveis de serviço obtido nos cenários avaliados dos cruzamentos Av Baltazar de O Garcia x R. Joaquim Silveira e Av. Assis Brasil x R. Joaquim Silveira:
A mecanismo de avaliação de filas queue counter do VISSIM avalia medidas de tamanhos de fila, fornecendo informações como tamanho médio, mínimo e máximo de filas. No presente estudo, como medidas de desempenho, foram avaliados os tamanhos médios e máximos de filas nas aproximações avaliadas.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 10.59 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 10.92 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 15.28 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 4.69 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 4.69 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 4.7 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 10.69 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 13.06 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 13.51 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 8.6 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 8.64 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 8.59 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 11.6 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 14.63 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 15.38 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 10.52 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 10.08 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 10.52 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 208.42 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 33.71 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 7.89 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 10.79 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 10.93 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 10.81 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 10.61 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 19.22 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 15.73 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 25.02 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 7.92 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 5.67 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 359.41 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 392.56 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 390.5 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 401.48 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 35.54 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 37.21 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Afonso Lourenço Mariante NS no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 16.31 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 15.69 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 15.37 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 23.41 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 37.46 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 37.57 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Afonso Lourenço Mariante SN no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 163.62 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 163.53 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 155.27 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 173.56 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 170.56 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 25.3 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 54.53 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 55.21 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 23.21 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 18.34 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 18.93 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 33.58 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 205.44 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 212.42 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 195.8 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 232.81 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 5.69 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 7.95 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 59.48 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 37.14 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 36.41 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 35.63 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 43.57 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 69.48 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 9.48 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 35.28 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 33.67 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 34.14 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 42.34 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 57.96 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 34.6 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 33.11 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 34.8 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 34.48 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 42.7 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 69.57 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 43.81 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 50.14 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 53.59 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 15.17 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 18.39 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 28.55 m.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 241.25 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 241.48 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 240.8 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 243.4 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 242.93 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 243.2 m.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 255.86 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 191.57 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 191.68 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 191.65 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 191.55 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 191.86 m.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 150.37 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 118.08 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 73.46 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 32.63 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 32.35 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 32.53 m.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 1.12 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 1.31 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 1.43 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 3.62 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 3.62 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 3.63 m.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 15.5 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 15.5 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 15.5 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 15.49 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 15.5 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 15.5 m.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 8.22 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 8.21 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 8.21 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 8.2 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 8.2 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 8.19 m.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 60.61 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 60.75 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 61.36 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 61.91 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 61.94 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 63.92 m.
Na aproximação Oscar Pereira-NS x conv esq Afonso Lourenço Mariante no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 1.15 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 0.64 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 0.57 m, e no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 1.26 m.
Na aproximação Oscar Pereira-SN x conv esq Sarmento Barata no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 14.51 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 14.57 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 16.03 m, e no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 12.23 m.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho médio de filas foi de 235.95 m, no cenário Cenário B - M o tamanho médio de filas foi de 235.42 m, no cenário Cenário C - M o tamanho médio de filas foi de 231.73 m, no cenário Cenário D - M o tamanho médio de filas foi de 239.64 m, no cenário Cenário E - M o tamanho médio de filas foi de 238.74 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho médio de filas foi de 238.42 m.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 122.52 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 125.35 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 146.97 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 59.27 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 59.22 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 60 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 56.8 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 66.41 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 66.78 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 54.2 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 55.36 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 54.06 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 85.24 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 103.34 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 105.89 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 101.01 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 102.31 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 102.91 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 318.16 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 135.31 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 82.7 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 79.92 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 83.79 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 80.41 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 154.65 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 191.71 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 189.94 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 193.51 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 79.76 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 77.16 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 507.14 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 507.45 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 506.94 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 507.83 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 148.47 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 151.8 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Afonso Lourenço Mariante NS no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 94.81 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 96.03 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 96.89 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 113.78 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 151.71 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 155.99 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Afonso Lourenço Mariante SN no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 259.88 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 258.84 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 261.51 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 260.88 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 261.29 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 126.56 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 226.53 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 227.12 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 211.89 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 184.53 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 72.29 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 148.98 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 503.25 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 503.62 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 502.92 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 505.52 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 87.71 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 129.35 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 188.36 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 159.59 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 155.37 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 149.94 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 198.9 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 271.81 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 107.22 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 187.98 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 167.83 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 164.18 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 209.41 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 273.56 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 136.33 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 195.75 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 210.97 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 204.05 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 237.53 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 300.98 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 210.92 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 249.32 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 275.22 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 205.58 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 208.56 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 260.09 m.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 269.69 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 270.1 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 269.74 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 271.52 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 271.28 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 271.74 m.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 281.93 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 274.2 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 274.2 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 274.2 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 274.2 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 274.2 m.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 220.51 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 190.74 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 154.1 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 102.73 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 102.7 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 102.47 m.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 11.83 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 12.32 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 12.35 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 11.83 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 12.12 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 11.65 m.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 78.08 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 78.09 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 78.09 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 78.09 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 78.09 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 78.34 m.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 45.57 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 45.57 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 45.57 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 45.57 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 45.44 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 45.43 m.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 165.85 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 165.65 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 166.23 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 167.69 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 166.56 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 168.76 m.
Na aproximação Oscar Pereira-NS x conv esq Afonso Lourenço Mariante no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 21.81 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 22.07 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 20.66 m, e no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 18.95 m.
Na aproximação Oscar Pereira-SN x conv esq Sarmento Barata no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 71.14 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 80.07 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 69.47 m, e no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 58.61 m.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o tamanho máximo de filas foi de 278.12 m, no cenário Cenário B - M o tamanho máximo de filas foi de 277.83 m, no cenário Cenário C - M o tamanho máximo de filas foi de 278.22 m, no cenário Cenário D - M o tamanho máximo de filas foi de 278.07 m, no cenário Cenário E - M o tamanho máximo de filas foi de 278.32 m, e no cenário Cenário F - M o tamanho máximo de filas foi de 277.72 m.
A mecanismo de avaliação em pontos espefíficos Data Collectiojn Point do VISSIM avalia medidas de volume veicular, velocidade média, atraso médio em fila e taxa de ocupação imediatamente anteriores ao ponto especificado
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 551 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 551 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 549 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 562 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 593 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 593 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo-L NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 45 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 45 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 45 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 48 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 0 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 0 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 500 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 508 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 516 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 522 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 525 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 525 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 597 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 605 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 611 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 617 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 618 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 618 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 479 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 553 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 458 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 471 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 463 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 463 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 486 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 556 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 561 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 553 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 568 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 566 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 377 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 379 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 393 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 407 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 569 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 570 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 430 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 441 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 454 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 466 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 598 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 599 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 581 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 576 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 615 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 612 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 600 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 720 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 656 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 653 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 688 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 683 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 813 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 927 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 769 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 772 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 784 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 774 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 827 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 917 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 824 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 817 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 952 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 942 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 870 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 961 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 902 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 941 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 952 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 942 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 1020 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 1101 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 908 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 951 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 965 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 945 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 1040 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 1101 veículos/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 926 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 954 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 972 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 983 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 1055 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 1092 veículos/h.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante_para_OscarPereira no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 286 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 288 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 290 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 286 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 312 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 311 veículos/h.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 227 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 271 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 271 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 267 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 271 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 271 veículos/h.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 132 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 142 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 147 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 145 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 147 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 147 veículos/h.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-S no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 126 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 136 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 148 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 141 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 158 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 158 veículos/h.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 157 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 157 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 157 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 154 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 157 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 157 veículos/h.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 73 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 73 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 73 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 74 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 73 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 73 veículos/h.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 213 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 213 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 213 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 218 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 213 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 212 veículos/h.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o volume médio veicular foi de 223 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular foi de 225 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular foi de 228 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular foi de 227 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular foi de 221 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular foi de 221 veículos/h.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.65 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.46 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.62 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.54 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 25.13 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 25.16 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo-L NS no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 19.67 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 19.27 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 19.19 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 19.28 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de NA km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de NA km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.49 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.57 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.49 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.65 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.92 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.9 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.81 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.97 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 25.02 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 25.16 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.83 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.75 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 30.66 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 32.95 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 36.69 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 36.81 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 36.5 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 36.41 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 28.03 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 29.94 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 28.47 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 28.78 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 32.3 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 32.13 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 29.59 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 31.76 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 31.57 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 31.89 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 29.87 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 30.05 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante NS no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 27.7 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 28.51 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 28.3 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 27.85 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 26.58 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 26.89 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante SN no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 26.94 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 27.18 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 28.15 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 27.96 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 28.85 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 28.61 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.78 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.67 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 25.12 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 25.55 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 27.71 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 27.84 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.81 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 25.01 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 25.06 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.95 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 26.84 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 27.01 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.96 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.8 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.55 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.32 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.85 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.88 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.47 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.57 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.55 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.32 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.42 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.33 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 23.96 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.04 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.2 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.27 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.32 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.01 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 25.83 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 25.78 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 25.74 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 25.76 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.83 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.76 km/h.