IBGE
O censo Demográfco é realizado a cada 10 anos
Primeiro Censo: 1872, durante o Império Lei 1.829 de 1870 – determinava a realização de recenseamentos nacionais da população a cada dez anos, além de definir que o governo deveria organizar os sistemas de nascimentos,casamentos e bitos. Criou a Diretoria Geral de Estatística, na capital.
Segundo Censo: 1890, por problemas políticos deixou-se de realizar o Censo de 1880 (bem como os de 1910 e 1930).
Os censos seguintes foram os de 1900 e 1920
Com o Censo de 1940, o Brasil inicia uma nova etapa da história das estatísticas populacionais: Passa a atender os padrões internacionais da época, visando uniformidade e comparabilidade com os de outras nações Criação do IBGE em 1936
Censo 1960 – reorganização do questionário, visando redução de custos (dado o extraordinário crescimento da população desde os anos 30) Criação dos questionários básico (universo) e um mais amplo para uma fração amostral de 25% dos domicílios.
Censo 1970 – marco divisório na história dos censos brasileiros, em razão da organização, riqueza de detalhes e da confiabilidade dos números.Início do processo de informatização.Seus resultados foram amplamente estudados (déc. 70 e 80), enfocando diversos temas como distribuição de renda e desigualdades regionais. No campo dos estudos demográficos, destaca-se o debate sobre crescimento populacional – a chamada “explosão demográfica”.
A operação censitária é complexa e envolve algumas etapas:
* Preparação da base geográfica
* Definição do desenho amostral
* Realização de testes pilotos - realização do Censo Experimental
* Preparação dos questionários, manuais e demais instrumentos de
coleta
* impressão e distribuição do material
* aquisição de computadores de mão (quando for o caso)
* desenvolvimento de sistemas informatizados
* seleção e treinamento de pessoal
* coleta e captura dos dados
* codificação, crítica e imputação
* expansão da amostra
* tabulação e análise
* realização de Pesquisa de Avaliação da Cobertura da Coleta * E a
divulgação dos resultados
• IBGE. Indicadores Sociais Municipais - Uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010. Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica n. 28. IBGE, Rio de Janeiro, 2011.
• IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010. IBGE, Rio de Janeiro, 2011.
• Oliveira LAP & Simões CCS. O IBGE e as pesquisas populacionais. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, v. 22, n.2, 9. 291-302, jul./dez. 2005.
• United Nations. Principles and Recommendations for Population and Housing Censuses (Revisión 2). New York, 2008