Relatório de Atendimento Médico Individual

Author

Robson Wilson Silva Pessoa

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) completará 10 anos neste anos, ele foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013. O SISAB tem entre suas funções os seguintes objetivos principais:

Na próxima seção conheceremos alguns dados deste sistema.

Produção: Atendimento Individual

Neste página, temos a intenção de demonstrar o número de atendimentos individuais realizados por médicos na competência de janeiro de 2023. Estes dados foram coletados na aba Saúde/Produção do SISAB, considerando as seguintes seleções e filtros:

Seleções

  1. Unidade Geográfica: Estado
  2. Competência: JAN/2023
  3. Linha do Relatório: Estado
  4. Coluna do Relatório: Competência

Filtros

Exceto pela Categoria Profissional: Médico, o restante foi selecionado para todas as opções.

Tipo de Produção

Tipo de Produção: Atendimento Individual.

A partir destes dados coletados

A partir desses números, reconhecemos rapidamente que a região Sul e Sudeste do país tem um número significativamente superior em relação às outras regiões do país, de atendimentos na competência janeiro de 2023. Pelo mapa acima, que indica o número de atendimentos individuais realizados por médico, verificamos que cinco estados se destacam em ordem descrescente de atendimentos:

  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná e
  • Rio de Janeiro.

Exceto pelo Rio de Janeiro, com aproximadamente \(987~mil\) atendimentos, o restante apresenta uma quantidade de atendimentos superior a \(1~milhão\). Podemos investigar estes dados à luz da população estadual.

Apesar da Bahia ser o quarto estado em termos de população residente, é apenas o oitavo estado em número de atendimentos. Esta análise deve ser aprofundada. Para observar de forma mais objetiva estes números, avaliaremos a razão entre o número de atendimentos individuais realizados por médicos e o número de residentes de cada estado.

Ao analisar o mapa acima que representa a razão entre o número de atendimentos e a população residente, os cinco estados que mais se destacam são:

  • Santa Catarina;
  • Tocantins;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná e
  • Mato Grosso.

Apenas observando este indicador pode sugerir que este tipo de atendimento pode mostrar-se mais equilibrado para estes cinco estados. Deve ser olhar com parcimônia essas informações, a julgar pelas inequadades encontradas nos sistemas de saúde de cada um destes estados e também a qualidade de vida das suas respectivas populações. Em termos de custos a União, certamente o estado com o maior quantidade de atendimentos também será aquele com o maior custo, mas que também deve ser investigado com mais detalhes.

Finalmente, verificamos que a razão entre o atendimento por médicos e a população residente revela assimitrias regionais, sendo a região Sul mais bem atendida, enquanto a região Norte, com a maioria dos estados na condição oposta.