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante_para_OscarPereira no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.97 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.99 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.61 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.54 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.5 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.46 km/h.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.11 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.53 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.84 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.72 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.86 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.85 km/h.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 23.93 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 23.97 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 23.65 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 23.64 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 23.37 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 23.39 km/h.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-S no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 16.47 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 16.62 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 18.01 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 17.66 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 21.13 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 21.11 km/h.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 23.91 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 23.88 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 23.88 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 23.62 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 23.87 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 23.84 km/h.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 21.35 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 21.36 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 21.35 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 21.57 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 21.35 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 21.35 km/h.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.22 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.18 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.2 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 24.28 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.08 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 23.93 km/h.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a velocidade média veicular foi de 24.89 km/h, no cenário Cenário B - M a velocidade média veicular foi de 24.96 km/h, no cenário Cenário C - M a velocidade média veicular foi de 24.89 km/h, no cenário Cenário D - M a velocidade média veicular foi de 25.01 km/h, no cenário Cenário E - M a velocidade média veicular foi de 24.52 km/h, e no cenário Cenário F - M a velocidade média veicular foi de 24.59 km/h.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 5.08 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 5.01 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 7.67 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 8.23 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 4.62 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 4.64 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo-L NS no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 41.21 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 42.19 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 42.27 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 42.03 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de NA s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de NA s.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 97.57 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 86.74 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 69.45 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 71.62 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 36.05 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 36.17 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 107.56 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 98.97 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 84.73 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 89.84 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 52.2 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 52.35 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 276.22 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 131.36 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 89.21 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 91.62 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 63.57 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 63.74 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 262.85 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 145.66 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 111.36 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 120.37 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 89.56 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 88.37 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 530.27 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 557.12 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 496.31 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 506.74 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 140.08 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 140.12 s.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante NS no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 496.81 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 508.44 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 462.15 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 475.31 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 198.93 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 196.07 s.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante SN no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 80.61 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 82.04 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 72.97 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 73.27 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 81.9 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 22.72 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 166.32 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 166.72 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 148.98 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 147.04 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 144.54 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 101.61 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 375.03 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 373.66 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 335.22 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 348.09 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 188.99 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 154.51 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 421.02 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 406.08 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 354.44 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 378.86 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 210.6 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 188.36 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 429.31 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 387.62 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 354.44 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 378.86 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 236.42 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 225.07 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 412.44 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 375.12 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 345.17 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 366.89 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 241.63 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 241.04 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 401.28 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 370.76 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 343.44 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 362.91 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 244.21 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 251.41 s.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante_para_OscarPereira no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 280.4 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 279.5 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 275.94 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 279.4 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 247.36 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 248.25 s.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 363.68 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 221.76 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 221.81 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 281.78 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 221.84 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 221.83 s.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 96.06 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 56.42 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 30.14 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 31.53 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 53.74 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 53.7 s.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-S no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 370.28 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 287.8 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 179.09 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 188.28 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 75.42 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 76.12 s.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 45.66 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 45.57 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 45.57 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 41.86 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 45.57 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 45.58 s.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 48.55 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 48.38 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 48.55 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 47.82 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 48.55 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 48.55 s.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 97.55 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 97.2 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 98.17 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 119.8 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 100.42 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 100.88 s.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M o atraso médio veicular foi de 344.9 s, no cenário Cenário B - M o atraso médio veicular foi de 338.47 s, no cenário Cenário C - M o atraso médio veicular foi de 335.01 s, no cenário Cenário D - M o atraso médio veicular foi de 380.98 s, no cenário Cenário E - M o atraso médio veicular foi de 338.33 s, e no cenário Cenário F - M o atraso médio veicular foi de 338.11 s.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 15.29 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 15.43 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 14.9 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 15.02 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 13.03 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 13 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo-L NS no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.32 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.34 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.35 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.48 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 0 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 0 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.86 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 11.07 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 11.13 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.98 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 11.37 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 11.34 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 12.7 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 12.79 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 12.88 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 12.8 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 13.34 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 13.32 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.18 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.12 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.1 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.3 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.88 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.87 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 13.55 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 15.65 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 13.58 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 13.3 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 9.96 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.09 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 8.21 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.74 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 8.09 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 8.35 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.41 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.35 %.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante NS no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 9.68 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 9.78 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.09 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 10.37 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 14.36 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 14.29 %.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante SN no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 16.53 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 16.53 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 14.93 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 15.33 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 13.31 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 13.41 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 26.2 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 26.84 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 22.47 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 20.24 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 17.05 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 19.22 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 23.87 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 23.76 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 22.68 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 22.3 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 17.22 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 18.72 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 16.9 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 17.06 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 26.34 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 26.71 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 18.09 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 19.76 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 22.71 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 25.88 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 26.34 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 26.71 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 28.71 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 32.26 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 20.34 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 20.72 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 20.77 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 20.74 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 22.5 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 25.36 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 19.29 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 19.69 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 20.18 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 20.46 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 22.88 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 23.71 %.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante_para_OscarPereira no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.33 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.37 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.31 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.14 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.66 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 7.65 %.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.65 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 6.6 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 6.49 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 6.55 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 6.49 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 6.49 %.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.27 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.51 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.7 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.59 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.72 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.72 %.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-S no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 47.08 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 52.25 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 48.9 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 42.65 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 4.45 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 4.44 %.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.9 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.91 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.91 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.86 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.91 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 3.91 %.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.97 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.97 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.97 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.97 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.97 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 1.97 %.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.23 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.25 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.24 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.28 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.25 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.27 %.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.4 %, no cenário Cenário B - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.43 %, no cenário Cenário C - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.51 %, no cenário Cenário D - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.47 %, no cenário Cenário E - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.42 %, e no cenário Cenário F - M a taxa de ocupação veicular foi de 5.41 %.
Os tempos de percurso Vehicle Travel Time calcula a performance entre duas seções da rede, fornecendo valores como tempo de viagem, distância percorrida e número de veículos que atravessaram o trecho definido pelas seções.
Abaixo são demonstrados os trechos sobre os quais foram medidos os tempos médios de percurso e os volumes médios de veículos que trafegam nas seções indicadas (Vehicle Travel Times). O Trecho total corresponde ao percurso entre os dois pontos extremos do estudo e os Trechos intermediários correspondem ao percurso entre os extremos e a Rua da Gruta. As distâncias de cada trecho são:
Trecho total = aprox. 6165m
Trechos intermediários, entre Int. Alfredo Azevedo e Gruta = aprox. 1945m
Trechos intermediários, entre Afonso L. Mariante e Gruta = aprox. 4220m
Mapa de percursos:
Os dados demonstram que:
No trecho Gruta - Afonso Lourenço Mariante NS no cenário Cenário A - M o tempo médio de percurso veicular foi de 892.66 s no cenário Cenário B - M o tempo médio de percurso veicular foi de 940.42 s no cenário Cenário C - M o tempo médio de percurso veicular foi de 935.83 s no cenário Cenário D - M o tempo médio de percurso veicular foi de 955.24 s no cenário Cenário E - M o tempo médio de percurso veicular foi de 474.4 s e no cenário Cenário F - M o tempo médio de percurso veicular foi de 476.82 s.
No trecho Intendente Alfredo Azevedo - Afonso Lourenço Mariante NS no cenário Cenário A - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1345.72 s no cenário Cenário B - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1298.27 s no cenário Cenário C - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1269.95 s no cenário Cenário D - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1278.31 s no cenário Cenário E - M o tempo médio de percurso veicular foi de 799.72 s e no cenário Cenário F - M o tempo médio de percurso veicular foi de 802.66 s.
No trecho Intendente Alfredo Azevedo - Gruta NS no cenário Cenário A - M o tempo médio de percurso veicular foi de 520.26 s no cenário Cenário B - M o tempo médio de percurso veicular foi de 360.5 s no cenário Cenário C - M o tempo médio de percurso veicular foi de 332.95 s no cenário Cenário D - M o tempo médio de percurso veicular foi de 320.48 s no cenário Cenário E - M o tempo médio de percurso veicular foi de 320.16 s e no cenário Cenário F - M o tempo médio de percurso veicular foi de 320.5 s.
No trecho Afonso Lourenço Mariante - Gruta SN no cenário Cenário A - M o tempo médio de percurso veicular foi de 916.99 s no cenário Cenário B - M o tempo médio de percurso veicular foi de 901 s no cenário Cenário C - M o tempo médio de percurso veicular foi de 855.71 s no cenário Cenário D - M o tempo médio de percurso veicular foi de 862.23 s no cenário Cenário E - M o tempo médio de percurso veicular foi de 628.05 s e no cenário Cenário F - M o tempo médio de percurso veicular foi de 649.22 s.
No trecho Afonso Lourenço Mariante - Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1273.2 s no cenário Cenário B - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1264.78 s no cenário Cenário C - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1211.59 s no cenário Cenário D - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1202.63 s no cenário Cenário E - M o tempo médio de percurso veicular foi de 987.78 s e no cenário Cenário F - M o tempo médio de percurso veicular foi de 1026.35 s.
No trecho Gruta - Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - M o tempo médio de percurso veicular foi de 366.7 s no cenário Cenário B - M o tempo médio de percurso veicular foi de 372.82 s no cenário Cenário C - M o tempo médio de percurso veicular foi de 372.38 s no cenário Cenário D - M o tempo médio de percurso veicular foi de 352.92 s no cenário Cenário E - M o tempo médio de percurso veicular foi de 356.32 s e no cenário Cenário F - M o tempo médio de percurso veicular foi de 375.52 s.
Os dados demonstram que:
No trecho GR-ALM NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular no trecho foi de 254 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular no trecho foi de 265 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular no trecho foi de 274 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular no trecho foi de 281 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular no trecho foi de 394 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular no trecho foi de 393 veículos/h.
No trecho IA-ALM NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular no trecho foi de 150 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular no trecho foi de 155 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular no trecho foi de 159 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular no trecho foi de 161 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular no trecho foi de 226 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular no trecho foi de 226 veículos/h.
No trecho IA-GR NS no cenário Cenário A - M o volume médio veicular no trecho foi de 252 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular no trecho foi de 291 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular no trecho foi de 291 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular no trecho foi de 290 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular no trecho foi de 289 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular no trecho foi de 289 veículos/h.
No trecho ALM-GR SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular no trecho foi de 611 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular no trecho foi de 605 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular no trecho foi de 610 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular no trecho foi de 606 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular no trecho foi de 654 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular no trecho foi de 737 veículos/h.
No trecho ALM-IA SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular no trecho foi de 429 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular no trecho foi de 430 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular no trecho foi de 443 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular no trecho foi de 444 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular no trecho foi de 500 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular no trecho foi de 547 veículos/h.
No trecho GR-IA SN no cenário Cenário A - M o volume médio veicular no trecho foi de 585 veículos/h, no cenário Cenário B - M o volume médio veicular no trecho foi de 586 veículos/h, no cenário Cenário C - M o volume médio veicular no trecho foi de 601 veículos/h, no cenário Cenário D - M o volume médio veicular no trecho foi de 600 veículos/h, no cenário Cenário E - M o volume médio veicular no trecho foi de 672 veículos/h, e no cenário Cenário F - M o volume médio veicular no trecho foi de 717 veículos/h.
