1 Séries Temporais com Python: criando um documento Quarto

Autor

Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo

Data de Publicação

19 de março de 2023

Licença

This work is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. To view a copy of this license, visit <http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/> or send a letter to Creative Commons, PO Box 1866, Mountain View, CA 94042, USA.

License: CC BY-SA 4.0

Citação

Sugestão de citação: FIGUEIREDO, Adriano Marcos Rodrigues. 1 Séries Temporais com R: criando um documento Quarto. Campo Grande-MS, Brasil: Posit/Rpubs, 2023. Disponível em <https://rpubs.com/amrofi/time_series_quarto_new>.

1 Apresentação

O objetivo deste material é capacitar o estudante a realizar aplicações com séries temporais, previsões futuras e decomposição da sazonalidade, tendência e ciclos em séries econômicas. Também trabalha-se a modelagem multivariada de fenômenos econômicos temporais.

Inicialmente, faz-se a apresentação do histórico e a evolução do pensamento em séries temporais, além de detalhar alguns conceitos básicos em séries temporais.

O leitor é encorajado a utilizar o RStudio com o Quarto ou RMarkdown, e desta forma, espera-se que já tenha instalado o R e o RStudio atualizados.

2 Iniciando um projeto Quarto em RStudio

Inicialmente o leitor deve baixar os programas e pacotes necessários ao projeto. Neste caso, sugere-se que utilize o RStudio e o R atualizados, a partir de: https://posit.co/download/rstudio-desktop/. Quando esta revisão foi feita, a versão do RStudio era a RStudio 2023.03.0 Build 386 e do R-4.2.3 for Windows (32/64 bit) (Figura 1). Primeiro instale o R e posteriormente o RStudio, de modo que o segundo reconheça automaticamente o primeiro.

Figura 1. Tela de download do R e RStudio.

Se tudo estiver perfeito, a tela inicial do RStudio mostrará corretamente a versão do R (Figura 2).

Figura 2. Tela inicial do RStudio.

Considerando que o usuário já tenha instalado corretamente o R e o RStudio, o próximo passo recomendado é criar um projeto. A opção está no menu `File \ New Project` conforme os passos na Figura 3 e 4.

Figura 3. Tela do menu abrir novo projeto.

Na sequência, o RStudio abre janelas para escolher se deseja o projeto em novo diretório ou em um diretório existente. Se escolher novo (`New Directory`), aparecerão as opções (Figura 4) de projeto vazio (`Empty Project`), ou um pacote ou uma aplicação Shiny, e escolhe-se a opção `Empty Project`. Assim, o software criará uma pasta de trabalho e dentro desta haverá a criação do novo projeto. A janela `Create New Project` permitirá que o usuário escolha onde será criada a nova pasta e o nome do diretório desejado. Feito isso, clica-se em `Create Project` e abrirá o novo projeto, em seu próprio ambiente (ou diretório) de trabalho.

Figura 4. Criando novo projeto no RStudio.

Até aqui os passos estão idênticos ao processo de criar novo projeto para trabalhar com R no RStudio, mas a partir do projeto criado, vamos agora trabalhar com Quarto ou RMarkdown para acessar de modo mais eficiente a linguagem Python dentro do RStudio.

O ambiente básico de trabalho, conforme a Figura 5, é separado em quadrantes: à esquerda superior estão os códigos e scripts; à direita superior estão os dados, valores e funções; à direita inferior têm-se abas para os arquivos (`Files`), gráficos (`Plots`), Pacotes (`Packages`), ajuda (`Help`) e visualização (`Viewer`); à esquerda inferior, tem-se o console e as saídas da execução do script. No topo da tela pode-se visualizar o caminho ou diretório de trabalho.

Figura 5. Layout básico do RStudio.

Recomenda-se fortemente colocar o arquivo de dados na mesma pasta do projeto, o que simplificará o script. Lembre-se sempre de salvar seu projeto, salvar seus scripts e arquivos Quarto ou Markdown.

3 Documento Quarto

O documento em formato Quarto (de extensão .qmd) facilitará chamar as diferentes linguagens em seu documento, sejam R ou Python. Você pode criar o documento Quarto básico acessando New File \ Quarto Document, via menu File ou via botão de novo arquivo (Figura 6).

Figura 6. Novo documento Quarto.

Ao clicar em Quarto Document, abrirá uma tela onde você pode escolher entre formatos de saída do documento (se html, word ou pdf), e onde é possível colocar um título e o autor do seu documento. Estas informações poderão ser alteradas quando desejar (Figura 7). Clique em create para abrir um template básico do documento Quarto (Figura 7). Outras instruções podem ser obtidas diretamente do site da Posit, empresa criadora do Quarto e RStudio (https://quarto.org/docs/tools/rstudio.html).

Figura 7. Criação do documento Quarto.

O documento Quarto é um formato semelhante ao Markdown, que permite usar códigos e textos, inserir chunks em diferentes linguagens como R ou Python, imagens e equações, com todas as saídas geradas pela execução do código, sejam gráficos, tabelas ou outros. Permite a incorporação de textos em LaTeX. A parte superior contém o yaml ou um bloco de configurações do documento. Acima dele, a aba de comandos evidencia alguns boões úteis (Figura 8). O botão Render deve ser utilizado para visualizar os documentos enquanto os edita.

Figura 8. Cabeçalho _yaml_ do documento Quarto.

Após o delimitador do yaml ( os três hífens), inicia-se o documento onde poderá usar o ambiente “Visual”, permitindo editar rapidamente os formatos de textos (Figura 9). O ambiente Source permitirá outras edições mais “avançadas”, mas requer maior conhecimento da linguagem de formatação markdown.

Figura 9. Formatação do texto no Quarto document.

Nos próximos posts serão apresentados os chunks ou blocos de códigos usando efetivamente a linguagem Python.

Até lá.

Referências

Posit. RStudio IDE. Disponível em: https://posit.co/. Acesso em 19/03/2023.

Posit. Quarto. Disponível em: https://quarto.org/. Acesso em 19/03/2023.