Na Região dos Lagos, em Casimiro de Abreu, reside o pequeno distrito de Barra de São João; Local onde nasci, cresci e sou eternamente grato.

Gostaria de compartilhar alguns de seus pontos turísticos e curiosidades, a fim de chamar um pouco a atenção para esta cidade tão simpática.

Capela São João

Vamos começar pelo ponto turístico mais emblemático da cidade: A Capela São João Batista. A carismática capela completa 404 anos de existência esse ano, sendo reconhecida como um patrimônio histórico pela prefeitura de Casimiro de Abreu. No cemitério ao lado da capela, se encontra o corpo do poeta Casimiro de Abreu, nascido em Barra de São João.

A Capela também recebe todo ano a tradicional missa de São João, realizada para celebrar o feriado junino.

Prainha

Outro ponto paradisíaco da cidade é a Prainha, uma praia composta por mar aberto e pororoca (pororoca é o encontro entre o rio e o mar), separados por uma faixa de areia. É estonteante ao pôr do sol e conta com um grande restaurante no local (o gurjão deles é absurdo), perfeito pra um dia inteiro na praia com a família ou amigos.

A Prainha fica localizada ao lado da Capela São João Batista, e é a praia mais popular da cidade. Também conta com a Ponte Quebrada, outro ponto turístico da cidade, nas suas proximidades. A Ponte Quebrada fica na divisa de Barra de São João com Unamar, e pode ser visitada por meio de passeios de barco.

Rio São João

O Rio São João é, talvez, o local mais atrativo da cidade. Um rio extenso, com um recheado ecosistema e que já foi até palco de gravações de novelas da Rede Globo (sim, a famosa Rede Globo). Algumas das últimas cenas da novela Pantanal foram gravadas no Rio São João.

Nas margens do Rio, existe uma estátua de bronze em homenagem ao poeta Casimiro de Abreu, nascido na cidade. A estátua retrata o poeta sentado em um banco enquanto observa o rio, um hábito que ele desenvolvou a fim de buscar inspiração para seus poemas.

Praça As Primaveras

Essa praça é nomeada pelo famoso livro “As Primaveras” escrito por Casimiro de Abreu. Recentemente foi revitalizada, recebendo novos brinquedos e alguns eventos locais, trazendo mais qualidade de vida aos habitantes.

Em épocas de feriado (principalmente na Festa Junina) a praça recebe algumas atrações: shows, brinquedos infláveis e trios elétricos são disponibilizados.

Esses são alguns dos principais pontos turísticos da cidade, eu realmente recomendo a visita. Barra de São João fica colado em Rio das Ostras e possibilita uma hospedagem mais em conta por não ser um destino tão procurado, possuí excelentes restaurantes de comida caseira, sendo o meu favorito o Cabana dos Pescadores, um Restaurante administrado pelas famílias dos pescadores locais que utiliza peixes extremamente frescos no preparo dos pratos (fica a minha recomendação, se falar que me conhece ganha desconto).

Um cidade pacata, com belas praias, um rio lindíssimo, alguns patrimônios históricos e muita história; venha conhecer Barra de São João, a Terra do Poeta!