A mecanismo de avaliação de filas queue counter do VISSIM avalia medidas de tamanhos de fila, fornecendo informações como tamanho médio, mínimo e máximo de filas. No presente estudo, como medidas de desempenho, foram avaliados os tamanhos médios e máximos de filas nas aproximações avaliadas.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 69.14 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 33.77 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 219.35 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 30.03 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 26.99 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 27.67 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 25.9 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 23.79 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 9.83 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 19.23 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 18.9 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 18.71 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 32.62 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 40.69 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 28.11 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 38.44 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 38.01 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 38.13 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 63.73 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 28.96 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 52.15 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 62.39 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 49.55 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 46.35 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 270.9 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 309.41 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 169.84 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 296.27 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 14.41 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 14.25 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 349.13 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 398.94 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 374.7 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 378.79 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 43.32 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 42.91 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Afonso Lourenço Mariante NS no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 3.09 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 1.68 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 1.36 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 1.34 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 39.92 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 39.93 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Afonso Lourenço Mariante SN no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 214.83 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 213.04 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 213.11 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 214.73 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 220.29 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 37.04 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 24.94 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 24.02 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 21.92 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 21.94 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 11.36 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 27.62 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 42.6 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 30.49 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 14.6 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 14.19 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 2.55 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 4.79 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 186.99 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 18.22 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 16.26 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 16.45 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 13.21 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 20.77 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 9.47 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 14.24 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 9.61 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 12.83 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 8.95 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 20.86 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 12.54 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 12.9 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 12.87 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 12.97 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 10.03 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 44.04 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 29.97 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 30.93 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 29.76 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 72.05 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 30.75 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 190.44 m.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 31.52 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 28.07 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 28.85 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 28.63 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 28.39 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 28.51 m.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 25.79 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 28.8 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 26.22 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 28.51 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 28.31 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 28.3 m.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 92.64 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 204.98 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 191.78 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 30.1 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 29.59 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 29.62 m.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 0.14 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 0.18 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 0.16 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 3.1 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 3.1 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 3.1 m.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 19.97 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 20.26 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 19.87 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 20.76 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 20.8 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 21.01 m.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 11.37 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 10.17 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 11.38 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 11.39 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 11.41 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 11.76 m.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 8.26 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 7.98 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 8.22 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 8.22 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 8.26 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 8.24 m.
Na aproximação Oscar Pereira-NS x conv esq Afonso Lourenço Mariante no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 8.49 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 6.29 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 5.36 m, e no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 5.5 m.
Na aproximação Oscar Pereira-SN x conv esq Sarmento Barata no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 1.45 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 0.75 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 0.78 m, e no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 0.87 m.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho médio de filas foi de 7.52 m, no cenário Cenário B - T o tamanho médio de filas foi de 6.04 m, no cenário Cenário C - T o tamanho médio de filas foi de 6.27 m, no cenário Cenário D - T o tamanho médio de filas foi de 6.27 m, no cenário Cenário E - T o tamanho médio de filas foi de 6.33 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho médio de filas foi de 6.36 m.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 169.98 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 123.26 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 297.02 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 179.1 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 171.71 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 172.73 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 137.32 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 129.98 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 101.96 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 149.57 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 146.55 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 141.84 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 244.31 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 286.95 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 151.16 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 203.6 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 199.45 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 201.43 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 306.83 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 244.59 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 222.13 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 307.25 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 259.48 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 254.68 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 507 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 507.68 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 487.83 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 507.68 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 142.16 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 143.82 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 507.18 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 509.28 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 507.43 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 507.67 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 204.51 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 204.78 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Afonso Lourenço Mariante NS no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 75.23 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 32.86 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 35.84 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 37.17 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 210.33 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 207.6 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Afonso Lourenço Mariante SN no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 260.99 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 258.85 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 259.17 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 262.02 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 262.49 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 129.4 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 103.34 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 95.53 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 92.66 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 92.49 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 49.93 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 95.88 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 343.16 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 235.21 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 211.68 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 206.35 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 46.95 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 76.46 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 493.92 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 132.96 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 118.63 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 118.27 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 80.1 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 112.92 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 79.53 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 136.58 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 109.01 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 113.39 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 81.59 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 139.57 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 110.43 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 136.82 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 141.84 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 139.78 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 106.52 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 205.93 m.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 126.67 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 168.59 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 143.68 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 282.62 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 222.39 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 375.49 m.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 137.79 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 112.83 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 124.46 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 124.32 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 124.07 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 123.81 m.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 106.97 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 125.87 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 107.3 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 112.09 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 111.76 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 111.76 m.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 186.39 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 283.72 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 277.99 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 112.36 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 111.57 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 111.32 m.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 11.94 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 10.43 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 11.69 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 12.2 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 11.83 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 11.94 m.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 94.47 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 99.69 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 93.8 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 96.46 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 97.64 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 97.74 m.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 54.5 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 47.49 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 54.5 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 54.5 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 54.5 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 55.39 m.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 46.04 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 43.87 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 46.02 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 46.04 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 46.12 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 45.66 m.
Na aproximação Oscar Pereira-NS x conv esq Afonso Lourenço Mariante no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 82.41 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 76.57 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 70.68 m, e no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 71.97 m.
Na aproximação Oscar Pereira-SN x conv esq Sarmento Barata no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 22.6 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 16.13 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 18.7 m, e no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 18.43 m.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o tamanho máximo de filas foi de 49.06 m, no cenário Cenário B - T o tamanho máximo de filas foi de 50.38 m, no cenário Cenário C - T o tamanho máximo de filas foi de 47.39 m, no cenário Cenário D - T o tamanho máximo de filas foi de 47.39 m, no cenário Cenário E - T o tamanho máximo de filas foi de 47.37 m, e no cenário Cenário F - T o tamanho máximo de filas foi de 47.65 m.
A mecanismo de avaliação em pontos espefíficos Data Collectiojn Point do VISSIM avalia medidas de volume veicular, velocidade média, atraso médio em fila e taxa de ocupação imediatamente anteriores ao ponto especificado
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 17.87 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 19.03 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 17.93 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 19.28 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 19.94 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 20.02 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo-L NS no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 15.89 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 18.51 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 15.56 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de NA km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de NA km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de NA km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 22.6 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 20.29 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 20.39 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 20.72 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 20.68 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 20.73 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 22.4 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 20.35 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 20.57 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 20.41 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 20.52 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 20.49 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 30.79 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 35.9 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 39.17 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 35.5 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 39.52 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 39.49 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 30.6 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 29.26 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 29.54 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 28.02 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 35.24 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 35.1 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 33.64 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 32.7 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.59 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 32.78 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 32.44 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 32.64 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante NS no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 31.78 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 31.68 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 31.6 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 31.88 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 29.72 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 29.69 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante SN no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 23.22 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 22.94 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.13 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.1 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 23.82 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 23.76 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 24.84 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 24.72 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.59 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.33 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 24.05 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 24.63 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 24.26 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 24.02 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.26 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.28 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 24.82 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 24.9 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 25.16 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 24.93 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.85 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.72 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 24.74 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 24.96 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 23.49 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 23.63 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.21 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 23.56 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 23.63 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 23.52 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 24.53 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 24.28 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.2 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.75 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 24.83 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 24.98 km/h.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 25.35 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 25.92 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 25.87 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.45 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 24.72 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 25.02 km/h.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante_para_OscarPereira no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 25.27 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 25.2 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 25.16 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.76 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 24.86 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 24.62 km/h.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 23.76 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 24.09 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.04 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.07 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 24.01 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 24 km/h.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 19.83 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 19.66 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 19.77 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 23.5 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 23.22 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 23.21 km/h.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-S no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 18.21 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 14.56 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 14.97 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 23.33 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 23.54 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 23.51 km/h.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 24.03 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 24.12 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 24.19 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 24.09 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 24.03 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 24.02 km/h.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 21.57 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 21.91 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 21.92 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 21.92 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 21.58 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 21.57 km/h.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 20.84 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 21.04 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 21.17 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 20.38 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 20.05 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 20.15 km/h.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a velocidade média veicular foi de 22.4 km/h, no cenário Cenário B - T a velocidade média veicular foi de 22.26 km/h, no cenário Cenário C - T a velocidade média veicular foi de 22.26 km/h, no cenário Cenário D - T a velocidade média veicular foi de 22.26 km/h, no cenário Cenário E - T a velocidade média veicular foi de 21.31 km/h, e no cenário Cenário F - T a velocidade média veicular foi de 21.26 km/h.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 31.89 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 59.5 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 172.54 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 45.52 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 13.83 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 14.38 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo-L NS no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 114.31 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 161.44 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 322.08 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de NA s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de NA s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de NA s.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 74.65 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 149.88 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 289.4 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 80.51 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 49.03 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 49.45 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 88.56 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 154.42 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 274.63 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 97.22 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 67.01 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 67.68 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 138.4 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 171.89 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 287.95 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 176.65 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 101.73 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 102.77 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 240.18 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 314.36 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 297.3 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 315.77 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 112.8 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 115.07 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 495.81 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 630.65 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 144.72 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 611.33 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 155.5 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 157.02 s.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante NS no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 452.79 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 571.27 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 524.32 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 554.43 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 161.74 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 162.23 s.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante SN no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 183.53 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 190.38 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 178.39 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 179.96 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 206.59 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 41.7 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 156.32 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 163.76 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 144.72 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 145.66 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 163.85 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 68.06 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 217.14 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 225.07 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 172.8 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 172.05 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 165.94 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 84.28 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 320.09 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 261.01 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 202.18 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 200.51 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 172.31 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 107.11 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 251.41 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 218.78 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 168.07 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 175.11 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 141.52 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 114.18 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 233.76 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 205.66 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 162.12 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 164.64 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 133.9 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 113.34 s.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 268.27 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 242.72 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 196.28 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 185.49 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 150.88 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 125.65 s.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante_para_OscarPereira no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 43.79 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 46.33 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 45.17 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 45.18 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 40.08 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 39.89 s.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 53 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 59.68 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 58.21 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 65.27 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 54.35 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 54.8 s.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 66.01 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 481.8 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 457.56 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 43.22 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 41.38 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 41.36 s.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-S no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 176.77 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 639.52 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 575.21 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 60.29 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 51.01 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 51.05 s.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 46.93 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 51.58 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 51.01 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 53.57 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 47.93 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 48.04 s.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 55.48 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 57.47 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 57.58 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 57.69 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 55.85 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 55.47 s.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 42.85 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 48.95 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 48.66 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 48.7 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 43.04 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 43.03 s.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T o atraso médio veicular foi de 42.58 s, no cenário Cenário B - T o atraso médio veicular foi de 36.59 s, no cenário Cenário C - T o atraso médio veicular foi de 36.59 s, no cenário Cenário D - T o atraso médio veicular foi de 36.59 s, no cenário Cenário E - T o atraso médio veicular foi de 36.66 s, e no cenário Cenário F - T o atraso médio veicular foi de 36.93 s.
Os dados demonstram que:
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo NS no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 32.12 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 28.15 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 34.88 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 44.28 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 32.04 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 31.91 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo-L NS no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 4.57 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 3.24 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.74 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 0 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 0 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 0 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana NS no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 22.35 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 23.84 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 19.88 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 26.96 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 24.58 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 24.6 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl NS no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 24.21 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 26.25 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 21.3 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 29.23 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 25.81 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 25.83 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta NS no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 56.04 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 23.53 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 10.15 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 20.87 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.44 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.41 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval NS no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 26.32 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 28.7 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 20.78 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 27.76 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 14.16 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 14.38 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata NS no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.32 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.37 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.62 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.38 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 15.02 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 14.82 %.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante NS no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.85 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.93 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.14 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.91 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 19.59 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 19.36 %.
Na aproximação Oscar Pereira x AfLourMariante SN no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.83 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 13.77 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 9.48 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 9.51 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 8.77 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.49 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Sarmento Barata SN no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 13.1 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 16.81 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.62 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.85 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 9.38 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 13.91 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Herval SN no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 14.55 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 16.85 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 13.01 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 13.08 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 10.16 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 14.17 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Gruta SN no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.37 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 11.56 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 10.18 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 10.34 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 9.31 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.72 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Ludolfo Boehl SN no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 26.78 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 34.28 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 25.4 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 40.12 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 32.04 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 40.15 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Madre Ana SN no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 14.9 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 16.59 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 15.97 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 15.8 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 14.49 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 17.5 %.
Na aproximação Oscar Pereira x Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.56 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 13.54 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.96 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 13.42 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 12.6 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 14.55 %.
Na aproximação Afonso Lourenço Mariante_para_OscarPereira no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 6.38 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 6.81 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 6.82 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 6.96 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 6.28 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 6.35 %.
Na aproximação Gruta x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.06 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.45 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.46 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.59 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.12 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.12 %.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-N no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 3.51 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.51 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.71 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 3.47 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 3.24 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 3.24 %.
Na aproximação Intendente Alfredo Azevedo x Oscar Pereira-S no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 7.36 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 20.68 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 15.05 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 6.25 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.59 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.61 %.
Na aproximação Ludolfo Boehl x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 4.56 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.11 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 5 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 5.42 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 4.68 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 4.68 %.
Na aproximação Madre Ana-NS x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.49 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.66 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.66 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.66 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.49 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.49 %.
Na aproximação Madre Ana-SN x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.18 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.33 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.32 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.41 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.28 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.27 %.
Na aproximação Sarmento Barata x Oscar Pereira no cenário Cenário A - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.37 %, no cenário Cenário B - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.74 %, no cenário Cenário C - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.75 %, no cenário Cenário D - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.75 %, no cenário Cenário E - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.69 %, e no cenário Cenário F - T a taxa de ocupação veicular foi de 2.72 %.
Os tempos de percurso Vehicle Travel Time calcula a performance entre duas seções da rede, fornecendo valores como tempo de viagem, distância percorrida e número de veículos que atravessaram o trecho definido pelas seções.
Mapa de percursos:
Os dados demonstram que:
No trecho Gruta - Afonso Lourenço Mariante NS no cenário Cenário A - T o tempo médio de percurso veicular foi de 881.45 s no cenário Cenário B - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1012.33 s no cenário Cenário C - T o tempo médio de percurso veicular foi de 906.51 s no cenário Cenário D - T o tempo médio de percurso veicular foi de 974.23 s no cenário Cenário E - T o tempo médio de percurso veicular foi de 469.77 s e no cenário Cenário F - T o tempo médio de percurso veicular foi de 470.01 s.
No trecho Intendente Alfredo Azevedo - Afonso Lourenço Mariante NS no cenário Cenário A - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1321.17 s no cenário Cenário B - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1468.24 s no cenário Cenário C - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1411.04 s no cenário Cenário D - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1415.69 s no cenário Cenário E - T o tempo médio de percurso veicular foi de 911.1 s e no cenário Cenário F - T o tempo médio de percurso veicular foi de 910.18 s.
No trecho Intendente Alfredo Azevedo - Gruta NS no cenário Cenário A - T o tempo médio de percurso veicular foi de 451.18 s no cenário Cenário B - T o tempo médio de percurso veicular foi de 491.9 s no cenário Cenário C - T o tempo médio de percurso veicular foi de 573.46 s no cenário Cenário D - T o tempo médio de percurso veicular foi de 446.92 s no cenário Cenário E - T o tempo médio de percurso veicular foi de 439.69 s e no cenário Cenário F - T o tempo médio de percurso veicular foi de 438.66 s.
No trecho Afonso Lourenço Mariante - Gruta SN no cenário Cenário A - T o tempo médio de percurso veicular foi de 852.92 s no cenário Cenário B - T o tempo médio de percurso veicular foi de 806.79 s no cenário Cenário C - T o tempo médio de percurso veicular foi de 726.62 s no cenário Cenário D - T o tempo médio de percurso veicular foi de 723.88 s no cenário Cenário E - T o tempo médio de percurso veicular foi de 650.16 s e no cenário Cenário F - T o tempo médio de percurso veicular foi de 669.74 s.
No trecho Afonso Lourenço Mariante - Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1185.98 s no cenário Cenário B - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1164.02 s no cenário Cenário C - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1065.76 s no cenário Cenário D - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1061.01 s no cenário Cenário E - T o tempo médio de percurso veicular foi de 959.78 s e no cenário Cenário F - T o tempo médio de percurso veicular foi de 1072.76 s.
No trecho Gruta - Intendente Alfredo Azevedo SN no cenário Cenário A - T o tempo médio de percurso veicular foi de 337.27 s no cenário Cenário B - T o tempo médio de percurso veicular foi de 354.36 s no cenário Cenário C - T o tempo médio de percurso veicular foi de 340.25 s no cenário Cenário D - T o tempo médio de percurso veicular foi de 337.83 s no cenário Cenário E - T o tempo médio de percurso veicular foi de 310.59 s e no cenário Cenário F - T o tempo médio de percurso veicular foi de 405.35 s.
Os dados demonstram que:
No trecho GR-ALM no cenário Cenário A - T o volume médio veicular no trecho foi de 560 veículos/h, no cenário Cenário B - T o volume médio veicular no trecho foi de 500 veículos/h, no cenário Cenário C - T o volume médio veicular no trecho foi de 504 veículos/h, no cenário Cenário D - T o volume médio veicular no trecho foi de 507 veículos/h, no cenário Cenário E - T o volume médio veicular no trecho foi de 777 veículos/h, e no cenário Cenário F - T o volume médio veicular no trecho foi de 775 veículos/h.
No trecho IA-ALM no cenário Cenário A - T o volume médio veicular no trecho foi de 515 veículos/h, no cenário Cenário B - T o volume médio veicular no trecho foi de 461 veículos/h, no cenário Cenário C - T o volume médio veicular no trecho foi de 462 veículos/h, no cenário Cenário D - T o volume médio veicular no trecho foi de 465 veículos/h, no cenário Cenário E - T o volume médio veicular no trecho foi de 713 veículos/h, e no cenário Cenário F - T o volume médio veicular no trecho foi de 713 veículos/h.
No trecho IA-GR no cenário Cenário A - T o volume médio veicular no trecho foi de 750 veículos/h, no cenário Cenário B - T o volume médio veicular no trecho foi de 737 veículos/h, no cenário Cenário C - T o volume médio veicular no trecho foi de 654 veículos/h, no cenário Cenário D - T o volume médio veicular no trecho foi de 745 veículos/h, no cenário Cenário E - T o volume médio veicular no trecho foi de 778 veículos/h, e no cenário Cenário F - T o volume médio veicular no trecho foi de 778 veículos/h.
No trecho ALM-GR no cenário Cenário A - T o volume médio veicular no trecho foi de 410 veículos/h, no cenário Cenário B - T o volume médio veicular no trecho foi de 389 veículos/h, no cenário Cenário C - T o volume médio veicular no trecho foi de 381 veículos/h, no cenário Cenário D - T o volume médio veicular no trecho foi de 382 veículos/h, no cenário Cenário E - T o volume médio veicular no trecho foi de 358 veículos/h, e no cenário Cenário F - T o volume médio veicular no trecho foi de 520 veículos/h.
No trecho ALM-IA no cenário Cenário A - T o volume médio veicular no trecho foi de 320 veículos/h, no cenário Cenário B - T o volume médio veicular no trecho foi de 307 veículos/h, no cenário Cenário C - T o volume médio veicular no trecho foi de 312 veículos/h, no cenário Cenário D - T o volume médio veicular no trecho foi de 313 veículos/h, no cenário Cenário E - T o volume médio veicular no trecho foi de 310 veículos/h, e no cenário Cenário F - T o volume médio veicular no trecho foi de 393 veículos/h.
No trecho GR-IA no cenário Cenário A - T o volume médio veicular no trecho foi de 379 veículos/h, no cenário Cenário B - T o volume médio veicular no trecho foi de 370 veículos/h, no cenário Cenário C - T o volume médio veicular no trecho foi de 374 veículos/h, no cenário Cenário D - T o volume médio veicular no trecho foi de 375 veículos/h, no cenário Cenário E - T o volume médio veicular no trecho foi de 374 veículos/h, e no cenário Cenário F - T o volume médio veicular no trecho foi de 452 veículos/h.
Análise dos Cenários
O cenário B pela manhã mantém o Nível de Serviço (NS) D na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana; degrada o NS na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl, que vai de B para C; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, que vai de F para D; mantém o NS B na interseção Oscar Pereira x Herval; mantém o NS E na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata e mantém o NS E na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante. Pela tarde, cenário B degrada o NS na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo, indo de D para E; melhora o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana, que vai de C para B; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl; mantém o NS D na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Herval; degrada o NS na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata, que vai de C para D; e mantém o NS D na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante. O cenário B prevê intervenções para criação de uma faixa adicional na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, bem como o redesenho viário da mesma; em função de tal intervenção, nesse cenário, nessa interseção, a redução das filas é percebida de forma mais acentuada no sentido norte/sul pela manhã e no sentido sul/norte pela tarde, nos sentidos de maior demanda por pico há redução de filas mas de maneira menos significativa. Cabe o destaque de que as maiores reduções ocorrem nos sentidos menos críticos de cada pico.
Em relação ao volume, nesse cenário, pela manhã, no sentido sul/norte, são verificados maiores volumes no trecho a jusante da Rua da Gruta, pois o redesenho viário e aumento de capacidade no sentido norte/sul, permitem a otimização semafórica no local como um todo, e desse modo um ganho ainda que pequeno de capacidade total da interseção. No sentido norte/sul verifica-se a elevação do volume a jusante da interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta em função das melhores condições de progressão na interseção da Oscar Pereira x Rua da Gruta – estas dinâmicas demonstram que o redesenho e ampliação da capacidade otimizam a interseção em todas suas aproximações. Pela tarde, no sentido sul/norte há um aumento de volume de mesma amplitude em todas as aproximações; no sentido norte/sul, há uma redução dos volumes a partir da Rua da Gruta. Como a capacidade da interseção é ampliada, o volume excedente acarreta a saturação a jusante da interseção, gerando um spillback que limita a capacidade da instalação.
Em relação à velocidade, no turno da manhã, no sentido sul/norte, não são verificadas variações significativas na velocidade média dos veículos. No sentido norte/sul, é verificado um ganho de velocidade da ordem de 2km/h a partir da Rua da Gruta. Pela tarde, no sentido sul/norte, há uma pequena redução da velocidade média junto da maioria das aproximações – por se tratar de velocidades nas aproximações, a segunda faixa nesse sentido e cenário uniformizam o padrão de progressão, fazendo com que, mesmo que a velocidade pontual seja menor (nas aproximações), haja um ganho líquido com elevação da velocidade média ao longo da instalação (trecho). No sentido norte/sul é verificado um significativo ganho de velocidade na aproximação com a Rua da Gruta; no entanto, esse ganho não é capaz de gerar ganhos ao longo do sistema, frente às restrições nas demais interseções que tornam o percurso mais demorado em função da saturação a jusante da Rua da Gruta.
Pela manhã, no sentido, sul/norte, não são verificadas grandes variações na taxa de ocupação, sendo identificado apenas um pequeno aumento da ocupação na aproximação com a Av. Eng. Ludolfo Boehl; no sentido norte/sul, apenas na aproximação com a Av. Herval verifica-se o aumento na taxa de ocupação. Pela tarde, no sentido sul/norte, verifica-se um leve aumento na ocupação nas aproximações a montante da Rua da Gruta e na aproximação com a Av. Eng. Ludolfo Boehl. No sentido norte/sul, verifica-se uma significativa queda na taxa de ocupação na aproximação da Rua da Gruta. Quando considerado o ganho na interseção da Rua da Gruta, verifica-se que de fato a intervenção mitiga os problemas verificados no local, mas a progressão do tráfego favorecido nesse ponto é limitada pelas restrições entre a Rua da Gruta e a Est. Afonso L. Mariante.
Em relação ao tempo de percurso; pela manhã, no sentido sul/norte, não foram identificadas grandes mudanças no tempo de percurso. No sentido norte/sul, há uma redução no tempo de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta], e tal redução é tão significativa, que embora ocorra aumento de percurso no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], há um ganho líquido que reduz em 4% o tempo total no trecho [Intendente Azevedo -> Afonso L. Mariante]. Pela tarde, no sentido sul/norte, há redução no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta], e manutenção no tempo de percurso no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo], fazendo com que se tenha um ganho global com a redução no tempo de percurso de 2% no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo]. No sentido norte/sul, há uma elevação nos tempos de percurso em todos os trechos em função das restrições após a Rua da Gruta que geram maiores acúmulos nesse trecho e acabam por refletir no trecho imediatamente a montante da Rua da Gruta, o que eleva o tempo de percurso em 11%.
Sobre os volumes veiculares; pela manhã, no sentido sul/norte, os volumes são mantidos constantes ao longo de toda instalação. No sentido norte/sul, verifica-se o aumento dos volumes em todos os trechos, sendo que o maior ganho é verificado no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta]. Pela tarde, no sentido sul/norte verifica-se a redução do volume veicular em todos os trechos. No sentido norte/sul há redução do volume veicular de forma mais acentuada no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante]. Quanto ao transporte público; na simulação são programadas 18 viagens de Transporte Coletivo (TC). Nesse cenário, pela manhã, no trecho sul/norte, 11 coletivos concluem o trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e 10 concluem o trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] completando o percurso total dentro do período de simulação. No trecho norte/sul, 13 coletivos concluem os dois trechos [Intendente Azevedo -> Gruta], sendo que 9 concluem o trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante] e completam o percurso total dentro do período de simulação. Pela tarde, o volume de coletivos no sentido sul/norte, 12 veículos concluem o trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e 10 concluem o trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] completando o percurso total dentro do período de simulação. No sentido norte/sul, 13 coletivos concluem os dois trechos [Intendente Azevedo -> Gruta], sendo que 8 concluem o trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante] e completam o percurso total dentro do período de simulação. Os tempos de percurso no sentido sul/norte permanecem similares aos do Cenário A. Entretanto, no sentido norte/sul, no período da manhã há alguma redução nos tempos de percurso e no período da tarde há elevação, justamente no período crítico desse trecho/sentido.
O cenário C consiste na instalação de baias para servir ao embarque e desembarque dos coletivos no trecho entre a Rua da Gruta e a Est. Afonso L. Mariante.
O cenário C pela manhã mantém o NS D na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana; degrada o NS na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl, que vai de B para C; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, que vai de F para D; mantém o NS B na interseção Oscar Pereira x Herval; mantém o NS E na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata; e melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante, que passa de E para D. Pela tarde, cenário C degrada o NS na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo, indo de D para F; melhora o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana, que vai de C para B; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl; melhora o NS D na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, indo de D para C; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Herval; degrada o NS na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata, que vai de C para D; e mantém o NS D na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante.
Durante a manhã, no sentido sul/norte, não se verifica nenhuma mudança no comportamento das filas; identifica-se apenas a redução de filas nas interseções Oscar Pereira x Dr. Sarmento Barata e Oscar Pereira x Rua da Gruta, que, por sua vez, geram aumento de filas na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl. No sentido norte/sul, há uma redução significativa nas filas na aproximação com a Rua da Gruta – muito embora a maior parte dessa queda seja reflexo das intervenções já previstas no cenário B e que são incorporadas nesse cenário. Pela tarde, no sentido sul/norte, foi verificada a redução de filas nas aproximações com a Av. Herval e Rua da Gruta. No sentido norte/sul verificam-se a redução de filas na aproximação com a Rua da Gruta, fazendo com que a progressão do fluxo nesse ponto aumente as filas a jusante nas aproximações com a Av. Herval e Est. Dr. Sarmento Barata, uma vez que este cenário não prevê intervenções a jusante para atender o incremento de capacidade na interseção com a Rua da Gruta.
Pela manhã, no sentido sul/norte, este cenário leva a uma pequena elevação do volume no trecho objeto de intervenção, e um acréscimo do volume após a Rua da Gruta. Tal incremento se dá por conta das melhorias nessa interseção previstas já no cenário B, que em associação com as baias favorecem a progressão de pelotões. No sentido norte/sul verifica-se um pequeno aumento dos volumes à montante da Rua da Gruta, sendo que após essa interseção os volumes são reduzidos pelas condições impostas pela rede nesse cenário, seja pelo conflito de reentrada dos coletivos, seja pela saturação da via em função do maior volume verificado a montante. Pela tarde. No sentido sul/norte, há uma pequena redução no volume nas interseções que compõem o trecho afetado pela intervenção com baias, indicando um maior conflito entre coletivos e automóveis nos momentos de reentrada dos coletivos no fluxo; a mesma redução de volumes é verificada no sentido norte/sul no trecho em que está prevista a instalação de baias. Em relação à velocidade média; pela manhã, no sentido sul/norte, no trecho objeto de intervenção a velocidade média não é afetada de forma mais significativa, apenas no início do trajeto há a elevação da velocidade em 1 km/h; após verifica-se a queda de mesma amplitude junto da Rua da Gruta (ponto de transição entre o trecho com baias e o trecho sem intervenções). No sentido norte/sul são verificados ganhos médios de 5 km/h na interseção da Rua da Gruta, sendo que parte desse ganho é resultante das intervenções compreendidas pelo cenário B e incorporadas nesse cenário. Pela tarde, no sentido sul/norte, os pontos de controle indicam oscilações entre aumento e redução da velocidade média a cada interseção, sem convergir para um padrão uniforme. No sentido norte/sul há a elevação na velocidade média na interseção da Rua da Gruta, porém com valores muito próximos àqueles obtidos já no cenário B e que estão incorporados no cenário C.
Quando considerada a taxa de ocupação, pela manhã, no sentido sul/norte, no trecho impactado pela implantação de baias, há uma redução na taxa de ocupação nas aproximações das interseções; porém, acarretando maior ocupação nas aproximações a jusante da Rua da Gruta, possivelmente gerado pela melhor progressão dos pelotões, como demonstrado pelo aumento do volume do trecho nesse sentido do tráfego. No sentido norte/sul, as taxas de ocupação são mantidas no trecho afetado pelas intervenções; no entanto, na interseção da Rua da Gruta há uma queda substancial na taxa de ocupação, em razão das melhores condições que as baias oferecem para progressão dos pelotões que uniformizam o tráfego e o padrão de chegadas no sentido norte/sul. No pico da tarde, no sentido sul/norte, no trecho onde foram simuladas as baias há uma leve redução da taxa de ocupação; no sentido norte/sul não são verificadas grandes alterações na taxa de ocupação nas aproximações, com exceção da Rua da Gruta, resultado das melhorias previstas no cenário B e incorporadas a este cenário.
Em relação ao tempo de percurso; pela manhã, no sentido sul/norte, identifica-se a manutenção de tempo de percurso no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] e redução do tempo no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta], gerando uma redução de 5% no tempo total de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo]. No sentido norte/sul, há uma redução no tempo de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta] próxima àquela verificada no cenário B, e embora ocorra aumento de tempo de percurso no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], há um ganho líquido que reduz o tempo total em 6% no trecho [Intendente Azevedo -> Afonso L. Mariante]. Pela tarde, no sentido sul/norte, há redução no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] quase três vezes superior à redução verificada no cenário B, e manutenção no tempo de percurso no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo], fazendo com que se tenha um ganho global com a redução de 10% no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo] bastante superior ao desempenho verificado no cenário B. No sentido norte/sul há uma elevação no tempo de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta] e no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], ambos contribuindo para elevação do tempo total de percurso em 6% no trecho [Intendente Azevedo -> Afonso L. Mariante]. Sobre os volumes na instalação, pela manhã, no sentido sul/norte são verificados aumentos de volumes em todos os trechos. No sentido norte/sul, também há acréscimo de volume em todos os trechos, com aumento mais substancial no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta]. Pela tarde, no sentido sul/norte há redução no volume total em todos os trechos, mas de forma menos acentuada do que verificado no cenário B. No sentido norte/sul, verifica-se a redução do volume veicular em todos os trechos, sendo que tal redução é mais significativa no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta], caracterizando o único cenário com grande prejuízo para esse trecho no turno da tarde.
Em relação ao transporte público, pela manhã, os volumes de coletivos no trecho sul/norte se situam ao redor de 13 por hora, variando em função da natureza estocástica das partidas, fenômeno que se repete no sentido norte/sul. No entanto, percebe-se que em ambos os sentidos, no trecho com baias, à medida que há progressão do tráfego o volume de coletivos não é afetado, no entanto, os dados demonstram o aumento no tempo de percurso dos coletivos no trecho com baias em ambos os sentidos, tempo esse acrescido pelo tempo de espera para reentrada dos coletivos na corrente de tráfego. Pela tarde, o volume de coletivos nas aproximações também se situa ao redor de 13 coletivos por hora, apresentando a mesma tendência de atrasos ao longo da progressão sul/norte, em função da retenção dos coletivos nas baias. O maior tempo de percurso que acarreta o atraso no trajeto dos coletivos pela tarde é mais significativo no sentido norte/sul, indicando que o maior carregamento do tráfego no sentido centro/bairro prejudica a performance dos coletivos retidos por maior tempo nas baias – fato demonstrado também pelo menor número de coletivos que concluem o trajeto norte/sul em sua totalidade ao longo do período da simulação.
O cenário D pela manhã melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo, indo de D para B; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana; degrada o NS na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl, que vai de B para C; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, que vai de F para D; mantém o NS B na interseção Oscar Pereira x Herval; mantém o NS E na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata; e mantém o NS E na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante. Pela tarde, cenário D melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo, indo de D para C; melhora o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana, que vai de C para B; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl; melhora o NS D na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, indo de D para C; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Herval; piora o NS na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata indo de C para D; ; e mantém o NS D na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante.
Nesse cenário, pela manhã, no sentido sul/norte, o padrão de filas é pouco afetado ao longo de todo o trecho, oscilando entre aumento e redução de filas ao longo do trajeto; no sentido norte/sul há um acréscimo na extensão média de filas junto da Rua Dr. Sarmento Barata já percebido no cenário C e também uma redução de filas na aproximação com a Rua da Gruta, fortemente influenciado pelas intervenções do cenário B. Pela tarde, no sentido sul/norte, verifica-se a redução de filas na interseção Oscar Pereira x Herval, na mesma amplitude do cenário C, e aumento de filas na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo, aumento este acarretado pela melhor progressão de tráfego desde a Av. Herval o que acaba por formar pelotões mais extensos a jusante. No sentido norte/sul, verifica-se apenas a elevação de filas nas aproximações com a Av. Herval e Rua Dr. Sarmento Barata.
Em relação aos volumes veiculares; pela manhã, no sentido sul/norte, não são verificadas maiores variações em relação aos volumes do cenário C, com exceção da interseção com a Rua Intendente Azevedo, onde há um incremento no volume na interseção em função na alteração da forma de operação dessa interseção proposta nesse cenário. No sentido norte/sul, há um aumento de volume na interseção Oscar Pereira x Herval que corresponde ao mesmo ganho verificado nas intervenções do cenário B e que são incorporadas no cenário D. Pela tarde, no sentido sul/norte, os volumes são semelhantes aos verificados no cenário C, uma vez que os conflitos de reentradas dos coletivos parados nas baias permanecem, e apenas as melhorias junto a Rua Intendente Azevedo são incorporadas ao cenário D. No sentido norte/sul os volumes apresentam melhoria no início do trecho em função do redesenho da interseção da Rua Intendente Azevedo, no entanto após a Rua da Gruda há uma degradação das condições de operação quando comparado com o cenário atual, dado o maior fluxo de veículos gerado pelo ganho de capacidade na interseção da Rua Intendente Azevedo.
Pela manhã, no sentido, sul/norte, a velocidade média é maior no trecho entre a Est Afonso L. Mariante e a Av. Herval, passando a manter os padrões atuais de velocidade no restante do trecho. No sentido norte/sul, verifica-se o aumento da velocidade média ao longo do trecho entre a rua da Gruta e a Est. Afonso L. Mariante, sendo tais ganhos correspondentes aos já registrados no cenário C. Pela tarde, no sentido sul/norte, os pontos de controle indicam oscilações entre aumento e redução da velocidade média a cada interseção, sendo que a velocidade média na interseção com a Rua Intendente Azevedo é reduzida uma vez que a alteração geométrica nesse ponto faz com que o fluxo mude a trajetória de um sentido linear para um sentido curvilíneo. No sentido norte/sul, há a elevação na velocidade média nas interseções das ruas Intendente Azevedo, Madre Ana e Rua da Gruta.
Pela manhã, no sentido sul/norte, a taxa de ocupação é reduzida no trecho onde são instaladas as baias, ao mesmo a mudança no padrão de progressão no primeiro trecho eleva a taxa de ocupação entre a Rua da Gruta e Rua Intendente Azevedo. No sentido norte/sul há uma queda na taxa de ocupação junto Rua da Gruta e manutenção da ocupação atual nas demais interseções. Pela tarde, no sentido sul/norte, há uma leve queda nas taxas de ocupação a montante da Rua da Gruta e a elevação da taxa de ocupação junto a Rua Ludolfo Boehl, também em função da mudança no padrão de progressão e taxas de chagada dos veículos acarretada pelas intervenções a montante da Rua da Gruta. No sentido norte/sul, apenas junto da Rua da Gruta ocorre redução da taxa de ocupação, tal redução é menor do que aquela obtida no cenário C, porque as melhorias junto a interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo geram maior escoamento, o que altera o padrão de progressão que forma maiores pelotões que acabam parcialmente retidos na aproximação com Rua da Gruta e dessa forma reduzem o desempenho da instalação nesse ponto.
Em relação ao tempo de percurso, pela manhã, no sentido sul/norte, identifica-se a manutenção de tempo no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] e redução do tempo no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta], gerando uma redução de 6% no tempo total de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo]. No sentido norte/sul, há uma redução no tempo de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta], tal redução corresponde àquela verificada no cenário C, e embora ocorra aumento de percurso no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], há um ganho líquido que reduz em 5% o tempo total no trecho [Intendente Azevedo -> Afonso L. Mariante]. Pela tarde, no sentido sul/norte, há redução no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] quase três vezes superior à redução verificada no cenário B, e manutenção no tempo de percurso no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo], fazendo com que se tenha um ganho global com a redução em 11% no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo] bastante superior ao desempenho verificado no cenário B – os resultados para o tempo de percurso correspondem aos obtidos no cenário C. No sentido norte/sul, são mantidos os tempos de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta], e aumento do tempo de percurso no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], sendo que esse aumento eleva em 7% o tempo total de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Afonso L. Mariante].
Sobre os volumes na instalação, pela manhã, no sentido sul/norte, há uma leve elevação no volume veicular no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] melhorando a capacidade da instalação como um todo; essa variação corresponde às variações verificadas no cenário C. No sentido norte/sul há uma elevação no volume veicular ao longo de toda a instalação, sendo esse aumento mais significativo no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta]. Pela tarde, no sentido sul/norte há uma queda nos volumes registrados que se equiparam àqueles verificados no cenário C. No sentido norte/sul há uma redução geral no volume veicular que corresponde aos volumes verificados no cenário B e se devem à restrição encontrada a jusante da Rua da Gruta após a qualificação dessa interseção que aumenta a capacidade nesse ponto, mas não encontra uma condição favorável após para progressão do fluxo de tráfego em direção à Est Afonso L. Mariante.
Em relação aos volumes do transporte público, pela manhã, no trecho sul/norte observa-se que 12 coletivos concluem o trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e somente 10 concluem o trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] completando o percurso total dentro do período de simulação, fenômeno que se repete no sentido norte/sul. No trecho norte/sul, 13 coletivos concluem o trecho [Intendente Azevedo -> Gruta] e somente 9 concluem o [Gruta -> Afonso L. Mariante] completando o percurso total dentro do período de simulação. No entanto, percebe-se que em ambos os sentidos, no trecho com baias, à medida que há progressão do tráfego, o volume de coletivos não é afetado, no entanto, os dados demonstram o aumento no tempo de percurso dos coletivos no trecho com baias em ambos os sentidos; tempo esse acrescido pelo tempo de espera para reentrada dos coletivos na corrente de tráfego – reproduzindo a mesma dinâmica do cenário C. Pela tarde, o volume de coletivos no sentido sul/norte repete os volumes da manhã nos respectivos trechos por hora, apresentando a mesma tendência de atrasos ao longo da progressão sul/norte, em função da retenção dos coletivos nas baias. O maior tempo de percurso que acarreta o atraso no trajeto dos coletivos pela tarde é mais significativo no sentido norte/sul, indicando que o maior carregamento do tráfego no sentido centro/bairro prejudica a performance dos coletivos retidos por maior tempo nas baias – fato demonstrado também pelo menor número de coletivos que concluem o trajeto norte/sul em sua totalidade ao longo do período da simulação - 12 concluem no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta] e 8 concluem no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], completando o percurso total dentro do período de simulação. Nesse cenário embora ocorram maiores atrasos em relação ao cenário atual, os atrasos verificados são inferiores aos atrasos verificados no cenário C. Também nesse cenário as melhorias na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo reduzem os atrasos próximos a esta interseção, como demonstrado pelos tempos de percurso dos coletivos no trecho entre a Rua da Gruta e Rua Intendente Azevedo.
O Cenário E corresponde à substituição da instalação de baias para embarque e desembarque de coletivos no trecho entre a Rua da Gruta e a Estr. Afonso L. Mariante pela execução de uma pista de rolamento adicional no mesmo trecho, totalizando 4 faixas de tráfego.
O cenário E pela manhã melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo, indo de D para B; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana; deteriora o NS na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl, que vai de B para C; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, que vai de F para D; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Herval, que vai de B para A; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata, que vai de E para D; e mantém o NS E na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante. Pela tarde, cenário E melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo, indo de D para C; melhora o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana, que vai de C para B; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl; melhora o NS D na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, indo de D para C; melhora o NS C na interseção Oscar Pereira x Herval, indo de C para A; mantem o NS C na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata; e mantém o NS D na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante.
Nesse cenário, pela manhã, no sentido sul/norte, há redução muito significativa no tamanho de filas na aproximação com a Av. Herval e elevação junto à Av. Ludolfo Boehl e à Rua Madre Ana. No restante do trajeto, oscila entre elevações e reduções moderadas das filas nas variadas interseções. No sentido norte/sul, percebe-se redução de filas na aproximação com a Rua da Gruta, fortemente influenciado pelas intervenções do cenário B, e redução significativa de filas junto à Rua Dr. Sarmento Barata. Nas demais interseções mantém o padrão de formação de filas. Pela tarde, no sentido sul/norte, o Cenário E gera redução de filas na Av. Herval de modo mais intenso que nos cenários C e D, e redução acentuada na Rua da Gruta. Verifica-se também alguma elevação na extensão de filas na Rua Madre Ana. Nas demais interseções mantém o padrão de formação de filas. No sentido norte/sul as filas reduzem na Rua Intendente Azevedo e reduzem fortemente na Av. Herval, bem como na Rua Dr. Sarmento Barata. Nas demais interseções mantém o padrão de formação de filas.
Em relação aos volumes veiculares; pela manhã, no sentido sul/norte, verifica-se uma elevação constante dos volumes médios ao longo de todo o trecho com relação ao cenário atual (Cenário A), e uma redução de volume na aproximação da Rua da Gruta, quando comparado aos cenários C e D. No sentido norte/sul constata-se em geral a manutenção dos volumes ao longo do trajeto, com elevação dos volumes nas aproximações da Rua Dr. Sarmento Barata e da Estr. Afonso Lourenço Mariante. Pela tarde, no sentido sul/norte, os volumes seguem a mesma tendência de elevação constante com relação ao cenário A. No sentido norte/sul o volume é reduzido na aproximação da Rua da Gruta e elevado na Rua Dr. Sarmento Barata e na Estr. Afonso Lourenço Mariante – mantendo o padrão de progressão obtido na interseção com a Rua da Gruta.
Pela manhã, no sentido, sul/norte, a velocidade média é maior no trecho entre a Est Afonso L. Mariante e a Av. Herval, passando a manter os padrões atuais de velocidade no restante do trecho. Também se verifica ao final do trecho a saturação da aproximação da Rua Intendente Azevedo, pois embora seja registrado aumento do volume veicular, este é acompanhado da queda da velocidade média e elevação da taxa de ocupação. No sentido norte/sul, verifica-se o aumento da velocidade média ao longo do trecho entre a rua da Gruta e a Av. Herval. Pela tarde, no sentido sul/norte, os pontos de controle indicam oscilações entre aumento e redução da velocidade média a cada interseção – embora com picos menores em relação aos cenários B e C. Ainda no sentido sul/norte, a velocidade média na interseção com a Rua Intendente Azevedo é levemente reduzida uma vez que a alteração geométrica nesse ponto faz com que o fluxo mude a trajetória de um sentido linear para um sentido curvilíneo, e também em função da elevação da taxa de ocupação. No sentido norte/sul, há a elevação na velocidade média nas interseções das ruas Intendente Azevedo, Rua da Gruta e Av. Herval, acompanhadas de uma leve redução da velocidade média nas aproximações com Rua Madre Ana, Av. Eng. Ludolfo Boehl, Rua Dr. Sarmento Barata e Estrada Afonso L. Mariante.
Pela manhã, no sentido sul/norte, a taxa de ocupação é reduzida no trecho onde é simulada a duplicação da pista, com isso o ganho de capacidade nesse trecho acarreta a elevação da taxa de ocupação entre a Rua da Gruta e Rua Intendente Azevedo, devido à maior solicitação do trecho, uma vez que a eliminação dos gargalos a montante da Rua da Gruta gera novos gargalos à jusante. No sentido norte/sul há uma queda na taxa de ocupação junto Rua da Gruta e Av. Herval, e a elevação da ocupação nas aproximações com a Rua Dr. Sarmento Barata e Est. Afonso L. Mariante. Pela tarde, no sentido sul/norte, o cenário E apresenta as maiores reduções nas taxas de ocupação a montante da Rua da Gruta e a menor elevação da taxa de ocupação junto a Rua Ludolfo Boehl. No sentido norte/sul, não são verificadas grandes alterações a montante da Rua da Gruta; nas aproximações com a Rua da Gruta e Av. Herval há uma queda significativa na taxa de ocupação; já nas aproximações com a Rua Dr. Sarmento Barata e Est. Afonso L. Mariante a taxa de ocupação apresenta leve elevação quando comparada ao cenário atual. O comportamento verificado pela manhã e tarde nas aproximações com a Rua Dr. Sarmento Barata e Est. Afonso L. Mariante ocorrem porque o primeiro trecho da duplicação entre a Rua da Gruta e Av. Herval caracterizam o trecho mais crítico para gargalos e a eliminação de tal gargalo implica em maiores pelotões ao final do trajeto, e ainda; ao final do trajeto a duplicação encontra um segundo gargalo na Est. Costa Gama que passa a ter pista simples.
Em relação ao tempo de percurso, pela manhã, no sentido sul/norte identifica-se a manutenção de tempo no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] e a maior redução do tempo no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] quando comparado com os demais cenários, gerando uma redução de 22% no tempo total de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo]. No sentido norte/sul, há redução no tempo de percurso ao longo de todo trecho, representando uma queda de aproximadamente 30% no tempo de percurso. Pela tarde, no sentido sul/norte, há redução de 23% no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e manutenção no tempo de percurso no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo], fazendo com que se tenha um ganho global com a redução de 20% no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo]. No sentido norte/sul, são mantidos os tempos de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta], e redução do tempo de percurso no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], sendo que essa variação reduz em 30% o tempo total de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Afonso L. Mariante].
Sobre os volumes na instalação, pela manhã, no sentido sul/norte, há uma elevação no volume veicular nos dois trechos [Gruta -> Intendente Azevedo] e [Afonso Lourenço Mariante -> Gruta] melhorando a capacidade da instalação como um todo em aproximadamente 15%. No sentido norte/sul há uma elevação no volume veicular ao longo de toda a instalação, sendo esse aumento mais significativo no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], gerando um incremento de 50% no volume absorvido pela instalação. Pela tarde, no sentido sul/norte há uma queda nos volumes registrados porque a taxa de chegada supera a capacidade de atendimento da Rua da Gruta. No sentido norte/sul há uma elevação geral no volume veicular, com maior contribuição do trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], contribuindo para um aumento de 38% no volume registrado ao longo de toda a instalação. Em relação aos volumes do transporte público, pela manhã, no trecho sul/norte, 13 coletivos concluem o trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e 11 concluem o trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] completando o percurso total dentro do período de simulação. No trecho norte/sul, 13 coletivos concluem os dois trechos [Intendente Azevedo -> Gruta] e [Gruta -> Afonso L. Mariante] e completam o percurso total dentro do período de simulação. Nesse cenário, em razão da solução adotada de alargamento viário ao invés de baias, os coletivos não são penalizados pelo tempo de espera para reentrada no fluxo da via e vemos que no sentido norte/sul há uma queda mais importante no tempo de percurso, de aproximadamente 30% ao longo de todo trecho, acompanhando a redução do tempo de percurso dos demais veículos. Pela tarde, no sentido sul/norte, 12 coletivos concluem o trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e 11 concluem o trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] completando o percurso total dentro do período de simulação. No sentido norte/sul se repete o observado pela manhã, com 13 coletivos completando ambos os trechos e completando o percurso total no período de simulação. Nesse cenário o tempo de percurso dos coletivos no sentido norte/sul tem uma redução mais expressiva, de aproximadamente 20%.
O cenário F pela manhã melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo, indo de D para C; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana; degrada o NS na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl, que vai de B para C; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, que vai de F para D; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Herval, que vai de B para A; melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Sarmento Barata, que vai de E para D; e melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante, que vai de E para D. Pela tarde, cenário F mantém o NS D na interseção Oscar Pereira x Intendente Azevedo; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Madre Ana; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Ludolfo Boehl; melhora o NS D na interseção Oscar Pereira x Rua da Gruta, indo de D para C; melhora o NS C na interseção Oscar Pereira x Herval, indo de C para A; mantém o NS C na interseção Oscar Pereira x Sarmento; e melhora o NS na interseção Oscar Pereira x Afonso L. Mariante, indo de D para C.
Nesse cenário, pela manhã, no sentido sul/norte, há redução muito significativa no tamanho de filas nas interseções da Estr. Afonso Lourenço Mariante e da Av. Herval, pequena elevação junto à Rua da Gruta e elevação moderada na Av. Eng. Ludolfo Boehl e Rua Madre Ana. A elevação na segunda metade do trajeto ocorre porque o ganho de capacidade à montante da Rua da Gruta encontra gargalos nos trechos à jusante da Rua da Gruta. No sentido norte/sul, percebe-se redução de filas na aproximação com a Rua da Gruta, fortemente influenciado pelas intervenções do cenário B; também vemos importante redução de filas na interseção com a Rua Dr. Sarmento Barata; nas demais interseções mantém o padrão de formação de filas. Pela tarde, no sentido sul/norte, o Cenário F gera redução de filas desde a Est. Afonso L. Mariante até a Rua da Gruta. No entanto, verifica-se significativa elevação na extensão de filas na Rua Madre Ana, e grande elevação na Rua Intendente Azevedo (aumento este acarretado pela melhor progressão de tráfego desde a Av. Estr. Afonso Lourenço Mariante o que acaba por formar pelotões mais extensos a jusante). No sentido norte/sul as filas reduzem na Rua Intendente Azevedo e reduzem fortemente na Av. Herval, bem como na Rua Dr. Sarmento Barata. Nas demais interseções mantém o padrão de formação de filas.
Em relação aos volumes veiculares, pela manhã, no sentido sul/norte, verifica-se uma elevação substancial dos volumes médios ao longo de todo o trecho com relação ao cenário atual (Cenário A), maior que a já verificada no Cenário E. Essa elevação ocorre em função da duplicação da Est. Costa Gama, o que amplia a capacidade na interseção com a Est. Afonso L. Mariante e injeta maior número de veículos no trecho. No sentido norte/sul constata-se em geral a manutenção dos volumes ao longo do trajeto, com elevação dos volumes nas aproximações da Rua Dr. Sarmento Barata e da Estr. Afonso Lourenço Mariante. Pela tarde, no sentido sul/norte, os volumes seguem a mesma tendência de elevação constante dos volumes com relação ao cenário A, tendo os maiores volumes de todos os cenários. No sentido norte/sul, o volume é crescente a partir da Av. Herval mantendo o padrão de progressão obtido na interseção com a Rua da Gruta, o que indica a eliminação dos gargalos no trecho.
Pela manhã, no sentido, sul/norte, a velocidade média é maior no trecho entre a Est Afonso L. Mariante e a Av. Herval, passando a manter os padrões atuais de velocidade no restante do trecho. Também se verifica ao final do trecho a saturação da aproximação da Rua Intendente Azevedo, pois embora seja registrado aumento do volume veicular, este é acompanhado da queda da velocidade média e elevação da taxa de ocupação. No sentido norte/sul, verifica-se o aumento da velocidade média ao longo do trecho entre a rua da Gruta e a Av. Herval. Pela tarde, no sentido sul/norte, os pontos de controle indicam elevação da velocidade média na Estr. Afonso L. Mariante, Av. Herval e Madre Ana e manutenção da velocidade média nos demais pontos. A região que não apresenta variação de desempenho em relação ao cenário atual é a aproximação com a Av. Eng. Ludolfo Boehl, situação que poderá ser melhorada com programação semafórica (nos cenários simulados não foram feitas alterações na programação semafórica dessa interseção). Ainda no sentido sul/norte, a velocidade média na interseção com a Rua Intendente Azevedo é levemente reduzida uma vez que a alteração geométrica nesse ponto faz com que o fluxo mude a trajetória de um sentido linear para um sentido curvilíneo e também seja afetada pela elevação da taxa de ocupação. No sentido norte/sul, há a elevação na velocidade média nas interseções das ruas Intendente Azevedo, Rua da Gruta e Av. Herval; acompanhadas de uma leve redução da velocidade média nas aproximações com Rua Madre Ana, Av. Eng. Ludolfo Boehl, Rua Dr. Sarmento Barata e Estrada Afonso L. Mariante.
Pela manhã, no sentido sul/norte, a taxa de ocupação é reduzida de forma mais intensa no trecho onde é simulada a duplicação da pista, com isso o ganho de capacidade nesse trecho acarreta a elevação da taxa de ocupação entre a Rua da Gruta e Rua Intendente Azevedo, devido à maior solicitação do trecho, uma vez que a eliminação dos gargalos à montante da Rua da Gruta gera novos gargalos à jusante. Embora a dinâmica no cenário E se assemelhe à dinâmica do cenário E, no cenário F as variações são sempre maiores. No sentido norte/sul há uma queda na taxa de ocupação junto Rua da Gruta e Av. Herval, acompanhadas da elevação da ocupação nas aproximações com a Rua Dr. Sarmento Barata e Est. Afonso L. Mariante. Pela tarde, no sentido sul/norte, o cenário F apresenta uma moderada elevação nas taxas de ocupação a montante da Rua da Gruta e a mais acentuada elevação da taxa de ocupação junto a Rua Ludolfo Boehl – uma vez que a maior capacidade a montante, eleva a solicitação da instalação ao final do percurso. No sentido norte/sul, não são verificadas grandes alterações a montante da Rua da Gruta; nas aproximações com a Rua da Gruta e Av. Herval há uma queda significativa na taxa de ocupação; já nas aproximações com a Rua Dr. Sarmento Barata e Est. Afonso L. Mariante a taxa de ocupação apresenta leve elevação quando comparada ao cenário atual, em parte pela restrição imposta pela Est. Costa Gama que conta com uma faixa apenas para atender a pista dupla da Av. Oscar Pereira.
Em relação ao tempo de percurso, pela manhã, no sentido sul/norte identifica-se a manutenção de tempo no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] e a redução do tempo no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta], gerando uma redução no tempo total de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo] de 20%. Embora essa redução no tempo seja inferior àquela registrada no cenário E, o cenário F ao elevar a capacidade na interseção com a Est. Afonso L. Mariante elava o volume praticado em 27%, enquanto que o cenário E eleva o mesmo volume em 16%. No sentido norte/sul, há redução no tempo de percurso ao longo de todo trecho, representando uma queda de aproximadamente 30% no tempo de percurso. Pela tarde, no sentido sul/norte, há redução de 21% no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e manutenção no tempo de percurso no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo], fazendo com que se tenha um ganho global com a redução de 10% no tempo de percurso no trecho [Afonso L. Mariante -> Intendente Azevedo]. Nesse cenário, embora a redução no tempo de percurso seja inferior àquela verificada no cenário E, o volume veicular praticado é 22% superior ao atual, enquanto que no cenário E o volume praticado é 3% inferior ao praticado atualmente. No sentido norte/sul, são mantidos os tempos de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Gruta], e é verificada a redução do tempo de percurso no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], sendo que essa variação reduz em 31% o tempo total de percurso no trecho [Intendente Azevedo -> Afonso L. Mariante].
Sobre os volumes na instalação, pela manhã, no sentido sul/norte, há uma elevação no volume veicular no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] melhorando a capacidade da instalação como um todo em aproximadamente 27%. No sentido norte/sul há uma elevação no volume veicular ao longo de toda a instalação, sendo esse aumento mais significativo no trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], gerando um incremento de 50% no volume absorvido pela instalação. Pela tarde, no sentido sul/norte há elevação do volume veicular em todos trechos avaliados, correspondendo a um aumento de 22% no volume ao longo da instalação. No sentido norte/sul há uma elevação geral no volume veicular, com maior contribuição do trecho [Gruta -> Afonso L. Mariante], contribuindo para um aumento de 38% no volume registrado ao longo de toda a instalação.
Quanto ao transporte público, pela manhã, os volumes no trecho sul/norte são exatamente os mesmo do cenário E: 13 coletivos concluem o trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e 11 concluem o trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] completando o percurso total dentro do período de simulação. No trecho norte/sul também se repetem os números do Cenário E: 13 coletivos concluem os dois trechos [Intendente Azevedo -> Gruta] e [Gruta -> Afonso L. Mariante] e completam o percurso total dentro do período de simulação. Também se mantém os ganhos com relação aos tempos de percurso dos coletivos em função dos benefícios do alargamento viário. Pela tarde, no sentido sul/norte 13 coletivos concluem o trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e 10 concluem o trecho [Gruta -> Intendente Azevedo] completando o percurso total dentro do período de simulação. No sentido norte/sul se repete o observado pela manhã e o obtido no Cenário E, com 13 coletivos concluindo ambos os trechos e completando o percurso total no período de simulação. Nesse cenário, no sentido sul/norte, o tempo de percurso dos coletivos se mantém no trecho [Afonso L. Mariante -> Gruta] e aumenta no trecho [Gruta -> Intendente Azevedo], tendo como resultado uma elevação no trecho total em função do maior volume de veículos no sistema proporcionado pela faixa adicional junto à Estr. Costa Gama proposta nesse cenário. No sentido norte/sul há a mesma redução no tempo de viagem do Cenário E, de aproximadamente 20%.
Quando analisamos as conclusões sobre o Transporte coletivo, vemos que os cenários C e D, com proposta de execução de baias para realização de embarque e desembarque de ônibus no trecho entre a Rua da Gruta e a Estr. Afonso Lourenço Mariante, favorecem mais os veículos particulares que os próprios coletivos, tendo em vista o tempo que eles ficam “retidos” na baia aguardando a possibilidade de retornar à faixa de tráfego. Além disso, não seria possível executar baias em todos os pontos de parada: há possibilidade de implantação de baias em 15 dos 29 pontos existentes. Ademais, as intervenções em baias seriam pontuais, e os intervalos entre baias permaneceria desassistido de passeio adequado, enquanto os cenários E e F preveem, além do alargamento de uma faixa de tráfego, a execução de passeio acessível em todo o trecho, oferecendo segurança e conforto ao usuário do TC.
Sistuk, V., Monastyrskyi, Y., 2019. Comparative study of VISSIM and HCM technique LOS determination as exemplified by T-shape and partial cloverleaf interchanges.
R version 3.6.2 (2019-12-12)
Platform: x86_64-pc-linux-gnu (64-bit)
locale: LC_CTYPE=en_US.UTF-8, LC_NUMERIC=C, LC_TIME=en_US.UTF-8, LC_COLLATE=en_US.UTF-8, LC_MONETARY=en_US.UTF-8, LC_MESSAGES=C, LC_PAPER=en_US.UTF-8, LC_NAME=C, LC_ADDRESS=C, LC_TELEPHONE=C, LC_MEASUREMENT=en_US.UTF-8 and LC_IDENTIFICATION=C
attached base packages:
other attached packages:
loaded via a namespace (and not attached):